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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
PSICOMOTRICIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA INCLUSÃO DE JOVENS E ADULTOS EM QUIXADÁ
IVANISE ALVES BEZERRA 1 (ivanisebezerra@yahoo.com.br)
(1. Departamento de Psicologia, Universidade Federal do Ceará- UFC)
INTRODUÇÃO:
Há oito anos, a FECLESC, Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central, vem desenvolvendo, em sua sede, um projeto de Extensão em Educação Especial que tem por objetivos promover a educação e inserção social de jovens e adultos portadores de necessidades educativas especiais, na faixa etária de dezenove a quarenta anos, no município de Quixadá.
METODOLOGIA:
As aulas são ministradas de segunda à quinta-feira no período vespertino das quinze ás dezessete horas, onde são desenvolvidos trabalhos na área de língua portuguesa, comunicação e expressão, relações numéricas, cidadania, direitos e deveres sociais. Percebendo a carência de estímulo nas potencialidades auto-organizadoras, relacionais e de aquisições motoras dos alunos, somaram-se os conhecimentos organizados na área de Psicomotricidade, objetivando desenvolver a capacidade de comunicação autêntica para melhorar as competências essenciais ao processo de aprender, permitindo-lhes uma maior disponibilidade de prazer e autonomia diante da vida, melhorando os padrões de qualidade de vida pessoal, familiar, escolar e social.
RESULTADOS:
As sessões de psicomotricidade são realizadas as quintas-feiras com duração de uma hora, em média. Onde são usados materiais lúdicos como bolas e músicas, visando aprimorar a comunicação, o desenvolvimento motor, o ritmo e a consciência corporal. Há atividades de colagem e pinturas onde são valorizadas a coordenação motora e a criatividade, promovendo assim uma melhora na auto-estima. São realizados passeios da cidade e por seus pontos históricos e turísticos como forma de perceber o espaço em que se vive. Antes e após a sessão, faz-se uma verbalização onde se considera o valor da palavra, das emoções, dos pensamentos e sentimentos, da interpretação dos conteúdos e significados dos jogos, das músicas e das danças, das construções e de tudo o que foi vivido.
CONCLUSÕES:
A partir deste sentimento de segurança e da tomada de consciência do próprio corpo e de suas possibilidades os alunos foram progressivamente participando das propostas, investindo em situações de bem estar, autonomia e, conseqüentemente, melhorando os desempenhos escolares, percebidos através de uma maior assiduidade, realização de tarefas e elaboração de perspectivas futuras.
Instituição de fomento: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  EDUCAÇÃO ESPECIAL; INCLUSÃO; PSICOMOTRICIDADE.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005