IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
PROBLEMAS AMBIENTAIS NA ÁREA DO PARQUE ESTADUAL DO BACANGA
Marcia Silva Furtado 1 (marcinhageo@yahoo.com.br), Francicléia Vieira Ribeiro 1, Lenir Cardoso Brito 1, Lilian Daniele Pantoja Gonçalves 1, Marcia Fernanda Pereira Gonçalves 1, Luiz Gonzaga Pereira Júnior 1 e Antonio Cordeiro Feitosa 1
(1. Departamento de Geociências, Universidade Federal do Maranhão-UFMA)
INTRODUÇÃO:
As Unidades de Conservação são as formas encontradas pelo homem para garantir a preservação ambiental e sobrevivência de maior número de espécies animais e vegetais. O Parque estadual do Bacanga, localizado na área centro-oeste da Ilha do Maranhão, é uma Unidade de Conservação criada em 1980 na tentativa de preservar os ecossistemas locais das atividades do homem. Apesar da importância da flora, fauna e dos mananciais, diversas atividades ilícitas são realizadas no parque, sem que a fiscalização dos órgãos responsáveis possa impedir, devido ao pequeno contingente de soldados encarregados da fiscalização da área. Dessa forma, muitas ocupações irregulares foram instaladas em áreas do Parque, como conseqüência da falta de consciência ecológica da população, contribuindo, assim, para desencadear diversos problemas ambientais, tais como, desmatamento, erosão e poluição. Neste trabalho, faz-se uma abordagem de tais problemas, na perspectiva de conhecer a realidade e contribuir para a preservação do ambiente.
METODOLOGIA:
Os métodos adotados na elaboração do trabalho foram: o Dedutivo, que estabelece, a partir das formas, modelos típicos que derivam das atividades dos agentes morfogenéticos; e a Fenomenologia da Percepção, aplicado ao ambiente, para entender os processos e evolução paisagística da área. Os procedimentos metodológicos adotados constaram de: levantamento e análise da bibliografia através de monografias e outros documentos que possuem informações sobre o parque para melhor compreensão dos sistemas ambientais da área; entrevistas com moradores das ocupações desordenadas e jornadas de campo, ao Parque Estadual do Bacanga, para observação das características do ambiente baseando-se na percepção ambiental.
RESULTADOS:
A área estuda ocupa parte da Bacia Sedimentar de São Luís, com relevo em superfícies tabulares e subtabulares com capeamento de latossolos, clima quente e úmido, cobertura vegetal de manguezal, igapó de terra firme. A drenagem é formada por pequenos rios que demandam ás áreas de mangues sob influência das marés. Mesmo antes da criação, teve seus recursos explorados de forma degradante. As obras de infra-estrutura favoreceram ocupações irregulares e resultaram em alterações dos limites do parque, ao longo dos últimos anos. As investidas para ocupação da área não cessam, apesar da fiscalização do Batalhão Florestal e do IBAMA. Os sinais da presença humana são visíveis não somente ao redor do Parque, mas também no seu interior, evidenciados pela retirada ilícita de pedra, barro e madeira. Podem ser observados processos erosivos acelerados, decorrentes de intervenções humanas, tais como a construção de estradas e da Represa do Batatã, que facilitaram a erosão das margens e o posterior assoreamento dos rios do parque, assim como o surgimento de ravinas e voçorocas. A retirada da cobertura vegetal da área do Parque contraria o objetivo principal da existência de uma reserva ambiental - a conservação e manutenção da natureza. Em conseqüência do desmatamento e da extração de pedras, teoricamente sob proteção, diversos problemas como: erosão e assoreamento têm sido intensificados ameaçando a existência futura da reserva.
CONCLUSÕES:
A partir dos estudos realizados, constatou-se que os problemas que atingem a área do Parque Estadual do Bacanga continuam prejudicando seu ambiente, apesar da criação da Unidade de Conservação.
O numero de policiais responsáveis pela fiscalização do parque não consegue impedir a invasão da área por pessoas residentes nas circunvizinhanças, o que pode ser minimizado com melhorias no patrulhamento através do aumento do contingente policial no local e sua distribuição em mais postos próximos aos bairros, visto que foi observado somente um posto próximo ao Coroadinho.
As áreas onde foram identificados processos de erosão intensificados por atividades humanas têm condições mais favoráveis de recuperação a partir da adoção de medidas inibidores da agressão ambiental tais como: aplicação da lei de crimes ambientais aos infratores e ações mitigadoras destinadas a promover a recuperação das áreas degradadas, bem como a contenção do avanço dos processos erosivos através de investimentos do poder público em instrumentos e técnicas de preservação e recuperação ambiental. A manutenção da integridade física do Parque do Bacanga depende da conscientização, da população residente e do poder público, da necessidade de defender e preservar os seus recursos naturais para que as atuais e futuras gerações conheçam e usufruam de uma melhor qualidade de vida.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Problemas ambientais; Parque Estadual do Bacanga; Ação humana.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005