IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 5. Odontologia Social e Preventiva
NECESSIDADE DE TRATAMENTO ODONTOLÓGICO EM IDOSOS: RESGATANDO SORRISO E AUTO-ESTIMA NA TERCEIRA IDADE.
Walda Viana Brígido de Moura 1 (walda@ufc.br), Maria Eneide leitão de Almeida 1, Rômulo Rocha Régis 1, Frederico Nicholas Nobre Oliveira de Sá 1, Maria Luíza Rocha Barreto de Carvalho 1, Maurício Mota Castelo Branco Filho 1, Priscilla Alencar da Rocha Silveira 1, André Martins Cabral 1, Érika de Oliveira Nicolau 1 e Jacyara Pinheiro Lopes 1
(1. Departamento de Clínica Odontológica,Universidade Federal do Ceará -UFC)
INTRODUÇÃO:
Tendo em vista a realidade social da população idosa no Brasil, caracterizada pelo descaso e pela pouca qualidade de vida, o Projeto Sorriso Grisalho surgiu como uma tentativa de melhoria no quadro de saúde geral e bucal em várias comunidades de idosos de Fortaleza/CE. Está sendo desenvolvido pelos estudantes do Curso de Odontologia do Departamento de Clínica Odontológica da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE)/UFC. O Projeto tem como objetivo resgatar o sorriso e a auto-estima na terceira idade, promovendo atenção à saúde através de um trabalho multidisciplinar, visando a reintegração do idoso na sociedade, tanto em nível familiar como comunitário.
METODOLOGIA:
Para tal, realizou um estudo epidemiológico do tipo descritivo e de caráter transversal no primeiro semestre de 2004 para conhecer as condições de saúde bucal dos idosos que residem na Unidade de Abrigo localizada no bairro São Gerardo, Fortaleza/CE. A metodologia utilizada foi um levantamento epidemiológico das necessidades de tratamento odontológico, identificando sinais objetivos das doenças nos idosos residentes na Unidade Abrigo através de exame bucal com espátula de madeira e sob luz natural. Dos 81 idosos asilados foram investigados 61 (77,2%) indivíduos, sendo 34 mulheres e 27 homens. Dois idosos estavam na UTI e os demais se encontravam doentes ou não quiseram participar da pesquisa. Os exames bucais foram conduzidos por três cirurgiões-dentistas e dez alunos do Curso de Odontologia da FFOE, previamente calibrados. Foi adotado o modelo de verificação de concordância simplificado, a concordância percentual, sendo os valores encontrados para a concordância interexaminadores e intraexaminadores de 94% e 97%, respectivamente. Foram estudadas as condições de: necessidade de restaurações dentárias, exodontias, tratamento periodontal, prótese dentária total ou parcial removível a grampo e dos tecidos moles da boca.
RESULTADOS:
Os resultados mostraram que do universo pesquisado, 55,7% era do sexo feminino e 44,3% do masculino, sendo a necessidade de prótese dentária para as mulheres de 67,6% e para os homens 85,2%. Em relação ao percentual de necessidade de restaurações dentárias foi de 18,5% e para as exodontias de 37% nos homens e para as mulheres foi de 23,5% e 44,1%, respectivamente. Quanto à necessidade de tratamento periodontal, no sexo feminino foi de 53% e para o sexo masculino foi de 30%. Somente dez idosos apresentaram alterações nos tecidos moles. Os resultados revelaram uma população asilada com elevado grau de edentulismo, que pode ser observado pela alta necessidade de prótese dentária, dos 61 idosos examinados, 46 necessitavam de reabilitação protética, fato este preocupante, no que diz respeito a possíveis prejuízos na: mastigação, deglutição, fonação e auto-estima dos idosos.
CONCLUSÕES:
Nosso estudo aponta que é preciso somar esforços para reverter a atual situação de perda dentária da população idosa, realizando uma grande mobilização no sentido de aderir ao Programa Nacional de Saúde Bucal (Brasil Sorridente) através de políticas públicas que incentivem as ações de promoção e proteção da saúde, prevenção das doenças e recuperação, substituindo progressivamente o enfoque puramente curativo.
Palavras-chave:  Saúde Bucal do idoso; Odontogeriatria; Odontologia Preventiva e Social.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005