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A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química | ||
AGROTÓXICO: UTILIZAÇÃO INDEVIDA POR ESTUDANTES / TRALHADORES NO MUNICÍPIO DO BONITO – PE E O ENSINO DE QUÍMICA | ||
Jaciene Alves 2, Isaac Queiroz 2, José Adauto Leandra Patrícia2 2, Leandra Patrícia 2 e João Rufino de Freitas Filho 1, 2 | ||
(1. Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano - CEEGP; 2. Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - FAMASUL) | ||
INTRODUÇÃO:
A Lei Federal n° 7.802 de 11/07/89, regulamentada através do Decreto 98.816, no seu Artigo 2º, Inciso I, defini-se agrotóxico da seguinte forma: “São produtos e componentes de processos físicos, químicos ou biológicos destinados ao uso nos setores de produção, armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, nas pastagens, na proteção de florestas nativas ou implantadas e de outros ecossistemas e também em ambientes urbanos, hídricos e industriais, cuja finalidade seja alterar a composição da flora e da fauna, a fim de preservá-los da ação danosa de seres vivos considerados como desfolhantes, dessecantes, estimuladores e inibidores do crescimento”. Segundo a reportagem da revista globo Rural, 98, por José Augusto Bezerra “o uso indiscriminado de agrotóxicos no país só começará a ser reduzido na medida em que a sociedade se informar e passar a exigir produtos de qualidade e alimentos sem resíduos de agroquímicos”. Ainda nessa reportagem temos que “a maioria dos agricultores desconhecem os efeitos nocivos dos agrotóxicos, não respeitam os prazos de carência dos praguicidas e é carente em assistência técnica”. Preocupados com a participação de jovens estudantes nas aplicações de agrotóxicos, no município do Bonito-PE e com as causas que eles podem causar a saúde humana e ao meio ambiente, é que temos como objetivo maior incentivar a diminuição do uso desses produtos químicos, bem como tratar esta questão em aulas de ciências (Química). |
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METODOLOGIA:
De início foi realizada a escolha do tema visando a sua importância e relevância, não só dentro do ensino de Química como também para a região ao qual será aplicado. Logo após, partiu-se para a definição do problema, em cima do tema escolhido e para a busca de soluções para o problema mencionado. Em seguida, partiu-se para as pesquisas e estudos teóricos em internet, livros, revistas, jornais e apostilas, sobre os agrotóxicos (tema escolhido), para a complementação e formulação das questões a serem aplicadas com professores e alunos. Também foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com técnicos em agropecuária, agricultores e vendedores, sobre os agrotóxicos e suas aplicações. Por fim, foram realizadas visitas as Secretarias de Saúde e Agricultura para buscar dados dos casos de intoxicação ou anomalias causadas por agrotóxicos no município do Bonito – PE. Foram aplicados cerca de 120 questionários entre professores e alunos, nos quais 20 foram aplicados com professores da área de Ciências, nas redes públicas, e 100 foram direcionados aos alunos do ensino fundamental e médio em escolas públicas e particulares. Os dados obtidos e analisados foram dispostos em gráficos para uma melhor visualização. |
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RESULTADOS:
Os dados foram tratados por categoria, de acordo com as respostas obtidas do questionário aplicado nas salas aulas: e comunidade. Na questão 1 : Você já discutiu com seus alunos, sobre o papel do agrotóxico, alertando-os dos perigos causados por eles ? 15% responderam que não. Com relação a questão 2: Você conhece alguma doença causada por agrotóxico? 83% responderam não. Ainda um ouro questionamento feito foi questão 3: Você tem conhecimento das conseqüências que agrotóxicos podem trazer ? 40% dos entrevistas responderam não. Como a aplicação dos questionários visou ter-se um levantamento do potencial do conhecimento dos professores e alunos sobre os temas já citados, podemos constatar, através de suas respostas e pela visualização dos gráficos, que: a Química é uma matéria que ainda está no anonimato e que pouco se sabe sobre ela; por mais que se alerte sobre os males dos agrotóxicos pouca importância, por parte dos professores, e das Secretarias de Saúde e Agricultura, se dá ao caso; tanto professores quanto alunos desconhecem as doenças causadas durante as aplicações dos agrotóxicos; grande o n° de alunos que trabalham na aplicação dos venenos agrícolas; poucos sabem as vantagens que a agricultura orgânica pode trazer a saúde humana “ao meio ambiente”; muitos criticam a Química, achando-a responsável pelos males dos agrotóxicos; tanto professores quantos alunos desconhecem os casos já ocorridos em nosso município, devido a má utilização dos agrotóxicos. |
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CONCLUSÕES:
Os resultados acima obtidos nos fizeram questionar sobre a questão do uso indevido de agrotóxico por estudantes das escolas de Bonito/PE. A análise das questões aplicadas a professores, alunos e comunidades nos levou a intervir diante da situação impostas a muitas crianças e adolescentes e a partir daí passamos a trabalhar em sala de aula a questão do agrotóxico. A temática foi trabalhada em sala de aula numa perspectiva de: formar cidadãos, contextualização do ensino, conhecimento da realidade e intervenção na realidade. |
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Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: agrotóxico; conceitos de química; estudante trabalhador. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |