IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
DESCOBRINDO A QUÍMICA NO MUNDO DO CRIME
Adriana Maciel Ferreira 1 (drica@dourados.br) e Jandira Aparecida Simoneti 1
(1. Coordenação de Química- UEMS)
INTRODUÇÃO:
A química está presente em todos os aspectos das nossas vidas, mas nem sempre é evidente esse inter-relacionamento química-cotidiano. Articular meios de desvendar a química do dia-dia para um público alvo não é uma tarefa tão fácil, mas quando alcançado, desperta grande interesse dos participantes e satisfação dos apresentadores. O trabalho da ciência forense envolve o exame de um grande número de itens e substâncias o qual auxilia na elucidação de processos do mundo do crime. A palavra forense diz respeito à lei judicial e jurídica. A química forense é uma subdivisão dessa grande área do conhecimento a qual é muito utilizada na investigação de crimes. O profissional de química pode atuar como perito criminal, esse trabalha na investigação e pesquisa policial, que consiste em examinar peças, apurar evidências ou colher indícios em locais ou acidentes, ou em laboratórios, visando fornecer os elementos esclarecedores para a instrução de inquéritos policiais e processos criminais. Com o objetivo de divulgar e esclarecer os alunos de ensino médio sobre um campo curioso de aplicação da química, propôs-se expor de uma maneira contextualizada e interativa o tema “Química Forense” na I Feira de Ciências do curso de Química na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul – Unidade de Dourados.
METODOLOGIA:
Na Primeira Feira de Ciências do curso de química foram trabalhados cinco temas. Cada tema teve a orientação de um professor para o desenvolvimento do trabalho, um aluno executor, o qual tinha a função de dividir as tarefas entre os demais membros da equipes, os colaboradores. O trabalho foi desenvolvido em etapas: Visita a polícia federal a qual se pode observar de perto a atuação do químico forense, levantamentos de dados bibliográficos das várias técnicas utilizadas na investigação sobre a óptica da química, seleção e adequação do conteúdo a compreensão dos alunos do ensino médio. A última etapa foi expositiva e apresentação do tema Química Forense, que contou com a presença do Policial Federal perito em química forense na apresentação em data show foram abordados os seguintes tópicos como projétil, datiloscopia, falsificação de placas e chassis de carros, tipos de entorpecentes.O químico forense contextualizou a atuação do químico forense.No final da apresentação os alunos puderam ver de perto os vários tipos de entorpecentes, cápsula de um projétil, placas de automóveis com e sem falsificação e placas cromatográficas de teste de identificação de maconha e cocaína , a dúvida e resposta para elas.
RESULTADOS:
A apresentação do tema química Forense despertou curiosidades, dos alunos do ensino médio e até mesmo dos acadêmicos do curso de química, para muitos embora não é um tema conhecido, tiveram também a oportunidade de conhecer muitos campos de atuação da química. Ao término da apresentação houve indagações e discurssões mostrando um grande interesse dos alunos do ensino médio pelo tema. Houve exposição e explicação de vários entorpecentedes como maconha, LSD, craque, cocaína, exctassi e lança perfume. A Feira de Ciências foi uma ferramenta para abordar a química de uma forma agradável aos alunos do ensino médio, despertando sua curiosidade pela ciência.
CONCLUSÕES:
A Feira de Ciâncias pode auxiliar no processo ensino-aprendizagem, sem, no entanto necessitar de recursos caros para a sua realização. Através de abordagem interdisciplinares é possível discutir conceitos químicos contextualizados, em temas que são de interesse e curiosidade dos alunos. Os alunos do ensino médio demostraram uma necessidade de sair do cotidiano de quatro paredes para o despertar de uma nova visão sobre a química. Os resultados obtidos confirmam que a química pode ser desmistificada e ser relacionada com o cotidiano dos alunos, diante do contexto tem-se novas alternativas de proporcionar aos alunos um ensino de qualidade e com recursos didáticos diversificados.
Palavras-chave:  Química Forense; Cotidiano; Feira de Ciências.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005