IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
UMA LEITURA DA FOME NA OBRA GEOGRAFIA DA FOME NO BRASIL
Luis Eduardo Lima Ferreira 1 (lelf84@yahoo.com.br)
(1. Depto. de Ciências Humanas, Universidade de Fortaleza - UNIFOR)
INTRODUÇÃO:
O trabalho que proponho apresentar faz parte da pesquisa intitulada “O Sujeito da Fome: suas Imagens e Narrativas”. Apresentaremos a problematização da questão da fome empreendida pelo médico pernambucano Josué de Castro em 1946, na sua obra Geografia da Fome no Brasil.Tomaremos como foco principal de análise as suas considerações acerca da fome no sertão nordestino. Na obra em questão o autor apresenta os aspectos brasileiros da fome articulado às suas causas estruturais. Josué de Castro rompe um longo silêncio na produção intelectual brasileira ao introduzir no pensamento social considerações de extrema relevância sobre um tema-tabu.
METODOLOGIA:
A pesquisa tem caráter bibliográfico. Foram analisadas algumas obras do escritor Josué de Castro que tratam da questão da fome e que privilegiam os aspectos qualitativos da questão, destacando o conceito de geografia por ele utilizado. Estamos acrescentando à análise do livro Geografia da Fome uma investigação acerca da repercussão nos jornais cearenses do lançamento da obra em questão.
RESULTADOS:
Em nossos resultados gostaríamos de destacar que em sua obra Josué de Castro demonstra que o fenômeno da fome produz conseqüências no corpo biológico, todavia seus efeitos mais devastadores são aqueles que interferem nas condições psíquicas dos sujeitos que vivem uma experiência desta ordem. O livro analisa o fenômeno da fome coletiva como uma epidemia e não apenas como um aspecto territorial de áreas.
CONCLUSÕES:
Consideramos que a atualidade do pensamento do autor em questão consiste, principalmente, no modo como a sua obra contextualiza a problemática da fome epidêmica no sertão nordestino, levando em consideração aspectos qualitativos negligenciados por uma perspectiva de quantificação do fenômeno. Além da miséria sócio-econômica, Josué de Castro apontará os aspectos culturais e subjetivos da fome.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Fome; Josué; Geografia.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005