IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 6. Lingüística
Estratégias dos livros didáticos de Português no trabalho com o léxico
Thaís Ludmila da Silva Ranieri 1 (thaisranieri@yahoo>com.br) e Luís Antònio Marcuschi 1
(1. Depto. de Letras, Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE)
INTRODUÇÃO:
Até os anos 70, os estudos lexicais eram restritos ao item lexical isolado ou em frases curtas, prevalecendo o estudo da lexicologia estrutural. As atividades propostas para a sala de aula centravam-se nas relações de sinonímia e antonímia. Com os estudos de texto, tanto oral quanto escrito, trabalhados pela lingüística textual e pela lingüística aplicada, o trabalho com o léxico, a sua abordagem em sala de aula mudaram. Ultimamente, as pesquisas sobre o estudo do léxico vêm influenciando pouco a pouco o ensino de vocabulário, como pode ser observado em alguns livros didáticos de língua portuguesa e em capacitações dadas aos professores. O objetivo deste trabalho consiste na investigação acerca do tratamento do léxico nos livros didáticos de Português. Procura mostrar o funcionamento dos itens lexicais no texto e quais as estratégias e comandos utilizados para a sua realização. O trabalho fundamenta-se na proposta feita por Bezerra (2004), em que a autora apresenta sugestões de trabalho com vocabulário em sala de aula ultrapassando a frase como unidade básica. Para autora, trabalhar o léxico no ambiente didático de uma maneira produtiva ultrapassaria as questões de ordem estritamente estrutural e chegariam às questões de compreensão e produção textual.
METODOLOGIA:
O corpus, aqui analisado, é fruto de um primeiro trabalho de pesquisa em que foi feito um levantamento prévio dos gêneros textuais presentes nas coleções e seus respectivos domínios discursivos. O levantamento foi feito pelos bolsistas de iniciação científica do NELFE (Núcleo de Estudos Lingüísticos da Fala e da Escrita) orientado pelo professor Luís Antônio Marcuschi, no primeiro semestre de 2005. O levantamento tinha por objetivo além de determinar quais os gêneros trabalhados em sala de aula, principalmente, quais os gêneros textuais escolhidos para o trabalho com léxico em sala de aula O corpus é composto por coleções de livros didáticos de português do Ensino Fundamental ao Médio. Para tanto, as coleções foram selecionadas pelo seu ano de publicação (que deveria ser posterior a 2000) e boa aceitação no mercado editorial. Fato que é justificado por ser o vocabulário de uma língua parte essencial no aprendizado, principalmente na aquisição da leitura e da escrita, e por ser esse um momento em que os estudos lexicais começam a ser trabalhados no âmbito do texto.
RESULTADOS:
Com essa pesquisa os seguintes resultados foram alcançados. Primeiro, o item lexical ainda é trabalhado de uma forma estrutural. Os autores utilizam o texto como suporte, entretanto as atividades propostas, e seus respectivos comandos, podem ser executados sem a necessidade de o aluno ter compreendido, ou até mesmo lido, o texto. Embora os autores tentem mostrar que há um trabalho do item lexical atrelado ao texto, os exercícios por eles propostos são parecidos com os respondidos por alunos da década de 70 Dentro das coleções, as estruturas destacadas estão desvinculadas de uma situação pragmática que com certeza iria interferir nos resultados e nas atividades dos alunos. Em segundo lugar, o domínio literário se mantém como o preferido para o trabalho com o léxico mesmo nas coleções apresentando gêneros textuais de domínios distintos. Não existe uma explicação clara para essa preferência, até porque nessas coleções o número de gêneros textuais pertencentes aos domínios não-literários é quantitativamente grande. Dá a impressão que o estudo do item lexical só pode ser feito nos textos literários, enquanto que os outros textos ficariam restritos às outras atividades.
CONCLUSÕES:
A partir dos dados analisados, constatamos que o trabalho com o item lexical em sala de aula é dedicado ao estudo da estrutura, por mais que se enfatize a necessidade e a importância da presença do texto em sala de aula. Existe uma grande quantidade e variedade de gêneros textuais nos livros didáticos de português que poderiam servir de suporte para as atividades com o item lexical de um modo mais funcional, mas o trabalho com eles ainda é restrito. Quase não existem propostas de atividades que estejam relacionadas ao texto ou que ampliem, realmente, o vocabulário do aluno. Os autores recorrem às atividades previsíveis de extração de vocabulários ou o tradicional, “dar” o sinônimo ou o antônimo de uma palavra. .Essas atividades em nada ajudam o aluno a aprender a usar o léxico de seu idioma ou a usá-lo em uma situação real de uso de sua língua. O texto é, aqui, utilizado como um pretexto. Estas conclusões nos permitem afirmar que o estudo do léxico, embora não seja recente, ainda não foi bem direcionado para que seja feito um trabalho em sala de aula e mostrando que o trabalho com o vocabulário na escola pode ultrapassar as tradicionais atividades mecânicas de substituição de uma palavra por outra, perpetuando a idéia equivocada de que o léxico seja uma simples listagem.
Instituição de fomento: UFPE/CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  léxico; livro didático; gêneros textuais.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005