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A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 4. Engenharia de Software | ||
INFOSHARE: SISTEMA DE ENGENHARIA SOCIAL PARA REDES DE CONSUMO DE MASSA | ||
Jorge André G. Albuquerque 1 (jorge@faculdadefb.com.br), Renan Costa Sousa 1, Felipe Oquendo Nogueira 1 e Tanielian Barreira 1 | ||
(1. Curso de Ciência da Computação, Faculdade Farias Brito - FFB) | ||
INTRODUÇÃO:
Uma rede social consiste de uma mapa de relacionamentos entre indivíduos, indicando as formas nas quais estes são conectados através de várias familiaridades sociais. A disseminação de redes sociais enquanto comunidades virtuais, e sua análise por meio da teoria de redes, vem sendo objetivo de estudo intenso nas áreas de sociologia, marketing, psicologia social e estudos organizacionais. As redes de consumo de massa variam de fracamente a intensamente conectadas, em função do volume de troca de informações entre seus membros. No cenário de redes de consumo fracamente conectadas, predomina a independência entre as opções de compra, definindo os conceitos de “mercados perfeitos” ou “mundos grandes”. Redes de consumo fortemente conectadas apresentam uma forte interdependência entre as opções de compra, agregando a interpretação comum de valor ao preço e definindo “mercados fashions” ou “mundos pequenos”. Estudos em teoria de redes mostram que a adoção acumulada é muito superior em “mundos pequenos”. A influência da rede é ainda influenciada pelo o grau de confiança entre as relações. O presente trabalho apresenta um sistema eletrônico de engenharia social para dispositivos móveis, visando o suporte a uma rede confiável de troca de informações sobre preços e avaliações de produtos de consumo. O conhecimento agregado na rede pode ser empregado na prospecção de preferências e estudos mercadológicos. |
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METODOLOGIA:
O conceito da solução proposta consiste de um serviço WEB (WebService) desenvolvido na plataforma gratuita .NET (Microsoft Corporation, Redmond, WA). O consumo deste serviço pode ser realizado por clientes magros, através de interface WEB Aspx ou Java, ou clientes inteligentes em plataforma J2ME ou Compact .NET Framework. A solução proposta supõe que estes clientes sejam executados em dispositivos móveis com interface GPRS ou WAP. No modelo de rede social sugerido, a inscrição no serviço é gratuita, permitindo a participação em uma comunidade de troca de preços em mercado aberto. O uso do serviço é condicionado a um sistema de pontuação, onde o usuário recebe pontos informando cotações e avaliações e os consome pesquisando. O projeto das consultas assumiu a restrição recursiva micro-regiões metropolitanas. A navegação de busca pelos filtros de produto, marca, local, avaliação e apresentação são realizadas sobre um algoritmo spider em um componente de interface único, adequado às limitações dos ambientes gráficos de dispositivos móveis. O caso de uso de pesquisa se estende para os recursos de compartilhamento da experiência de compra, ou ainda para a denúncia de fraudes. Os usuários são estimulados a participar de comunidades de interesses comuns. O sistema apresenta ainda a gestão de publicidade. |
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RESULTADOS:
O serviço WEB proposto foi construído na linguagem C# e consumido em um cliente magro com interface WEB Aspx e um cliente inteligente para smartphone compatível com Windows Mobile. O cliente, seja magro ou inteligente, apenas realiza a camada de apresentação. Toda a camada de negócios foi construída no serviço WEB, que por sua vez consome uma terceira camada de dados representada por interfaces para transação com o banco de dados. Esta arquitetura permite a migração do sistema de gestão de banco de dados (SGBD), em função da interface para a camada de dados. As interfaces foram avaliadas em ambiente de testes, mostrando usabilidade e estabilidade. A usabilidade foi fortemente influenciada pelo sistema de navegação e consultas com padrão spider. No estado atual do projeto, o serviço em testes ainda não foi disponibilizado para uso público e não foram definidas as arquiteturas de inteligência de negócio para prospecção de preferências e padrões de consumo. A documentação do serviço e o cliente WEB estão disponíveis em http://www.fbtechcenter.com/free/infoshare. |
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CONCLUSÕES:
A ferramenta sugerida neste trabalho possui grande perspectiva para estudos de engenharia social em mercados de consumo uma vez que não define os produtos apenas como commodities, associando aos mesmos marcas e avaliações. Desta forma, o sistema tende a favorecer agregados correlatos, ou nichos, de “pequenos mundos” sensíveis a preço ou a interpretação de valor. Estima-se que o sistema favoreça a adoção dos produtos estrela em seus nichos. Também é esperado que os fornecedores de produtos e serviços sejam intensos alimentadores do sistema. O sistema também fornece possibilidade de entrega de publicidade dirigida, baseada no conhecimento dos padrões de consumo. |
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Palavras-chave: engenharia social; redes de consumo; webservices. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |