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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
UMA AVALIAÇÃO DO ESPÍRITO EMPREENDEDOR NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DA UECE
Cristiani Acioli Cunha Passos 1 (cristianeacioli@sead.ce.gov.br), Thiciane Mary Carvalho Teixeira 1 e Ernany Henrique da Silva Barbosa 2
(1. Centro de Estudos Sociais Aplicados, Curso de Administração - UECE; 2. Centro de Educação, Curso de Especialização em Didática - UECE)
INTRODUÇÃO:
Identificar o espírito empreendedor nos alunos do Curso de Administração de Empresas da UECE era o objetivo geral do trabalho, que em termos específicos, foi subdividido em (i) traçar o perfil desses graduandos, (ii) identificar as principais características empreendedoras entre eles e (iii) avaliar a influência da universidade no desenvolvimento do espírito empreendedor em seu futuro profissional. Adotou-se a hipótese básica de que existem entre os alunos do Curso de Administração de Empresas da Universidade Estadual do Ceará, condições favoráveis ao desenvolvimento e à formação do espírito empreendedor. Os cursos de graduação em administração de empresas nas mais conceituadas universidades têm adotado uma disciplina que aborda essencialmente o empreendedorismo orientado às peculiaridades do ambiente de negócios, um passo importante para a educação de um país como o Brasil que, tradicionalmente, investe na formação de executivos ao invés de empreendedores. Esta nova orientação é importante, já que estes são os verdadeiros geradores de emprego e riqueza. Há crescente ênfase nas pesquisas sobre empreendedorismo, tanto no governo, quanto no meio empresarial, resultando na criação de programas voltados para o empreendedor, como por exemplo, o programa “Brasil Empreendedor”, instituído pelo Governo Federal em 1999, que incentiva a elaboração de planos de negócios como forma de captar recursos junto aos agentes financiadores do programa.
METODOLOGIA:
Adotou-se a metodologia de pesquisa de campo de cunho investigativo-descritivo, aplicada a um grupo pré-selecionado, os formandos do semestre 2004.1. A pesquisa se deu por entrevistas padronizadas, diretas e semi-estruturadas, com coleta de dados através de questionário, por ser um instrumento seguro, rápido e versátil na obtenção de informações. Assim, foram coletados dados basicamente primários, resultantes da aplicação das entrevistas, nos meses de maio a junho de 2004. Concluída a fase de aplicação dos questionários e das entrevistas, procedeu-se à tabulação dos dados e à elaboração das tabelas e dos gráficos representantes dos resultados finais obtidos a serem apresentados na forma de Pôster. O universo da pesquisa foi constituído por alunos do Curso de Administração de Empresas da UECE, de ambos os turnos, diurno e noturno. A área geográfica foi o Centro de Estudos Sociais Aplicados - CESA da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Utilizou-se uma metodologia de coleta de dados através da aplicação de entrevistas diretas, por meio de questionários, aplicados aos 100 formandos do semestre, nas dependências do CESA, nas salas onde eram ministradas as disciplinas do último semestre. A quantidade de entrevistados foi pré-definida por cálculo em 31 alunos, através de amostra aleatória simples, do tipo não probabilística por conveniência, de forma a mesclar os alunos por turno, sexo e idade para que a amostra fosse a mais representativa possível.
RESULTADOS:
Os dados coletados indicaram que os graduandos têm em média um perfil que apresenta faixa etária entre 22 e 25 anos, a maioria do sexo feminino, solteiro, de renda familiar entre R$ 2.001,00 e R$ 3.000,00, em emprego público ou privado, ainda sem experiência empresarial, mas com vontade de empreender um negócio no prazo máximo de até três anos depois de formados. A tabulação dos dados sugeriu a existência do espírito empreendedor no grupo estudado, pela presença em média, de seis das dez características tomadas como referencial para o perfil empreendedor, com evidências de cinco habilidades em especial: assumir responsabilidades, criatividade e curiosidade aguçadas, habilidades financeiras, uso freqüente do planejamento e conhecimentos avançados nas áreas de marketing e finanças. Embora a disciplina oferecida pela universidade, Iniciação Empresarial, específica de empreendedorismo, tenha se mostrado pouco conhecida pelos alunos, a ADM Soluções, Empresa Júnior de Administração de Empresas da UECE, foi reconhecida como forma de apoio e incentivo da universidade ao espírito empreendedor. Todos os pesquisados reconheceram a importância de se estudar empreendedorismo na universidade e a necessidade de se desenvolver meios para se obter uma experiência de gestão de negócios antes de concluir o curso. A decisão de iniciar o próprio negócio foi atribuída principalmente à influência obtida na formação do curso de administração de empresas.
CONCLUSÕES:
A hipótese da qual partiu a pesquisa foi confirmada, já que houve a identificação da existência do espírito empreendedor nos alunos do Curso de Administração de Empresas da UECE. Também foram satisfeitos os objetivos específicos, através de uma análise descritiva dos dados coletados pelos questionários de pesquisa, traçou-se na primeira parte do questionário um perfil com dados pessoais básicos, como: idade, sexo e renda, obtendo-se uma visão geral de quem são os alunos. Através da segunda etapa do questionário avaliou-se as características, habilidades e o comportamento dos alunos e identificou-se a presença do espírito empreendedor, bem como, a propensão do aluno a abrir seu próprio negócio, com ênfase na independência financeira e profissional como principal fator de motivação. Na última parte da entrevista os alunos avaliaram a disciplina de empreendedorismo oferecida pela UECE e apontaram a ADM Soluções como forma de apoio e incentivo, patrocinados pela UECE, ao desenvolvimento do espírito empreendedor. Por tanto, os resultados da pesquisa sugeriram o elevado grau de importância ao estudo do empreendedorismo na universidade, a existência real da expectativa da criação de novos negócios com previsão para serem iniciados em até três anos após a formatura e a identificação de que a decisão de empreender, em sua maioria, está associada à conclusão da graduação em nível superior no curso de administração de empresas.
Palavras-chave:  Empreendedorismo; Ensino de Administração; Perfil do Administrador.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005