IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO ESCOLAR
Maria Alice Abranches 1 (mariaalice@faminas.edu.br) e Anielli Aparecida Ribeiro Dornelas 1
(1. Faculdade de Minas - FAMINAS, 36880-000, Muriaé/MG)
INTRODUÇÃO:
Com a presente pesquisa buscou-se analisar como a Educação Física está presente no contexto escolar, enfocando benefícios que propicia aos alunos e como se trabalhar para alcançar esses benefícios.
Serão apresentadas as principais dificuldades enfrentadas pelos professores da disciplina para ministrar suas aulas, tais como: espaço físico inadequado, material didático precário ou insuficiente e falta de respeito pela profissão, entre outros.
Percebe-se que na disciplina Educação Física tem-se praticamente o único espaço para trabalhar a capacidade física dos alunos, que pode ser fortemente relacionada ao desenvolvimento moral, ressaltando que falta posicionamento dos professores para torná-la efetiva e eficiente no contexto escolar.
Quanto a isto se faz necessária uma análise com o objetivo de possibilitar ao professor ministrar as aulas práticas e teóricas deste conteúdo de forma a atender as necessidades dos alunos e contribuir com a formação de acadêmicos dos cursos de licenciatura em Educação Física, visando compreender a Educação Física na realidade escolar.
METODOLOGIA:
Para o desenvolvimento desta pesquisa, foram realizadas entrevistas com profissionais que trabalham e vivenciam a Educação Física na escola: diretores, supervisores pedagógicos, professores regentes e professores da disciplina; além, obviamente, de alunos, centro do processo ensino-aprendizagem.
As entrevistas foram realizadas nas escolas públicas e privadas da cidade de Muriaé - MG, enfatizando como a disciplina Educação Física é percebida no contexto e de que forma ela acontece na escola.
Após as análises foram feitas várias visitas às escolas, onde os acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física da FAMINAS - Faculdade de Minas - puderam observar, verificar e analisar se os discursos estavam coerentes com a realidade escolar.
RESULTADOS:
Mediante as análises das entrevistas verificou-se que na visão dos professores de Educação Física a disciplina contribui para a socialização dos alunos, através do empenho e da adequação do trabalho à realidade escolar. Os diretores percebem que a Educação Física é de extrema importância e deveria ser levada mais a sério, pois a maioria dos professores não é habilitada e não conhece a importância de se trabalhar a disciplina. Os professores regentes avaliam a Educação Física como indispensável, visto que esta abrange não só a área psicomotora, mas auxilia o professor na sala de aula, contribuindo para formar valores, estabelecer regras, limites e, por conseqüência, a disciplina. Os supervisores pedagógicos avaliam a Educação Física como uma disciplina tão importante quanto às outras, que contribui para a formação do aluno, favorecendo a socialização e viabilizando a aprendizagem pelas práticas psicomotoras. Os alunos, principais interessados, acham a disciplina muito boa e gostosa de se fazer, sendo o único momento na escola em que eles têm prazer.
Os professores entrevistados sentem falta de material adequado para enriquecer suas aulas, precisando lançar mão da criatividade para conquistar a participação dos alunos, utilizando a falta de recursos como motivação e não como obstáculo ao trabalho. Porém nem sempre a falta de recursos é sinônimo de pouca qualidade, a cada obstáculo vencido vem à recompensa em ver os alunos se tornando cada vez mais criativos e satisfeitos com as aulas.
CONCLUSÕES:
Percebe-se que a Educação Física é uma disciplina de suma importância para o desenvolvimento do ser humano além de ser um momento mágico dentro do contexto escolar, de entusiasmo, gosto e prazer. As maiores dificuldades enfrentadas pelos professores de Educação Física são a falta de espaço físico adequado às práticas esportivas e carência de material didático, fazendo com que eles tenham que criar situações para que os alunos construam seus materiais, que longe de ser um ponto negativo, é um momento em que a criatividade se manifesta. Em relação a um posicionamento dos professores frente aos desafios que a disciplina enfrenta no contexto escolar, se faz necessário motivá-los para a formação continuada como busca de eficiência e competência para o trabalho.
Num ambiente de crescente violência e indisciplina, a Educação Física ajuda em muito diminuir as “inquietações” dos alunos estimulando o desenvolvimento psicomotor, despertando a criatividade e contribuindo para a sua formação integral.
Verificou-se que os discursos dos profissionais entrevistados retratam praticamente a realidade por eles vivenciada.
Instituição de fomento: FAMINAS, Laticínios DaMatta
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Educação física; Educação básica; Prática de ensino.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005