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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências | ||
PESQUISA MULTIDISCIPLINAR PARA A CRIAÇÃO DO JOGO CICLO DO PIOLHO COMO ESTRATÉGIA PARA A INTRODUÇÃO DE CONCEITOS SOBRE ORGANIZAÇÃO DA VIDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | ||
Silvia Regina dos Santos Gomes 1 (silreg@coc.fiocruz.br), Raphael Augusto Sims Belleza 1 e Maria Paula de Oliveira Bonatto 1 | ||
(1. Museu da Vida, Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ) | ||
INTRODUÇÃO:
O Museu da Vida. Fundação Oswaldo Cruz, desenvolve no Parque da Ciência atividades interativas contribuindo para a alfabetização em ciência, cidadania e qualidade de vida. Trabalhamos com os temas energia, comunicação e organização da vida com enfoque multidisciplinar referenciado na ciência do dia a dia. Entre nossos visitantes verificamos que é alta a freqüência de grupos de crianças abaixo de sete anos. Pesquisas indicam que esta faixa etária deve ser estimulada no aprendizado de ciências, possibilitando o despertar de raciocínios que servirão de base para a assimilação de conceitos mais complexos em idades mais avançadas. Assim, associamos estas idéias à vivência de casos de infestação por parte das próprias crianças e escolhemos o tema ciclo do Piolho como uma estratégia para sensibilizar para os conceitos de infestação, insetos, seu ciclo de vida, parasitoses, relações ecológicas e a própria idéia de reprodução, introduzindo o tema organização da vida, já previsto em nosso trabalho. Outra necessidade verificada foi a de criar materiais educativos que fujam da visão de escolarização, possibilitando que a vivência da criança e sua afetividade sirvam de referência para a construção de conceitos relativos à vida, mostrando que o mundo vivo é dinâmico, está em transformação e constitui-se de sistemas delicados que permitem a inter-relação entre seres diversos (biodiversidade). Nosso objetivo: criar uma estratégia educativa com o tema Piolho, sensibilizando para a Pediculose. |
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METODOLOGIA:
Iniciamos com um diálogo com cientistas especializados em Parasitologia da FIOCRUZ, chefiados pelo Dr. Júlio Vianna Barbosa. Identificamos as principais características dos insetos, o conceito de metamorfose e iniciamos uma discussão sobre a importância de se apresentar às crianças o conceito de ciclos da natureza em oposição ao tradicional raciocínio lógico linear. Na próxima etapa a discussão girou em torno das imagens que este ciclo deveria apresentar. Para isto os especialistas nos disponibilizaram imagens de estereoscopia e microscopia, que foram associadas desenhos executados com cuidado pela desenhista Silvia Primo, (estagiária de artes plásticas do MV), buscando a fidelidade aos aspectos dos animais, acrescentando á estes uma personalidade similar ás dos "cartoons" da linguagem televisiva, sem descaracterizá-los enquanto espécie. Na próxima etapa, com a orientação da designer Maria Aparecida Ramos, fizemos diversos ensaios de como combinar estas informações de forma lúdica, utilizando relações classificatórias, identificando características da espécie, suas formas, reconhecendo fases e ordenando suas transformações através de comparações de características. Nossa última etapa foi o trabalho transformar todas as informações em placas coloridas que se encaixam e se sobrepõem para serem montadas como peças magnéticas sobre uma parede metálica, estas são seqüenciadas de forma ordenada completando um ciclo colorido: o ciclo do piolho. |
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RESULTADOS:
O Jogo Ciclo do Piolho ilustra a seqüência de vida do Piolho, com suas transformações do ovo até o inseto adulto. A criança tem como ponto de apoio um tabuleiro magnético circular subdividido em fases que, colocadas, completam-se por associação de fotos, esquemas e cores, processo similar ao de um quebra-cabeça. Seu aspecto lúdico foi planejado para crianças de 4 a 6 anos, podendo servir de base informativa para dinâmicas com o público acima da referida idade. Este jogo apresenta etapas que enfatizam dados sobre morfologia, tamanho, metamorfose, reprodução e tempo de crescimento. Estas informações servem de base para se abordar outras características como longevidade, antropofilia, endofilia, a importância da higiene no processo de prevenção de doenças e ao mal que parasitas podem causar á saúde.O jogo Ciclo do Piolho foi testado entre crianças e diversas idades na exposição permanente do Parque da Ciência, em 2002 e 2003. Foi utilizado em associação com atividades de observação direta de insetos ao microscópio e lupa e teatro de fantoches sobre a pediculose. Também foi testado na Casa da Ciência durante a exposição "Baratas e afins o notável mundo dos insetos" (2003). Após jogar, as crianças foram capazes de diferenciar o sexo dos insetos, ordenar fases do ciclo de vida e mostrar atenção para detalhes que, antes do jogo, passavam despercebidos. Debatiam corretamente os conceitos referentes ao ciclo de vida do animal bem como aos métodos preventivos à infestação. |
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CONCLUSÕES:
Observamos previamente que a atividade de observação de insetos em microscopia não facilitava a abordagem de questões importantes sobre a Pediculose, visto que muitas crianças apresentavam dificuldades de identificar e se interessar pela simples observação do inseto. Concluímos que o Jogo Ciclo do Piolho é uma eficiente e importante estratégia para a educação infantil, que apresentou resultados qualitativos satisfatórios durante os meses de observação de sua aplicação no Parque da Ciência-MV, e evento na Casa da Ciência (UFRJ). Observamos ainda que as crianças trazem naturalmente divergências conceituais propiciadas dentre outros fatores, por características sócio-econômicas, educação familiar e escolar. No entanto,ficou claro que o Jogo Ciclo do Piolho facilita ao educador a introdução de diversos conceitos que contribuem para o controle de casos de pediculose, principalmente considerando que esta doença, apesar de ser de alta incidência em todas as classes sociais no Brasil, constitui-se ainda um tabu cercado de preconceitos. |
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Instituição de fomento: Fundação Oswaldo Cruz-Fiocruz | ||
Palavras-chave: educação em saúde; pediculose; jogo educativo. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |