IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE FORTALEZA NO CENTRO DE REFERÊNCIA DO PROFESSOR-CRP
Aparecida Maria Costa de Albuquerque 1 (aparecidaalbuquerque@yahoo.com.br), José Arimatéa Sousa Filho 3, Maria José Vieira de Sousa 2 e Francisco Sueudo Rodrigues 1
(1. Prefeitura Municipal de Fortaleza -PMF; 2. Prefeitura Municipal de Caucaia - PMC; 3. Centro de Educação, Universidade Estadual do Ceará - UECE)
INTRODUÇÃO:
As novas tecnologias de informações e comunicações estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano, impondo valores e interferindo de maneira direta no comportamento de indivíduos e grupos sociais. A velocidade das mudanças tecnológicas no contexto informacional cria a necessidade de permanente atualização do homem para acompanhar as exigências de novos paradigmas. É preciso alterações na estrutura e na lógica das instituições educacionais. Nessa nova lógica, as formas tradicionais de ensino e novas práticas pedagógicas não podem ser concebidas em um mesmo espaço. Dentro dessa perspectiva, estabelecemos como objetivo conhecer e analisar o funcionamento do Centro de Referência do Professor - CRP como possibilidade de utilização de espaços tecnológicos, numa visão pedagógica transformadora, tornando a aprendizagem desafiadora, ousada e significativa. O CRP, pensado a partir das orientações do Programa Nacional de Informática (PROINFO/MEC), atende a professores e alunos da Rede Pública de Ensino do Município de Fortaleza e atua como espaço pedagógico, ocupando um complexo de seis salas ambiente, distribuídos em três espaços: Centro de Informática do Cidadão; Núcleo Tecnológico de Ensino; Ambiente Virtual Educacional. O referido centro visa democratizar o conhecimento através do computador, atuando como ferramenta tecnológica de suporte aos processos de ensino e de aprendizagem. Nesse intuito, nossa pesquisa propõe destacar a importância do trabalho desenvolvido no CRP.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada através de visitas sistemáticas ao Centro de Referência do Professor e entrevistas aos professores lotados na instituição. Foram analisados os dados referentes aos atendimentos realizados nos diferentes ambientes: Ambiente Virtual de Ensino - AVE e Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE, através da análise de tabelas e gráficos, sendo também realizados estudos de documentos históricos, proposta de trabalho e apreciação do Programa de Informática Educativa do Município de Fortaleza, intitulado PMIE, elaborado a partir de orientações do Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO/MEC).
RESULTADOS:
A principal atividade desenvolvida pelo Centro de Referência do Professor está relacionada à formação continuada de professores da Rede Municipal de Ensino, através do Núcleo Tecnológico de Ensino – NTE, que possibilita abordar os processos tecnológicos como componentes da ação de formação, provenientes das diretrizes do PROINFO. No ano de 2004 foram realizados 11.787 atendimentos para os professores no NTE. Os atendimentos eram voltados para a formação continuada em serviço, realização de cursos ministrados por especialistas em Informática Educativa, disponibilização de salas de estudo para consultas na internet, pesquisas, planejamento de aulas e elaboração de projetos pedagógicos, estágio para professores lotados nos Laboratórios de Informática Educativa – LIE das escolas municipais, encontros pedagógicos e seminários, formação de multiplicadores do PROINFO, formação de estagiários em informática educativa, acompanhamento aos LIEs e Programa de Inclusão Digital para Jovens e Idosos. O CRP disponibiliza o Ambiente Virtual Educacional, destinado aos alunos da Rede Municipal de Ensino, funcionando como mais uma ferramenta pedagógica que se soma a outros meios de aprendizagem, complementando estudos e pesquisas individuais iniciados na sala de aula, utilizando as novas tecnologias a fim de construírem um novo modelo do processo de conhecimento. Com essa finalidade foram atendidos 1794 educandos, totalizando 21.816 atendimentos aos alunos das escolas públicas municipais.
CONCLUSÕES:
O Centro de Referência do Professor com base na pesquisa realizada vem cumprindo sua função de democratização das novas tecnologias, visando possibilitar o acesso ao computador e a internet gratuita na perspectiva da inclusão digital. O NTE contribui para integrar todos os profissionais envolvidos com informática educativa na rede municipal, na perspectiva de avaliar, planejar e redimensionar a prática, fazendo uso do espaço pedagógico do laboratório como ferramenta para trabalhar educação inclusiva. Percebemos que o CRP vem superando um grande desafio: oferecer a democratização do acesso às ferramentas tecnológicas, para que todos tenham a possibilidade de utilizá-las de forma crítica para a obtenção do conhecimento. Vale ressaltar a importante preocupação com a formação de professores na área das novas tecnologias, redimensionando as práticas pedagógicas que se encontram ultrapassadas e ineficientes, contribuindo e modificando de forma significativa o processo de construção do conhecimento. A análise referente a variação mensal dos atendimentos é justificada por diversos motivos. Variações negativas: períodos sem internet, falta de ônibus para o transporte dos alunos, micros com defeito. Variações positivas: oficinas pedagógicas, cursos de formação, professor com tempo disponível para estudar. A partir da pesquisa constatamos que o uso das novas tecnologias pode favorecer o desenvolvimento dos indivíduos de forma abrangente nas dimensões sociais, políticas e afetivas.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Educação; Professor; Tecnologia.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005