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G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 8. Antropologia
O INVENTÁRIO NACIONAL DE REFERÊNCIAS CULTURAIS E A HIERARQUIA DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO
Raimundo Inacio Souza Araújo 1, 3 (inacio_araujo@hotmail.com), Valdenira Barros 1, 4, Sislene Costa da Silva 1, 2, Domingas Cantanhede 1, 3 e Wenyr de Fátima Pinheiro Martins 3
(1. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; 2. Unidade Integrada Prof. Sá Valle; 3. Universidade Federal do Maranhão-UFMA; 4. Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP)
INTRODUÇÃO:
A presente pesquisa constitui parte do Inventário Nacional de Referências Culturais promovido pelo IPHAN no Centro Histórico de São Luís. Diz respeito ao mapeamento inicial de todas as manifestações culturais que estão sob o alcance do conceito de patrimônio imaterial, ou seja, bens culturais de natureza diversificada, cujo estatuto social de referenciais de grupos sociais específicos faz com que se lhes atribuam sentidos e significados de pertença e reconhecimento. O conceito está seccionado nas categorias: 1-Formas de expressão; 2-Modos de Fazer, 3-Lugares e 4-Celebrações. Pretendeu-se pensar os bens referentes às quatro categorias numa perspectiva antropológica, no sentido de investigar a hierarquia cultural leiga e acadêmica que seleciona um número reduzido desses bens como manifestações culturais tradicionais.
METODOLOGIA:
Foram empregados de forma complementar os procedimentos de entrevista e revisão bibliográfica. As entrevistas foram direcionadas a produtores culturais, agentes especializados no tema além de acadêmicos das ciências humanas. A revisão bibliográfica, por sua vez, contemplou o acervo do Arquivo Público do Estado e da Biblioteca Municipal. Ambos os procedimentos tinham o objetivo de localizar exaustivamente o universo do patrimônio imaterial do Centro Histórico de São Luís. A categorização dos dados foi feita através dos critérios de reconhecimento social e de vinculação a uma determinada tradição cultural.
RESULTADOS:
Observamos uma pequena margem de consenso entre o resultado dos dois procedimentos. As entrevistas revelaram um amplo conjunto de manifestações passíveis de registro enquanto patrimônio imaterial, não contempladas pela bibliografia especializada. Esta dizia respeito, majoritariamente, ao complexo do carnaval, à história, ritos e mitos das religiões afro-brasileiras, ao bumba-meu-boi e à Festa do Divino. As entrevistas, por outro lado, revelavam as procissões católicas tradicionais das igrejas históricas, os rendados característicos do município da Raposa, o tambor-de-crioula, entre outros.
CONCLUSÕES:
Entende-se que o conceito de patrimônio imaterial é potencialmente maior e mais complexo do que dá a entender o conjunto da bibliografia especializada a qual foi objeto desta pesquisa. Entretanto, esta pode servir como ponto de partida para a reelaboração do conteúdo daquele conceito a partir de uma perspectiva que englobe a desigualdade em termos de legitimidade social, que baseia a expressão social desse patrimônio.
Instituição de fomento: CAPES
Palavras-chave:  Patrimônio Imaterial; Hierarquia social; Manifestações culturais.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005