IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
A REPRESENTAÇÃO DO UNIVERSO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Márcia Tatiana Vilhena Segtowich Andrade 1, 2 (marcinhatati@hotmail.com), Milene Pimentel Tavares 1, 2, Waldelice Maria da Rocha Sedovim 1, 2 e Luiz Marconi Fortes Magalhães 1, 2
(1. Universidade Federal do Pará - UFPA; 2. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental - GEPEA/NPI/UFPA)
INTRODUÇÃO:
As imagens e representações que os estudantes fazem de sua realidade podem revelar ao professor o patrimônio cognitivo e experiencial dos educandos acerca dos conhecimentos partilhados nas relações sociais e com o meio ambiente. Essas imagens e representações podem ser apreendidas, por exemplo, por meio das informações veiculadas pelos meios de comunicação, das conversas cotidianas estabelecidas na família, na rua, na escola, nos grupos de amigos, enfim, nas diversas situações que fazem parte da rede de relações cotidianas dos estudantes. Do ponto de vista pedagógico, o resgate dessas imagens e representações pode ser um elemento de grande valor educativo no planejamento e na gestão do ensino e da aprendizagem de Ciências. Conhecendo a imagem que os educandos têm da Ciência e a imagem elaborada sobre os diversos aspectos de sua realidade, o professor pode utilizá-las como ponto de partida e como uma estratégia pedagógica na gestão dos conteúdos curriculares, seja para desmistificar concepções errôneas, ou como base para novos conhecimentos. O estudo teve como objetivo analisar a imagem que os alunos da 5ª série do ensino fundamental têm sobre o conteúdo Universo, como forma de nortear a prática pedagógica desse tema no Ensino de Ciências, tendo em vista tornar este ensino mais crítico e contextualizado à realidade dos educandos.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado no Núcleo Pedagógico Integrado da Universidade Federal do Pará, em Belém/PA, no mês de março de 2005, com uma amostra intencional de 22 estudantes da 5ª série do ensino fundamental. Os dados foram coletados através de desenhos produzidos pelos educandos em resposta à questão Qual a imagem que eu tenho do universo? A análise do conteúdo da imagem representada foi a técnica utilizada para análise dos dados. O registro das observações verbalizadas pelos alunos, durante as explicações sobre o significado dos desenhos produzidos, serviu de fonte complementar para a análise e interpretação da imagem que eles têm do universo.
RESULTADOS:
A análise dos registros icônicos revelou que 48% dos alunos retrataram em seus desenhos o sistema solar; 30% desenharam o globo terrestre e outros elementos de fundo como o sol, as estrelas e a lua; 13% mostraram a presença de tecnologia no espaço, como foguetes e satélites artificiais; apenas 9% retrataram formas de vida, porém a vida é sempre extra-terrestre. Os alunos evidenciaram em suas explicações curiosidades em conhecer a origem, formação e funcionamento do universo, o que tem nos outros planetas, e em saber como são a lua e as estrelas.
CONCLUSÕES:
Os resultados mostraram que a imagem do universo está restrita ao sistema solar. A centralidade da Terra nos desenhos parece indicar uma visão antropocêntrica do universo, apesar de a vida humana em nenhum momento aparecer como parte integrante desse universo. Os estudantes não incluiram os seres vivos da Terra em seus desenhos, retrataram apenas as formas de grandes dimensões como as estrelas e os planetas. Essas concepções podem estar associadas às informações encontradas nos livros didáticos, às representações veiculadas nos programas televisivos e, também, à abordagem pedagógica em sala de aula. Ainda que a maioria dos alunos tenha demonstrado um acervo reduzido de conhecimentos sobre o assunto, o tema universo demonstra ser de grande interesse e de curiosidade para eles. Considerando o empenho na produção dos desenhos e a diversidade de questões e de conjecturas elaboradas e apresentadas no decorrer das atividades de ensino, este tema parece estimular o pensamento inventivo e o imaginário dos alunos para questões pouco conhecidas, percebidas e exploradas por eles no seu dia-a-dia. O ensino de Ciências assume, neste contexto, um papel importante na construção de conhecimentos sistematizados sobre o mundo, e, conseqüentemente, na formação de pessoas mais críticas e reflexivas, quando passa a incluir em seu repertório pedagógico as representações que os alunos elaboram sobre esse mundo, fruto de suas relações sociais, culturais, espirituais e ambientais cotidianas.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Imageabilidade; Universo; Ensino de Ciências.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005