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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
O QUE LEVA OS PROFESSORES DE QUÍMICA A SELECIONAR O LIVRO DIDÁTICO?
Cândida Emanuela de Jesus 1 (candinhaunb@yahoo.com.br), Cynara Caroline Kern Barreto 1, Wildson Luiz Pereira dos Santos 1, Gerson de Souza Mol 1 e Maria Helena da Silva Carneiro 2
(1. Instituto de Química – UnB/DF; 2. Depto. De Métodos e Técnicas, Faculdade de Educação – UnB/DF)
INTRODUÇÃO:
Apesar da existência de vários recursos pedagógicos, como a internet, vídeos, jornais e revistas, o livro didático é ainda o principal recurso utilizado no ensino de ciências. A ele é conferido o papel central de organização e direcionamento da prática em sala de aula, tanto para professores quanto para alunos. Dessa forma, considerando que as opções pedagógicas feitas pelos professores são adotadas em decorrência de suas concepções a respeito de ensino-aprendizagem, entendemos que identificar as motivações que os levam a adotar o livro didático contribui para a compreensão das suas concepções sobre o ensino de ciências. Isso vai nos fornecer indicadores para, a partir daí, poder agir sobre a prática pedagógica cotidiana do professor, quer por meio da produção de livro didático que atenda às suas necessidades, quer por ações para a sua formação continuada. Vários projetos vêm sendo desenvolvidos na produção de livros didáticos inovadores, mas existem poucos estudos sobre o seu uso em sala de aula. Este trabalho se insere em nosso projeto de pesquisa sobre o uso do livro didático de ciências em sala de aula. Em uma de nossas pesquisas estamos investigando como é o uso específico de um livro didático inovador de Química, o livro “Química e Sociedade”. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é identificar e analisar os principais critérios que professores de Química do Ensino Médio do Distrito Federal consideraram na adoção, em 2004, do livro didático “Química e Sociedade”.
METODOLOGIA:
Os dados aqui tratados foram colhidos a partir do questionário de avaliação dos livros “Química e Sociedade”, aplicado a 34 professores de Química do Ensino Médio do Distrito Federal. O instrumento foi aplicado no início do ano letivo de 2004 aos professores que optaram pelo uso do material citado, seja como livro texto, livro paradidático ou material indicado aos alunos para estudo complementar. Além disso, foram feitas entrevistas semi-estruturadas, em áudio, a 16 desses docentes no decorrer do ano. No questionário, cada professor enumerou a ordem de prioridade dos motivos que mais o influenciaram na decisão pela adoção do livro, tais sejam, (a) o fato de já conhecer o livro, (b) o formato do livro em revista, (c) o preço, (d) a abordagem metodológica, (e) o conteúdo químico apresentado, (f) o fato de o livro ser produzido na UnB, (g) o fato de ser dividido em módulos, (h) as ilustrações, (i) a seqüência de apresentação dos conteúdos e (j) a quantidade de exercícios presentes no livro. Os resultados obtidos com esse questionário foram cruzados com os dados obtidos nas entrevistas. As entrevistas possibilitaram verificar se a expectativa do professor no momento da adoção se consolidou ou não com a utilização do livro, além de esclarecer os pontos de menor aceitação pelos professores.
RESULTADOS:
Nos questionários, os critérios de maior relevância para os professores na adoção do livro “Química e Sociedade” foram: a abordagem metodológica (71%); o conhecimento anterior do livro (68%); o conteúdo químico apresentado (68%); o preço (59%); e o formato do livro em revista (56%). Os motivos considerados mais prioritários foram: a abordagem metodológica (62%); o conteúdo químico apresentado (53%); o fato de já conhecer o livro (38%); e a seqüência de apresentação dos conteúdos (29%). E os menos prioritários foram: a quantidade de exercícios presentes no livro (18%); o fato de o livro ser produzido na UnB (18%); e o preço (18%). Conforme nossas pesquisas, o aspecto visual do livro, a diagramação e o formato de revista, é bastante atraente para os alunos, mas não é prioritário para os professores. Assim, para este conjunto de professores, a abordagem metodológica e o tratamento do conteúdo químico são critérios mais importantes do que os aspectos físicos da obra. Nas entrevistas, os professores também evidenciaram a abordagem metodológica como um critério que deve ter influenciado em suas escolhas, destacado, especialmente, o fato de o livro apresentar uma abordagem temática. Ainda, um dos aspectos que pesou mais negativamente na análise do livro foram os exercícios. Como este critério esteve entre os de menor prioridade na escolha do livro específico, podemos dizer que os exercícios do livro didático constituem um importante critério de seleção do livro pelo professor.
CONCLUSÕES:
Para o conjunto de professores investigado nesta pesquisa, os critérios que são mais relevantes estão relacionados ao conteúdo e à abordagem. Neste livro específico, a abordagem a partir de temas e de discussões dirigidas e a abordagem experimental foram aspectos que muito influenciaram os professores, como evidenciado nas entrevistas. Para eles, critérios como formato e diagramação têm menor prioridade na seleção do livro, porém são levados em conta devido ao valor atribuído pelos alunos a esses critérios. Isso significa que os professores preferem livros que possam atrair a atenção dos alunos. A quantidade de exercícios teve influência negativa na adoção do material, de acordo com as entrevistas, por ser considerado insuficiente o número de exercícios propostos. Esta insatisfação pode estar atrelada à prática tradicional a que a cultura escolar está habituada. O trabalho tradicional demanda menos tempo que o desenvolvido por meio de discussões, mesmo sendo o segundo mais atraente. Este tempo excedente, na realidade escolar, é ocupado justamente com a resolução de exercícios do tipo que estão em pequeno número no livro “Química e Sociedade” e que poderia ser plenamente preenchido na realização de outras atividades nele inseridas. Conclui-se, portanto, que embora aqueles professores valorizem aspectos metodológicos inovadores, o apego à estrutura convencional e a busca de livros que agradem aos alunos ainda são critérios importantes para os professores na seleção do livro.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  ensino de ciências; livro didático; critérios de adoção de livro didático.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005