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A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química | ||
POLUIÇÃO DO RIO JACUÍPE LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE COLÔNIA LEOPOLDINA E O ENSINO DE QUÍMICA | ||
Dario Flor de Oliveira 2, Francisco de Assis S. de Lima 2, Jeyzon Eveson de Souza Costa 2, Isaildo do Nascimento da Silva 2, Victor Antônio dos Passos Filho 2, Júlio César Rufino de Freitas 3 e João Rufino de Freitas Filho 1, 2 | ||
(1. Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano -CEEGP; 2. Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul- FAMASUL; 3. Faculdade Francinetti do Recife- FAFIRE) | ||
INTRODUÇÃO:
A idéia de que o ensino de química deve constituir-se num facilitador da leitura de mundo (Chassot, 1995), sendo um dos agentes para formação do cidadão crítico e participativo vem sendo incorporado pela comunidade acadêmica e está expresso na LDB e PCNs. Sabemos que, a saúde de uma população intimamente relacionada à qualidade da água que o abastece: boa parte das doenças humanas é causada por água contaminada e 25 mil pessoas morrem a cada dia por beber água poluída. O destino das águas, os modos como se dá a ocupação humana e suas conseqüências no ambiente, entra em contato com a idéia de poluição, tomada como presença de materiais na água, no solo e no ar, que trazem prejuízo à saúde pessoal e ambiental. A bacia hidrográfica do Município de Colônia de Leopoldina é constituída pelas águas do rio Jacuípe, com área de aproximadamente 114 km, que atualmente, encontra-se totalmente poluído devido ações indevidas do homem. Com base no descrito, o presente trabalho tem como objetivo fazer um levantamento dos fatores que contribuem para poluição do rio Jacuípe localizado no município de Colônia Leopoldina, de modo a: 1) avaliar os efeitos de uma metodologia de ensino de química voltado para formação do cidadão; 2) verificar a evolução conceitual dos alunos; 3) verificar o desenvolvimento de uma atuação crítica dos alunos em relação à preservação e tratamento de água |
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METODOLOGIA:
A pesquisa foi desenvolvida no município de Colônia Leopoldina, por alunos do 10 período do curso de licenciatura em Química da Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - FAMASUL, durante o primeiro semestre de 2004. Inicialmente foi elaborado questionário, o qual foi aplicado a 80 alunos das turmas de 7ª e 8ª séries da Escola de Ensino Fundamental Antônio Lins da Rocha.O questionário continha 05 perguntas de fácil entendimento. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com moradores da cidade. 40 moradores entrevistados eram da zona urbana e 30 eram na zona rural. As entrevistas foram de suma importância para conscientização das mesmas. Os dados obtidos foram tabulados e dispostos em gráficos para uma melhor visualização. As estratégias didáticas adotadas após questionamentos foram os seguintes: leitura e discussão de texto gerador, debates, experimentos, painéis interativos e visita ao rio. |
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RESULTADOS:
A partir das respostas do questionário aplicado aos alunos constatamos que, com relação à questão 1: O rio Jacuípe representa algo favorável para o seu município? 91% responderam sim, o que facilitou a implantação do projeto de intervenção. A questão 2: Quem são os responsável pela poluição do rio Jacuípe? A própria população, pois 59% dos materiais jogados no rio são resíduos domésticos. Quando perguntamos aos alunos se a sua escola já havia participado de algum projeto de preservação do rio Jacuípe, 60 % responderam que não, o que levou-nos a concluir que as escolas do Município não tratam a questão da poluição do rio em sala de aula. Todos os dados foram tabulados e inseridos em gráficos. As respostas dos questionários e entrevistas serviram para orientar e direcionar o trabalho em sala de aula e serviram como indicadores para sensibilização da importância do rio, como podemos destacar pela citação de um aluno em sua produção: “... a água do rio Jacuípe é importante por que nós usamos para lavar nossas vasilhas, para tomar banho, lavar as mãos, etc...” Os alunos observaram também que a poluição do rio Jacuípe causava doenças, tais como: amebíase, esquitossomose, ascaridíase etc. Após debates, seminários, construção de painéis interativos, trabalho em grupo os alunos construíram alguns conceitos químicos: como substâncias, mistura, separação de mistura, propriedades dos materiais etc. |
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CONCLUSÕES:
Após o trabalho desenvolvido, concluímos através dos questionários não tinham conhecimento sobre Educação Ambiental. Os principais causadores dessa poluição é a própria população. Essa poluição acarreta, doenças, tais como: Amebíase, esquistossomose, ascaridíase etc. Com o desenvolvimento do trabalho os alunos construíram conceitos químicos, tais como: substâncias, misturas, separação de mistura, propriedades dos materiais. |
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Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Poluição; Conceitos; Ensino. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |