IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 3. Filosofia - 2. Filosofia
UMA INTRODUÇÃO AO CONATUS NA ÉTICA DE BENEDICTUS DE SPINOZA
Victor César Bessa da Rocha 1 (victorbessa@ig.com.br)
(1. Depto. de Filosofia, Universidade Estadual do Ceará - UECE)
INTRODUÇÃO:
O tema da pesquisa propõe trabalhar um elemento bastante relevante da Ética de Spinoza, que é o Conatus ou o “esforço por perseverar na existência”. A importante pesquisa deu-se devido a um estudo realizado no livro “Ética – Demonstrada à Maneira dos Geômetras”, especificamente na parte I – Deus, apresenta uma relação do Conatus como essência tanto na Substância quanto nos Modos Finitos. Ressalto que, ao relatar esse ponto em comum da Substância e dos Modos Finitos, é de suma importância para compreendermos a essência e a existência da Ética de Benedictus de Spinoza.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada foi à bibliográfica. Sendo o livro-alvo a Ética – Demonstrada à maneira dos geômetras, de Benedictus de Spinoza.
A questão levanta nesta pesquisa foi à importância do conatus, tanto na Substância quanto nos Modos Finitos.
RESULTADOS:
Foi constatado que na Substância, o conatus age como potência divina e nos modos finitos age como essência e nas relações mutáveis que as sustentam.
CONCLUSÕES:
Após estudos realizados sobre o conatus no livro “Ética – Demonstrada à Maneira dos Geômetras, na parte I – Deus” discorremos sobre um assunto que constava de um grau de importância crucial, o que podemos avaliar é que a interpretação e a análise naquele assunto, demonstra que existem uma ligação e uma distinção que reside na potência divina e nas relações mutáveis que as sustentam, tanto na Substância quanto nos Modos Finitos, respectivamente
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Conatus; Substância; Modos Finitos.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005