IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
POLIFONIAS DO EDUCAR: VOZES DO SILÊNCIO, PALAVRAS QUE ENCANTAM.
Marinalva Pereira de Araújo 1 (marrypy2000@yahoo.com.br) e Antônio Lisboa Leitão de Souza 1
(1. Depto. de Estudos Sociais e Educacionais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.)
INTRODUÇÃO:
Os olhares voltados aos professores lhes pedem a expressão de sentimentos, as valorações sobre a atuação docente. O PROBÁSICA (Programa de Formação dos Professores da Educação Básica), desenvolvido pela UFRN-CERES (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus de Caicó) em convênio com as Secretarias de Educação do RN, forma em pedagogia os educadores que passam a fazer leituras sobre o ensino, universo marcado pelo corpo docente e voltado a melhorias da educação pelas vias de recursos didático-metodológicos e estratégias dialógicas para as conquistas coletivas. Questiona-se o que os conduz à busca do conhecimento, o que os leva aos diálogos que discutem fazeres, tendo como preocupação a aprendizagem. Incertezas acerca de anos de atuação, onde o curso punha em discussão as experiências. Com a hipótese de que políticas educacionais precisam estar ligadas para atenderem expectativas, buscou-se identificar mudanças conceptuais após a formação ao ler os discursos dos alunos-professores sobre os métodos de ensino pertinentes ao contexto sócio-cultural de necessidades atuais. Nesta circunstância em que se valida a formação docente como aspecto que pode colaborar na atenuação dos problemas educacionais, pretendeu-se colher corroborações sobre as possibilidades de transformar a atividade profissional e de inovar o ensino através da inventividade, pelo pensamento reflexivo sobre as situações adversas de assimilação do conhecimento e pelas transformações relacionais nas escolas.
METODOLOGIA:
Para que se desse corpo à pesquisa realizou-se entrevistas por questionários com os alunos-professores da turma de 1998, a primeira do curso PROBÁSICA. O questionário constituía-se de 15 questionamentos que abordavam a vida profissional e conhecimentos sobre o próprio curso. Os trabalhos de coleta de dados foram realizados nos estabelecimentos escolares onde os educadores desenvolvem sua prática educativa. A análise dos discursos e elaboração do trabalho executou-se na Base de Pesquisa Educação e Sociedade do campus de Caicó. Os concluintes atualmente trabalham em 28 escolas do município de Caicó - RN.O suporte teórico-metodológico foi composto por Edgar Morin, Paulo Freire e Dóris Bolzan.
RESULTADOS:
Relações travadas inferem a polifonia dialógica que faz bater e culminar em conflitos que conduzem por excelência os profissionais à construção de interesses coletivos. Conhecem as suas funções, suas marcas, e aventam possibilidades de mudança nos métodos de ensino, na relação com os demais membros da comunidade escolar. Emergem dos escombros a expectativa de participação ativa no planejamento, nas construções curriculares, ao usar de maior autonomia no ensino, e ao se fazerem mais partícipes nas reuniões, na relação com os membros escolares, na percepção crítica sobre o ensino. Ao perceberem a necessidade de continuação da formação, as esperanças se renovam, e estes educadores se sentem mais sujeitos capazes de influírem na solução dos problemas educacionais.
CONCLUSÕES:
É nas vias de imperfeições, nas lacunas do ensino que a formação PROBÁSICA mostrou a dimensão de um espaço que discute a qualificação docente. E pode-se falar de expectativas que deixam florescer um mar de possibilidades para a produção do conhecimento pedagógico, ao que o ensino passa a ser cerne de inquietações, pois nele está o corpo formado dos educadores dispostos a criar, a estudar, abertos ao diálogo e à construção de uma educação redimensionada, re-significada. Segundo suas opiniões, a formação veio re-acender sonhos, veio ler os conhecimentos vivenciados na sala de aula, nas relações dialógicas e sobretudo, visando alinhar teoria e prática no exercício educativo. Pode-se perceber que o curso propõe formar sujeitos da história da educação quando os mesmos buscam sua autonomia como profissionais íntegros na batalha por receber os resultados benéficos de aprendizagem, de remuneração pela competência no trabalho.
Instituição de fomento: Pro-Reitoria de Pesquisa - PROPESQ/UFRN
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  EDUCAÇÃO; DIÁLOGOS; FOMAÇÃO DOCENTE.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005