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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
NOSTALGIA ROMÂNTICA E EDUCAÇÃO POPULAR
José Willington Germano 1 (wgermano@digi.com.br), Cláudia Roseane Pereira de Araújo Capistrano 1, Pablo Cruz Spinelli 1 e Thalita Costa da Silva 1
(1. Depto. de Ciências Humanas, Letras e Artes)
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho pretende perquirir o ideário de dois dos quatro principais movimentos de educação e cultura popular que ocorreu no Brasil em meados dos anos 1960, antes do Golpe Civil-militar de 1964, e identificar as possíveis afinidades entre estes dois movimentos de educação e cultura popular e o romantismo político. Este era um momento de intensa efervescência político-social e econômica, onde a sociedade civil com os movimentos sociais mobilizavam-se em favor de Reformas de Base. Os principais movimentos de educação e cultura popular da década de 1960 são: o Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (CPC/UNE), o Movimento de Educação de Base (MEB/CNBB), a Campanha De Pé no Chão Também se Aprende a Ler e o Movimento de Cultura Popular (MCP). Mas os aqui estudados foram: o Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (CPC/UNE) e o Movimento de Educação de Base (MEB/CNBB).
METODOLOGIA:
A metodologia de trabalho compreendeu a leitura da bibliografia no qual incluem-se autores como ARENDT, BANDEIRA, BERLIN, BOBBIO, GERMANO, RIDENTE. A análise privilegiou abordagens relacionais à medida que o trabalho trata de atores sociais, movimentos de educação e cultura popular, que atuam no espaço público, cujas visões e interesses são definidos e redefinidos constantemente no jogo relacional.
RESULTADOS:
O conceito de romantismo político sempre foi usado pelos estudiosos das ciências sociais de forma satírica. O termo tem origem literária, mas com o passar do tempo teve seus valores assimilados pela área política. Alguns autores o consideram ora autoritário e conservador, ora libertário. O Romantismo político possui algumas características como: a busca do “espírito do povo” ou do “caráter nacional”; a importância do motivo do retorno; a ideologia do progresso e do Estado nacional liberal posta em questão; a reivindicação da consciência coletiva contra o individualismo; a crítica à moderna economia industrial; a condenação do presente; a necessidade de uma arte comprometida; culto do povo e nostalgia de um renascimento futuro. Dessa maneira, O Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (CPC/UNE) busca na arte popular revolucionária a essência do povo brasileiro. A Cultura popular revestida de “arte popular revolucionária” teria um papel fundamental na conscientização e no comprometimento político do povo. Já o Movimento de Educação de Base (MEB) foi criada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Para o MEB a cultura popular no Brasil não surge somente como uma atitude nem somente como conseqüência de uma análise; surge como um movimento, como uma ação efetiva com objetivos determinados, que se cristalizam em organizações estudantis, sindicatos e organizações políticas.
CONCLUSÕES:
Percebe-se que tanto o Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (CPC/UNE) quanto o Movimento de Educação de Base da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (MEB/CNBB) possuem características do romantismo político, como: a recusa da realidade presente, que se caracteriza pelo predomínio de relações de desigualdade social; a presença simultânea de um romantismo conservador e de um romantismo revolucionário ou utópico. Há também a sensação de perda, nostalgia melancólica e busca do que foi perdido pela cultura nacional. Ou seja, a busca das raízes culturais do homem brasileiro, como forma de resistir à dominação e assim instaurar um futuro novo, uma nova sociedade mais justa e igualitária. Esses movimentos buscavam na cultura popular um espaço de resistência à dominação e a utilizava como instrumento de luta e libertação do povo, fazendo assim surgir conforme acreditavam uma verdadeira cultura brasileira, respeitando especificidades culturais, econômicas, sociais e políticas do país. E a associação da educação com a cultura popular constitui o substrato dessas afinidades românticas.
Instituição de fomento: CNPQ; PPPg
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Educação e Cultura Popular; Romantismo Político; MEB/CNBB e CPC/UNE.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005