IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
ANÁLISE DO ÓLEO ESSENCIAL DE Pectis brevipedunculata (GARDNER) SCH. BIP. (ASTERACEAE)
Ana Paula Felix Trindade 1, 3 (nanda.20@ig.com.br), Alyne Thompson Coelho Garcia 1, 3, André Mesquita Marques 1, 3, Hiram Costa Araújo Filho 1, Maria Cristina H. Pereira Lima 1, Roberto Lourenço Esteves 2 e Maria Auxiliadora Coelho Kaplan 1
(1. Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; 2. Departamento de Biologia Vegetal, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; 3. Faculdade de Farmácia, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ)
INTRODUÇÃO:
Óleos essenciais de espécies da família Asteraceae são de grande importância para as indústrias de perfumes e de aromatizantes. Pectis brevipedunculata é uma espécie do gênero Pectis que contém cerca de 100 espécies distribuídas pela América do Norte, Central e do Sul, com grande predominância no México. No Brasil, a espécie Pectis brevipedunculata é encontrada no Pará, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, crescendo, geralmente, em ambientes xéricos, com freqüência em solos calcários e arenosos, sobre pedras (rupícolas) ou entre fendas de rochas (saxícolas). No Município do Rio de Janeiro é muito encontrada, por exemplo, entre pedras (rupícula) no Aterro do Flamengo, e em outros locais e praças.
METODOLOGIA:
Partes aéreas de P. brevipedunculata foram coletadas no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro e submetidas, ainda frescas, à hidrodestilação durante 1,30h, 2,00h e 3,00h e à microextração em fase sólida (SPME) durante 15 minutos. A SPME foi realizada utilizando-se duas fibras especiais PDMS e DVB-CAR, em duas temperaturas diferentes (40ºC e 80ºC). Cromatografia com fase gasosa (CG) e cromatografia com fase gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG/EM) fizeram parte da metodologia usada para avaliação da composição dos óleos essenciais extraídos.
RESULTADOS:
Análise dos tempos de retenção (TR), cálculo dos índices de retenção (IR) para os componentes dos óleos e comparação com os dados da literatura, indicaram como constituintes de Pectis brevipedunculata: geranial (61,04%), neral (25,64%), acetato de linalila (10,34%), 1-trideceno ( 1,15%), nerol (1,05%) e limoneno (0,77%).
CONCLUSÕES:
Hidrodestilação em diferentes tempos de extração não mostrou modificação no perfil cromatográfico da fração volátil de partes aéreas de P. brevipedunculata.
Embora os perfis cromatográficos dos óleos essenciais obtidos pelas diferentes técnicas, hidrodestilação e SPME mostraram-se semelhantes, a vantagem da SPME sobre a hidrodestilação é notável, desde que utiliza menor quantidade de amostra (150mg vs. 150g); menor tempo de extração (15min vs. 1,30h); e temperaturas muito mais baixas.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  hidrodestilção; microextração em fase sólida; Pectis brevipedunculata.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005