|
||
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial | ||
O PAPEL DO JOGO E DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN | ||
KETIA BEZERRA DE OLIVEIRA 1 (ketiabezerra@yahoo.com.br) | ||
(1. Depto. de Educação, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) | ||
INTRODUÇÃO:
Cursando o quinto período de Pedagogia, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, apresentou-se um trabalho na disciplina Jogos e Recreação que discutia a importância do brinquedo no processo de ensino-aprendizagem. Realizou-se, portanto um estudo de caso com uma criança com Síndrome de Down, inclusa no sistema regular de ensino. A pesquisa visava investigar uma forma mais significativa de trabalhar a construção da escrita com alguém que tivesse maiores limitações para essa atividade. |
||
METODOLOGIA:
Utilizou-se de algumas orientações teóricas de Piaget (1975), Kishimoto (1997) e Teberosky (1990) e elaborou-se uma proposta de intervenção pedagógica que utilizava o jogo e o brinquedo como instrumentos para atrair seu interesse e envolvimento. Além disso, foram feitas algumas entrevistas com a família, a escola e todos aqueles presentes no seu dia-a-dia. |
||
RESULTADOS:
Ao iniciar o trabalho, o aluno cursava a segunda série do Ensino Fundamental I, conhecia apenas algumas letras das vogais e tinha uma grande aversão a tudo que tivesse relacioando a estudar. Após a experimentação, viu-se o quanto foi relevante para o seu desenvolvimento, já que a mesma demostra interesse pelas atividades escolares, reconhece as letras e seus sons em qualquer palavra, sabe a diferença entre letra e número e utiliza-se da escrita como fonte alternativa de comunicação. |
||
CONCLUSÕES:
Diante deste resultado, verificou-se que o lúdico pode surgir como um meio de tornar a aprendizagem da escrita uma atividade significativa e prazerosa para essas crianças, pois apesar de terem limitações impostas pelas suas condições biológicas, não são diferentes das outras que se interessam e se envolvem na tarefa de brincar. |
||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: SÍNDROME DE DOWN; BRINQUEDO E JOGO; ESCRITA. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |