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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
UMA INVESTIGAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES MENTAIS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE REPRODUÇÃO DOS SERES VIVOS
Avany Martins de Arruda 1 (avany_arruda@yahoo.com.br), Minancy Gomes de Oliveira 1 e Ediene Ferreira Cavacanti Gomes 1
(1. Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano - CEEGP)
INTRODUÇÃO:
As pesquisas, em educação nas ciências, têm mostrado a importância das representações mentais dos alunos no processo de ensino e de aprendizagem, enfatizando que toda aprendizagem vem intervir com a já existente, promovendo o que Astolfi e Develay (1992) chamam de obstáculo epistemológico e Velasco (1991) chama de problemas de comunicação entre professor e aluno. Em relação à educação em biologia pode-se dizer que as pesquisas mostram que as representações mentais que os alunos apresentam são muitas vezes diferentes das concepções cientificamente aceitáveis de modo que professores e alunos apresentam domínio conceituais diferentes (Osborn, 1991). Sendo assim, quando se ensina tem-se que estar atento às representações mentais dos alunos e no traçar da rota de aprendizagem. Essa situação aponta para o modelo psicopedagógico de Asusbel, no qual a aprendizagem está centrada no que o aluno já sabe e que através de um processo de interação de novas idéias com conceitos relevantes já existentes na sua estrutura cognitiva tornam a aprendizagem significativa. Desse modo, o objetivo dessa investigação foi fazer um mapeamento das representações mentais dos alunos sobre o processo de reprodução e preservação das espécies; buscando, dos alunos, os possíveis obstáculos à aprendizagem e traçar rotas de aprendizagem para a construção de competências conceituais, procedimentais e atitudinais em relação ao que é cientificamente aceitável em busca da aprendizagem significativa segundo Ausubel.
METODOLOGIA:
O trabalho foi desenvolvido em 08 (oito) turmas com 40 alunos do 2º ano do ensino médio do Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano. A temática foi trabalhada de acordo com a seguinte situação-problema: “Como identificar nos bairros do grande Recife os sistemas vivos distinguindo-os dos sistemas não vivos buscando perceber os processos de reprodução e preservação das espécies?”. Para sistematização dos trabalhos foi necessário: a) Encontro de estudo e planejamento; b) análise dos conceitos/conteúdos a serem trabalhados com os alunos; c)Construção de painéis interativos pelos alunos; c) relatórios de todas as atividades desenvolvidas; d)Avaliação da evolução conceitual, conseguida no decorrer do desenvolvimento da situação problema.
RESULTADOS:
Percebeu-se que 80% dos alunos apresentaram suas representações mentais sobre os processos de reprodução e preservação das espécies tendo o conceito de gameta como gônada, reprodução sexuada como penetração de pênis na vagina e assexuada a não penetração de pênis na vagina, reprodução sexuada só ocorrendo nos seres vivos animais, reprodução assexuada somente ocorrendo nos seres vivos bactérias e plantas. O processo de preservação somente sendo ligado a preservação dos fatores químicos e físicos e não ao biológico, a reprodução e a biodiversidade.
Pode-se também perceber que os alunos não se percebiam, nas situações de estudo. Com relação ao conteúdo trabalhado, não estabeleciam as relações com outras situações de estudo criadas para que o conteúdo tornasse presente, no seu contexto, e estabelecessem as devidas relações. Os alunos não aplicavam o conteúdo estudado a situações mais complexas.
CONCLUSÕES:
Os resultados mostraram que a maioria dos alunos teve uma aprendizagem mecânica, em que as informações recebidas foram organizadas de maneira arbitrária, decorrendo pouco ou nenhuma situação significativa (segundo Ausubel) para a abordagem dos conteúdos estudados, tais como: trazer situações para que o conteúdo estudado torna-se presente para eles, criar situações em que se estabelecesse as relações entre o conteúdo estudado com outras situações e aplicação do conteúdo estudado a situações mais complexas para eles de forma que o conteúdo não apresentassem lacunas e definições equivocadas das cientificamente aceitáveis. Desse modo a partir das hipóteses levantadas pelos alunos e no transcurso das situações significativas criadas, tais como: vídeo com leituras de imagens, pesquisas em fontes variadas, representações figurativas e problemas envolvendo situações cotidianas; pode-se perceber que os alunos reconhecem, identificam, diferenciaram o processo de reprodução e preservação das espécies. Estando os mesmos ainda em construção as ações mais complexas que envolvam esse conteúdo.
Palavras-chave:  Modelos mentais; Seres vivos; conceitos.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005