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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
O PROJETO DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA E A CAPACITAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DOS CURSOS DE ENFERMAGEM E MEDICINA VETERNINÁRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ-UECE
Elivânia da Silva Moraes 1 (elivania.moraes@uol.com.br) e Maria Teresa Moreno Valdés 2
(1. CENTRO DE EDUCAÇÃO-UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ-UECE; 2. MESTRADO DE PSICOLOGIA- UNIVERSIDADE DE FORTALEZA- UNIFOR)
INTRODUÇÃO:
A psicopedagogia estuda como se gesta e se desenvolve a aprendizagem humana em todas as suas dimensões. Na sua ação, objetiva intervir terapeuticamente buscando reconhecer, tratar e prevenir as dificuldades de aprendizagem. Como campo específico, a psicopedagogia institucional, refere-se ao trabalho com os sujeitos em seus espaços de convivência e aprendizagem, ou seja, no contexto institucional.
Nas instituições de ensino superior, a psicopedagogia se faz presente, sobretudo, em ações voltadas para os discentes, que apresentam dificuldades de aprendizagem manifestadas através de: reprovação, evasão, abandono ou solicitação de troca de cursos, dificuldade de sistematização de monografia, dentre outros.
Os Núcleos de Psicopedagogia estão, via de regra, vinculados às Pró-Reitorias de Assuntos ou Políticas Estudantis. Raras são as experiências de intervenção psicopedagógica na universidade direcionadas para os professores, principalmente, no que se refere à dimensão pedagógica de sua ação educativa.
Considerando que o professor não aprende a ensinar apenas ensinando, tampouco a preparação para a docência universitária restringe-se ao contato com uma disciplina pedagógica, objetivamos contribuir para a fundamentação didático-pedagógica da prática docente dos professores do ensino superior. Para tal fim, desenvolvemos uma intervenção psicopedagógica institucional com os professores dos Cursos de Enfermagem e Medicina Veterinária da UECE.
METODOLOGIA:
Utilizamos como processos metodológicos a pesquisa bibliográfica, a documental e a de campo. A pesquisa bibliográfica pautou-se no estudo de autores como Silva e Moreira Pimenta e Anastasiou, Cunha, Morosini, e Fagalli.
A pesquisa documental analisou dados presentes nos relatórios de Auto-avaliação Estratégica dos Cursos de Graduação da UECE, no documento “UECE em Números”, no Planejamento Estratégico e no Projeto Político-Pedagógico de cada curso.
Na pesquisa de campo, utilizamos, inicialmente, a observação participante, concretizada no acompanhamento de reuniões do Fórum de Coordenadores, reuniões pedagógicas e de colegiado dos cursos. A escolha dos cursos foi realizada por adesão voluntária e após aprovação no colegiado de cada um. A atuação psicopedagógica, sistematizou-se em duas direções: 1) a revisão do Projeto Pedagógico dos cursos e 2) reuniões sistemáticas com seus corpos docentes. Os dois momentos aludidos foram realizados de forma simultânea em cada curso. No Curso de Enfermagem as intervenções realizaram-se nos meses de outubro a dezembro de 2003 e no curso de Veterinária, em março de 2004 a fevereiro de 2005.
A ação psicopedagógica foi realizada, via exposição dialogada, distribuição de material bibliográfico, questionários de auto-análise, análise do conteúdo dos relatos, dinâmicas, vivências grupais e palestras. Cada abordagem grupal foi sistematizada em relatórios que compuseram um Relatório Geral da Intervenção Psicopedagógica para cada curso.
RESULTADOS:
Como resultado de nossa investigação-ação podemos destacar os seguintes pontos: 1) a sensibilização de alguns gestores e docentes da UECE para a importância de uma formação continuada dos professores, acordando a necessidade da existência de políticas institucionais de apoio ao docente; 2) a divulgação e realização de um trabalho psicopedagógico num espaço e com público pouco comuns - ensino superior e docentes; 3) a realização da revisão em todo o projeto político-pedagógico desses cursos, bem como a divulgação dos seus conteúdos dos mesmos para os docentes; 4) o estabelecimento de reuniões regulares com dos professores e coordenadores de curso, as quais contribuíram, efetivamente, para a fundamentação didático-pedagógica dos docentes e para o desenvolvimento de ações interdisciplinares; 5) a utilização de atividades pouco comuns para a área acadêmica como: dinâmicas, pintura em aquarela, teatralização, dentre outras; e 6) fortalecimento do trabalho grupal dos professores - no curso de Enfermagem essa contribuição concretizou-se na formação de comissão de ensino, comissão de estágio e representantes de docentes por semestre; no curso de Medicina Veterinária, fortaleceu-se a necessidade de um trabalho efetivo da comissão de ensino e comissão de ética, já existentes. Tais ações possibilitaram uma descentralização e uma maior responsabilização dos professores com os seus cursos.
CONCLUSÕES:
Na análise histórico-teórica do tema e nas observações práticas, constatamos a ocorrência de situações relatadas pela queixa dos gestores e pela análise dos relatórios da avaliação institucinal, a saber: a insuficiente formação didático-pedagógica dos professores, a falta de reconhecimento de sua responsabilidade como educadores, problemas na relação professor-aluno, dentre outros.
Com a ação psicopedagógica empreendida conseguimos contribuir para a realização de reflexões importantes acerca do papel do professor como epicentro do processo educativo, das suas posturas e valores. Consideramos, pois, ter cumprido os objetivos propostos no projeto psicopedagógico e, sobretudo, ter abordado o conteúdo pedagógico de forma prática e ao mesmo tempo auto-reflexiva.
Confirmamos que, na universidade, existem dificuldades de aprendizagem que dificultam uma formação profissional qualitativamente evolutiva dos alunos e da prática educativa docente. Dos alunos, por este não terem maturidade para tratar de questões emergentes na passagem para a vida adulta que refletem na vida acadêmica. Dos professores, pela falta de trato com as várias dimensões do ser humano.
Para nós, a psicopedagogia pode dar uma contribuição fundamental para as lacunas que ainda existem no fazer educativo dos professores universitários, tendo em vista que, pela sua conformação histórica e pela sua prática atual ser ampla, possibilite uma visão multidimensional acerca do ser em aprendizagem e do desenvolvimento humano.
Palavras-chave:  psicopedagogia; docência; universidade.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005