IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 5. Nutrição
PADRÃO ALIMENTAR DE CRIANÇAS MENORES DE DOIS ANOS DE FAMÍLIAS RESIDENTES NO ESTADO DA PARAÍBA.
Poliana de Araújo Palmeira 1 (polipalmeira@hotmail.com), Rodrigo Pinheiro de Toledo Vianna 1 e Daniel de Araújo Batista 1
(1. Depto de Nutrição, Universidade Federal da Paraíba - UFPB)
INTRODUÇÃO:
A alimentação de crianças menores de dois anos engloba a prática do aleitamento materno e a introdução da alimentação complementar, sendo esta fundamental para o crescimento adequado e saúde da criança. No Brasil, a desnutrição infantil e a mortalidade em decorrência de infecções associadas estão intimamente relacionadas a práticas alimentares desfavoráveis em crianças nesta faixa etária, no entanto tais problemas têm sido observados com maior destaque entre as crianças de 6 a 18 meses de idade, momento crítico da introdução da alimentação infantil, evidenciando a importância da prática da alimentação complementar adequada para a saúde e o estado nutricional destas crianças. Este estudo teve como objetivo avaliar o padrão alimentar das crianças menores de dois anos de famílias residentes na Paraíba.
METODOLOGIA:
Foi realizado um estudo transversal onde foram entrevistadas uma amostra probabilística de mulheres com filhos menores de dois anos de idade, residentes em dezesseis municípios do interior do estado Paraíba. Foram obtidas informações sobre as características sócio-econômicas das famílias, sobre a pratica de aleitamento materno, o período de introdução da alimentação complementar, o consumo alimentar através de recordatório 24h e a ocorrência das principais enfermidades com a aplicação de questões de morbidade referida. O estado nutricional das crianças foi avaliado, a partir do indicador peso para idade, utilizando as informações registradas no cartão da criança. Todas a variáveis foram descritas utilizando análise exploratória dos dados. Realizou-se análise quali-quantitativa das dietas observando a variedade dos alimentos oferecidos às crianças e o seu valor nutricional, classificando-as de acordo com a adequação do suprimento das necessidades de cada criança. O padrão de alimentação foi relacionado com as informações de estado nutricional e ocorrência de doenças.
RESULTADOS:
Realizou-se análise quali-quantitativa das dietas observando a variedade dos alimentos oferecidos às crianças e o seu valor nutricional, classificando-as de acordo com a adequação do suprimento das necessidades de cada criança. O padrão de alimentação foi relacionado com as informações de estado nutricional e ocorrência de doenças.
CONCLUSÕES:
Os resultados deste trabalho são de extrema importância para entender as preferências das mães sobre os primeiros alimentos oferecidos para seus filhos e a relação destes hábitos com a duração do aleitamento materno exclusivo e total com a finalidade de prolongar o tempo de amamentação das crianças menores de 2 anos na Paraíba. Também espera-se oferecer subsídios para a organização da atenção básica de saúde a partir da descrição do perfil epidemiológico destas crianças.
Instituição de fomento: CNPQ/Programa de Ciencia e Tecnologia para o Agronegócio - CT Agronegócio
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  saúde infantil; aleitamento materno; estudo transversal.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005