IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
INVESTIGAÇÃO EM TORNO DOS CAMPOS DISCIPLINARES DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, NO CURSO DE PEDAGOGIA/UEM (1973-2003)
Rosâgela Cristina de Ponte 1, Liliana Men 1, Claudicéia Linhares A. Bezerra 1, Luciane Cristina G. Ribeiro 1, Winnie Y. V. Abucarma 1, Deise Cristiane Landgraf 1, Elaine Rodrigues 1, Sheila Maria Rosin 1 e Fátima Maria Neves 1
(1. DFE- DTP, Universidade Estadual de Maringa - UEM)
INTRODUÇÃO:
O tema de estudo proposto para esta pesquisa é a construção dos campos disciplinares da História da Educação e da Psicologia da Educação. A relevância do tema possibilitou a formulação de problemas que, primeiramente, permitiram reconhecer quais os instrumentos ou elementos eram mais apropriados para se compreender as polarizações dos debates que envolvem o estudo dos campos disciplinares. E segundo, identificar como os educadores destes campos disciplinares enfrentaram e enfrentam o desafio de criar um espaço crítico de trabalho. Os objetivos inicialmente propostos foram o de investigar os modos como os campos disciplinares da História da Educação e da Psicologia da Educação têm sido problematizados, na contemporaneidade, a fim de compreender as propostas de abordagem que o conformam externa e internamente, nacional e regionalmente. O estado atual da construção do conhecimento da questão que permeia esta pesquisa destaca que, somado ao recente interesse pelo recorte histórico dos fenômenos educacionais, encontra-se uma lenta e confusa idéia da construção dos campos disciplinares sob o recorte ou viés da História, visto que a categoria de análise que sustenta os trabalhos é a da inferência. Em História, sabe-se que esta categoria de análise tem eficácia investigativa reduzida.
METODOLOGIA:
Metodologicamente, construiu-se em torno desse objeto, eixos diferenciados de investigação. O primeiro eixo mapeia e reconhece os caminhos contemporâneos da historiografia pertinente a temática e ainda investiga o percurso histórico de construção da disciplina de História da Educação, no curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Maringá de 1973 a 2003. O Segundo eixo identifica e analisa os trabalhos monográficos construídos nos Cursos de Especialização em Educação que estão sob a perspectiva da História da Educação, bem como os resultados de projetos desenvolvidos por meio dos Programas de Iniciação Científica - PIC e PIBIC. O terceiro eixo tem como objetivo investigar, nos documentos institucionais da Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR), o percurso feito pela disciplina Psicologia da Educação desde a criação do Curso de Pedagogia. Este eixo propõe-se, ainda, a analisar a produção discente resultante dos trabalhos dos cursos de pós-graduação Lato-sensu em Educação que tenha objetos de estudos pertinentes ao campo disciplinar de Psicologia da Educação, bem como os resultados de projetos desenvolvidos por meio dos programas de PIC e PIBIC. Os eixos propostos caracterizam a metodologia de trabalho de um projeto coletivo, vinculado a um grupo de pesquisa que tem como sujeitos participantes, além de professores pesquisadores, alunos de Iniciação Científica.
RESULTADOS:
Os resultados deste trabalho evidenciaram que ao traçarmos os percursos da constituição das disciplinas de História da Educação e Psicologia da Educação, no campus institucional da UEM, encontramos possibilidades de desvendar os meandros das finalidades que auxiliaram a definir seus objetivos e a revelar as ênfases dos conteúdos disciplinares, visto que as disciplinas atendiam as finalidades da Lei, em determinado momento histórico. Entretanto, a nosso ver, criava-se uma “antidisciplina”; uma forma de promover a crítica e forjar uma consciência de natureza histórica entre os discentes da graduação em Pedagogia e nos Cursos de Especializações.
CONCLUSÕES:
Destaca-se que os resultados obtidos estão relacionados aos objetivos inicialmente propostos para o trabalho. A investigação realizada permitiu identificar, expressa na produção dos agentes envolvidos, no processo educativo, a construção de um saber diferente do imposto. Este processo resultou na construção de grandes eixos temáticos que sustentam as linhas, os grupos de pesquisa e outros cursos de Pós-Graduação (Especializações), na área da Educação, na UEM.
Palavras-chave:  Campos Disciplinares; História da Educação; Psicologia da Educação.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005