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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
A CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA PARA A VALORIZAÇÃO HUMANA NA EMPRESA
Verônica Maria Enrich Monteiro 1 (rh@cff.org.br) e Maria Eleusa Montenegro 1
(1. Faculdade de Ciências da Educação/ Centro Universitário de Brasília – UNICEB)
INTRODUÇÃO:
A valorização humana na sociedade atual vem sendo minimizada e é preciso que haja a conscientização da necessidade de se trabalhar esta valorização. Tal fato vem ocorrendo também na empresa e cabe ao pedagogo que trabalha na área de recursos humanos contribuir para a melhoria das relações humanas, dando continuidade ao trabalho que deverá ter sido realizado também pelas escolas. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar se há a valorização do ser humano no ambiente de trabalho, o como e o quando ela acontece. A importância da pesquisa está no fato de que quando o indivíduo é valorizado ele acredita mais em si mesmo ocorrendo, assim, maiores benefícios pessoais e, conseqüentemente, também para a empresa. A Pedagogia Empresarial poderá contribuir para este aspecto
METODOLOGIA:
Esta pesquisa foi realizada em uma abordagem qualitativa do tipo etnográfica, uma vez que esta pesquisadora já trabalhava no local pesquisado há nove anos, conhecendo, portanto, bastante da realidade pesquisada. Os instrumentos utilizados foram a observação assistemática do período trabalhado e a técnica de entrevista. Foram entrevistados 1 (uma) pedagoga empresarial e 6 (seis) funcionários do local da realização da pesquisa. As categorias utilizadas para a análise de dados da entrevista com a pedagoga empresarial foram: a finalidade da pedagogia empresarial; o tempo de serviço na área da pedagogia empresarial; desempenho do empregado e progresso na empresa; necessidade do pedagogo nas empresas; melhoria com a influência do trabalho pedagógico; outras sugestões. As categorias utilizadas para a análise de dados da entrevista com os funcionários foram: o tempo de serviço na empresa; a satisfação na empresa; a insatisfação na empresa; relação interpessoal na empresa; a comunicação na empresa; integração na equipe; substituição nas ausências; limites para o desenvolvimento profissional; a iniciativa e a participação das atividades de lazer; a valorização na empresa e o sentir-se valorizado; programas e sugestões de forma de incentivo na empresa; o risco de mudar de emprego, para a obtenção de melhores benefícios. Para a observação foram utilizadas como categorias a presença e a ausência de valorização na empresa
RESULTADOS:
Após análises realizadas nos dados obtidos na pesquisa, ficaram evidenciadas diversas limitações na estrutura organizacional da empresa no que tange ao trabalho do setor de recursos humanos. As análises demonstraram que as insatisfações com relação a esses aspectos estão arraigadas e se expandem da estrutura formal para a informal. A falta de integração entre os níveis hierárquicos; entre os setores institucionais; o não aproveitamento da capacidade do indivíduo; assim como a inexistência de canais para a exposição de idéias; e de novas metodologias de trabalho por parte dos funcionários, são alguns dos pontos negativos averiguados e identificados pela pesquisa.
CONCLUSÕES:
As principais conclusões do trabalho foram: a Pedagogia, por trabalhar diretamente com o desenvolvimento humano, tanto no aspecto pessoal como profissional, auxilia o crescimento mútuo, empresa e empregado. Se a empresa tiver recursos financeiros, mas não existir em seu interior a valorização do profissional, o seu desenvolvimento e crescimento ficarão prejudicados. Sem a valorização do profissional, a tendência é ter um funcionário desmotivado, sem interesse de se desenvolver e de desenvolver o seu trabalho; um ser “ilhado”, que não crê no que faz. Conseqüentemente, não haverá uma maior produção; trabalho em equipe; comunicação; e a preocupação em enfrentar desafios, passando a ser o trabalho, para o empregado, apenas um meio de sobrevivência.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Pedagogia Empresarial; Recursos Humanos; Valorização.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005