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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem | ||
UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA A ABORDAGEM DA QUÍMICA | ||
Adriana Maciel Ferreira 1 (drica@dourados.br), Bruna Cardoso de Oliveira 1, Irlon Maciel Ferreira 1 e Aparecida Jeanne Paz de Mattos 1 | ||
(1. Coordenação de Química, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul -UEMS) | ||
INTRODUÇÃO:
Acredita-se que as disciplinas pedagógicas aplicadas nos cursos de exatas-licenciatura são poucas frutíferas, pois os acadêmicos não têm a preocupação de refletir sobre a arte de ensinar correlacionando com o assunto em questão, salvas algumas exceções . O conhecimento de química não pode ser encarado como isolado e acabado, é preciso que se tenha uma construção de conhecimento, o exercício da criatividade de ensinar em sala de aula leva o educador a aplicar os métodos didáticos. O ensino de química é aplicado em salas de aula do ensino médio baseando nas memorizações de formulas e estruturas complexas. Os alunos não conseguem relacionar a química com os aspectos do seu cotidiano, portanto, não tem motivação para o estudo desta disciplina. Visando contribuir para mudanças neste quadro surgiu a idéia de contextualizar a química e assuntos do cotidiano dos alunos de uma forma flexível, partindo de uma peça teatral. |
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METODOLOGIA:
Ao decorrer das aulas da disciplina de Didática do Curso de Química-UEMS, refletiu-se sobre a necessidade de discutir diversos temas, tais como: a formação do professor, as metodologias, as técnicas de ensino e principalmente, a possibilidade de se efetivar um ensino de química contextualizado socialmente, considerando a realidade das escolas de Dourados –MS, isso através de uma peça teatral inserida na discussão de alguns autores, como: SAVIANI (2000), FREIRE (1997), dentre outros. O teatro surgiu de uma forma inovadora para a abordagem dos temas para os alunos do ensino médio e para os próprios acadêmicos do curso de química, sendo possível conscientizar o tema ali abordado. O trabalho dividiu-se em três etapas: elaboração da peça teatral, a atividade apresentava o contexto da marginalidade/exclusão social/uso de drogas/dificuldades de acesso à Universidade ,escolheu-se a Escola Estadual Presidente Vargas , a apresentação foi realizada para todas as séries do ensino médio com debates sobre os assuntos propostos pelos apresentadores. O grupo de acadêmicos do Curso de Química elaborou o texto da peça teatral, abordando o tema social com a reflexão de conteúdos específicos da disciplina de Química ministrada na escola. |
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RESULTADOS:
A atividade aproximou os discentes do Curso de Química da realidade do ensino nas escolas públicas, bem como, divulgou a importância do curso, extrapolando os espaços da universidade e inserindo-a na comunidade.As apresentações do teatro nas escolas públicas foram importantes, pois mais tarde se pode observar a contextualização que ali foi abordada, divulgando assim o curso de química. Despertando grande interesse pelos alunos, demonstrando satisfação com a realização desta atividade extra-classe, a mesma auxiliou no esclarecimento de dúvidas e na melhor compreensão de conceitos químicos |
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CONCLUSÕES:
Os acadêmicos desenvolveram novas habilidades, refletindo sobre uma prática docente que respeite as experiências construídas cotidianamente pelos alunos, para que, partindo de suas experiências possam construir novos saberes mais dinâmicos e críticos.O teatro contribuiu para a divulgação do curso de química e para a reflexão da prática pedagógica no ensino, estimulando os futuros professores a buscar novos métodos de ensino, proporcionando aos alunos uma visão diferenciada de como se pode ensinar química abordando temas sociais, políticos entre outros buscando formas diversificadas para tornar o aluno participativo, promovendo um aprendizado que explore o mundo que o cerca, buscando sua reflexão de uma forma crítica ao qual possa transformá-lo. |
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Palavras-chave: Teatro didático; Cotidiano; Ensino de Química. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |