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F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Turismo e Hotelaria - 1. Turismo e Hotelaria
EVENTOS ESPORTIVOS INTERNACIONAIS E POSSÍVEIS IMPACTOS PARA O TURISMO LOCAL – PESQUISA DE OPINIÃO DOS PARTICIPANTES DO CAMPEONATO MUNDIAL DE KITESURF, PORTO DAS DUNAS - CEARÁ
Arianne Carvalhedo 1 (arianne@uece.br), Lamartine DaCosta 2 e Felipe Augusto Aragão Evangelista Júnior 3
(1. Departamento de Ciências da Saúde / Faculdade de Educação Física / UECE; 2. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física / UGF -RJ; 3. Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos / UECE)
INTRODUÇÃO:
Até meados da década de 1970, poucas investigações haviam sido produzidas sobre o fenômeno turístico relacionado aos
fatores motivacionais para escolha e fidelização a destinos. Com o aumento no número de estudos na área, algumas de suas
formas foram identificadas assim como aprofundados seus significados. Dentre estas, o turismo esportivo vem se mostrando
importante na atração de visitantes, sendo considerado uma das principais áreas potenciais do setor para o século XXI. No
Brasil, o entendimento do turismo como atividade geradora de desenvolvimento ainda é recente e preocupações referentes ao
gerenciamento desta indústria têm apresentado manifestações pontuais e sem continuidade. Com o início da profissionalização
do setor foi inaugurada uma nova etapa de gestão do turismo no país. Entretanto, tais atividades ainda se encontram em
estado incipiente, necessitando de informações que orientem os investimentos e ajudem a identificar demandas para
consolidar o país no cenário turístico internacional. Nesta perspectiva, o presente estudo objetiva analisar se a indústria
turística local corresponde às exigências deste perfil de turistas internacionais, a partir de um levantamento de opinião com
visitantes, direta ou indiretamente, ligados a última etapa do Circuito Mundial de Kitesurf – 2004, realizada no Ceará.
METODOLOGIA:
O método utilizado para obtenção de informações nesta pesquisa de levantamento foi o questionário estruturado com
respostas obtidas através de contato pessoal. Os instrumentos foram entregues a 100% do total de imprensa estrangeira,
membros da organização internacional do evento e competidores, com 40%, 50% e 63% de retorno de cada um destes
grupos, respectivamente; houve outros 13 visitantes estrangeiros, totalizando 90 questionários respondidos. A ferramenta de
coleta utilizada foi baseada nos modelos elaborados por Messing, Müller & Schormann em levantamentos de opinião realizados
nos Jogos Olímpicos de Atlanta, Barcelona e Sydney. Houve, no entanto, adaptações com questões suprimidas e novas
incorporadas devido à especificidade desta pesquisa. A validação da versão utilizada foi feita com grupo controle no primeiro dia
do evento. Além das questões acerca do perfil dos respondentes, constavam perguntas sobre as motivações para a viagem e
posterior estadia no Estado do Ceará, interesse pelos atrativos da cidade, opinião sobre infra-estrutura para recepção de
visitantes, impressão geral e conhecimentos prévios sobre o Estado. Os tipos de questões fechadas do referido questionário
variavam entre dicotômicas, múltipla escolha, filtro, escolha limitada e ordinal. Não foi solicitada a identificação dos
respondentes, mas tão-somente sua delimitação enquanto categoria de participação. Os questionários foram entregues a
partir do segundo dia de evento e coletados até o último dia.
RESULTADOS:
Quanto ao perfil dos respondentes, 74% são do sexo masculino. Do total, 59% são competidores e 24% da imprensa
internacional. A faixa etária de 14 a 30 anos perfaz 58% do total, caracterizando o público como jovem. A Europa enviou 63%
dos visitantes respondentes contra apenas 14% das Américas Latina, Central e do Norte, dado importante, uma vez que para
o primeiro grupo a distância é maior e o custo das passagens é mais elevado. Ainda traçando o perfil dos visitantes, apenas 6%
nunca praticou outro esporte na natureza que não o Kitesurf, reforçando a característica aventureira deste turista. Com
relação à impressão geral do Estado, limpeza urbana, sinalização turística e serviços receberam os piores conceitos. Também
com relação à impressão geral, a beleza natural do Estado foi considerada por quase 53% dos respondentes, entre regular e
ruim, contrariando expectativas do setor. Quanto à infra-estrutura para sediar eventos, o Estado só foi considerado bom no
quesito transporte. Quanto às atividades nas quais os respondentes se envolveram durante sua estadia no Estado, casas
noturnas, praias e prática de esportes na natureza foram os mais selecionados. Estes dados não surpreendem uma vez
considerada a faixa etária e motivação principal da viagem dos respondentes. Finalmente, 55% dos respondentes nunca
obtiveram qualquer informação sobre o Estado antes do evento - número este que pode ser ainda maior uma vez que 11%
não respondeu esta questão - e, destes, 92% pretende voltar.
CONCLUSÕES:
A faixa etária encontrada não contraria as expectativas já geradas pelo mercado de receptivo do turista esportivo, que tem
como seu maior público jovens e adultos de até 40 anos. Além disso, grande parte do grupo entrevistado é de competidores, o
que justifica ainda mais o resultado. Com relação à predominância de visitantes de países da Europa contra países mais
próximos, pode-se argumentar que o primeiro grupo, normalmente de poder aquisitivo maior, é formado por um público que
tem a característica histórica do hábito da prática esportiva assim como das viagens de lazer. Relevante também é o fato de
que 55% dos respondentes nunca havia ouvido falar sobre o Ceará antes da divulgação do evento, corroborando com as
pesquisas acerca do potencial de eventos esportivos para divulgação de destinos. Outro fato significativo é que a beleza natural
não foi considerada uma das grandes forças do Estado para a atração e fidelização de turistas, contradizendo os discursos do
setor e trabalhos de divulgação elaborados pelas instituições gestoras do turismo do Ceará, que se apóiam em grande escala
no referido aspecto. Os dados levantados apontam para a conclusão de que: eventos esportivos são eficientes ferramentas de
divulgação de destinos; e belezas naturais não são garantia de fidelização e atração de turistas já que, mesmo com alto índice
de respostas negativas neste quesito, 92% dos entrevistados afirmam ter vontade de retornar ao Ceará.
Palavras-chave:  Turismo esportivo; Eventos esportivos; Impacto turístico.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005