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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação | ||
O LIVRO DIDÁTICO NA SALA DE AULA: SABERES DOCENTES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL | ||
Patrícia Maria Uchôa Simões 1 (psimoes@fundaj.gov.br) e Romualdo Tavares de Oliveira 2 | ||
(1. Coordenação Geral de Estudos Educacionais, Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ; 2. Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE) | ||
INTRODUÇÃO:
O presente estudo focalizou os saberes docentes quanto ao uso do livro didático por professores do ensino fundamental da rede pública municipal de Recife. Investigações anteriores sobre a formação de professores têm destacado a importância da busca de novos enfoques e paradigmas para compreender os diferentes tipos de saberes docentes; a relação do professor com os saberes e a valorização dos saberes da experiência nos fundamentos da prática e da competência profissional. Essa temática já vem sendo alvo de debates através da discussão sobre práticas pedagógicas, processo ensino-aprendizagem e relação teoria-prática no cotidiano escolar. No entanto, ao conceber o professor como um profissional que adquire e desenvolve conhecimentos, a partir da prática e no confronto com as condições da profissão, focaliza-se a problemática dos saberes docentes e a formação de professores num contexto diferenciado. Considerando, pois, a relevância dessa discussão, o presente estudo pretende abordar a temática do livro didático, como um saber docente, mobilizado no exercício da prática pedagógica. Pretende-se contribuir, por um lado, com a reflexão sobre a contribuição que a formação inicial e continuada de professores vem tendo para o exercício das atividades docentes e, por outro, com as políticas educacionais relacionadas à escolha, à distribuição e à avaliação do livro didático. |
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METODOLOGIA:
Participaram dessa pesquisa 20 professores da rede municipal de ensino fundamental da cidade de Recife, com mais de três anos de docência, após o término do curso de graduação. O estudo envolveu entrevistas semi-estruturadas, a partir de um roteiro, que foram gravadas em fitas cassete e, posteriormente transcritas. As respostas dos professores foram analisadas por temas e, a partir dessa organização temática, foram construídas categorias que contemplaram a análise dos seguintes aspectos: a) a origem dos saberes docentes quanto ao uso do livro didático; b) a relação entre professor e livro didático na orientação da sua prática docente e c) a essência dos saberes mobilizados pelo professor na preparação, no desenvolvimento e na avaliação das atividades de sala de aula, no que se refere à utilização do livro didático. |
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RESULTADOS:
Os resultados indicaram que quanto ao aspecto relacionado à origem dos saberes docentes envolvidos na prática pedagógica com o livro didático, os professores revelam um conhecimento intuitivo, produto muito mais da experiência do que de um conhecimento racional, fruto de uma sistematização de saberes resultantes dos cursos de formação inicial e continuada. A relação entre o professor e o livro didático é, contraditoriamente, caracterizada por duas formas: a) há registros dessa relação como sendo determinada pelo próprio professor, sendo o livro didático apenas um objeto que tem seu significado e valor na atribuição que lhe é dada pelo mesmo; b) há, também, a caracterização dessa relação sujeito/objeto numa direção inversa, onde o livro didático é o guia para todo o desenvolvimento da prática pedagógica na sala de aula. Quanto à análise da essência dos saberes docentes quanto ao uso do livro didático predomina uma referência freqüente ao conhecimento mediato, emocional, relacionado às condições de trabalho do professor e pouca menção ao conhecimento discursivo, racional, sistemático e formal. |
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CONCLUSÕES:
Como conclusão, destaca-se a pouca referência feita pelos professores à contribuição dos seus cursos de formação inicial e continuada para orientar a sua forma de utilização do livro didático. Também foram evidenciadas a experiência docente como fonte e essência dos saberes envolvidos no uso do livro didático e as dificuldades do professor de refletir sobre o livro e sobre sua prática pedagógica. Isto o leva a uma utilização do livro enquanto manual, roteiro e guia de sua atuação docente, desde a preparação das aulas, no desenvolvimento e avaliação das atividades de sala de aula. Pretende-se que esses resultados conduzam a uma reflexão sobre a formação inicial e continuada de professores, e sobre as políticas educacionais relacionadas ao livro didático, avaliando a necessidade de ampliação de suas ações e possibilitando a elaboração de novas metas e prioridades que envolvam o professor e sua prática pedagógica. |
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Palavras-chave: saberes docentes; livro didático; formação de professores. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |