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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências | ||
CIÊNCIA VAI À ESCOLA - DESCOBRINDO OS INSETOS EM ANTONINA/PARANÁ | ||
BEATRIZ ESSENFELDER BORGES 1 (bia@ufpr.br), MARIA WILHELMINA BARBOSA DE OLIVEIRA PIL 1, EUCLIDES FONTOURA DA SILVA JR. 1, 2 e ERASTO VILLA-BRANCO JR. 1, 2 | ||
(1. MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS, SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR; 2. DEPARTAMENTO DE GENÉTICA, SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR) | ||
INTRODUÇÃO:
Este trabalho de educação para a ciência está inserido em um programa maior chamado Ciência Vai à Escola, que tem como objetivo principal introduzir o método científico como prática, no ensino infantil, fundamental e médio, utilizando, para isso, a temática das Ciências Naturais. Com o levantamento de questões, criação de experimentos e formulação de hipóteses, o programa pretende incentivar o raciocínio científico de professores e alunos. Sendo assim, o projeto Descobrindo os Insetos visa a apresentação do assunto em questão não de forma expositiva - discursiva, mas sim interativa. E ainda objetiva a formação continuada de professores da rede pública, como uma forma de atualização e aperfeiçoamento do conhecimento. Desta maneira , o trabalho, ao introduzir o método científico, o faz de uma forma diferente, concatenando a realidade à ciência. |
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METODOLOGIA:
Como primeira etapa realizamos a seleção e caracterização da amostra: local, público alvo, atividades, nível e tipo de ensino (público ou privado). Selecionamos o Município de Antonina, que dista da Cidade de Curitiba oitenta quilômetros e tem uma população aproximada de vinte mil habitantes, sendo quinze mil distribuídos no meio urbano e cinco mil no meio rural e insular. A maioria da população do município retira seu sustento trabalhando no Porto de Antonina ou da pesca na região. O público alvo foi professores, atendendo também vários grupos de alunos com atividades diversas. O trabalho realizado foi na área de entomologia, sendo utilizado a metodologia de oficinas. Esta metodologia envolvia introdução do tema através de jogos didáticos sobre insetos, manipulação e análise das partes e desenvolvimento dos insetos, observação de bicho-pau vivo em gaiola e também ensinamento para montagem de uma coleção entomológica didática. Através de reuniões e discussões com os professores as atividades executadas puderam ser melhoradas e ajustadas para as necessidades dos professores e da região. Quanto ao nível e o tipo de ensino foram selecionados professores do ensino infantil, fundamental e do ensino médio da rede pública. |
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RESULTADOS:
O programa Ciência Vai à Escola como um todo atingiu cerca de cento e vinte e dois professores, sendo cento e quatro de escolas Municipais (primeira a quarta série), doze professores do ensino fundamental (quinta à oitava série) e ensino médio de escolas Estaduais de Antonina, além de seis professores de educação infantil do município. Também foram assistidos cerca de trezentos alunos das mesmas escolas. Através de observações e relatos pessoais pode-se avaliar a repercussão das ações deste trabalho junto aos professores. Vários depoimentos expressaram a importância e a oportunidade do desenvolvimento destas práticas de educação científica. O resultado maior desse trabalho se reflete na melhoria da qualidade do ensino de ciências e biologia, apresentada aos professores, na área da entomologia. Também os resultados alcançados em relação à forma de trabalho, baseada no método científico, desenvolvida com os professores e alunos serve de suporte às ações e vivências ligadas a estes dois grupos. |
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CONCLUSÕES:
Através dos resultados pode-se avaliar qualitativamente os efeitos de um projeto calcado nos princípios da educação em ciências. O fato de se trabalhar mais a fundo com os professores é que estes são a ponte para divulgação da ciência e atuam como agentes multiplicadores de conhecimento. |
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Instituição de fomento: MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS; SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFPR; PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA DA UFPR; SESU/MEC | ||
Palavras-chave: INSETOS; ENTOMOLOGIA; MÉTODO CIENTÍFICO. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |