IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA ORTOGRÁFICA DE ALUNOS DO 1º ANO DO 2º CICLO NUMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DO RECIFE.
Emanuela Soares Baltazar de Lima 1 (emanuelasoares@yahoo.com.br) e Laêda Bezerra Machado 2
(1. Escola Municipal Magalhães Bastos - PCR - Recife/PE; 2. Dep. De Administração e Planejamento Escolar – UFPE)
INTRODUÇÃO:
A escrita é uma das formas de representação da língua. Seu processo de evolução é bastante complexo e cheio de normas. Nem sempre a linguagem escrita corresponde a linguagem oral. É a ortografia o mecanismo de regulação da língua escrita. A criança em processo de alfabetização, em geral, apresenta dificuldades para entender as normas ortográficas. Para superar essas dificuldades, elas devem ser estimuladas a conhecer palavras que possuem correspondência letra-som, as situações em que dependendo do posicionamento da letra, haverá um som diferente na palavra, havendo casos que a norma deve ser memorizada. Este estudo teve como objetivo compreender o processo de desenvolvimento da escrita ortográfica em crianças do 1º ano do 2º ciclo do Ens. Fundamenta l de uma escola pertencente a Rede Municipal de Ensino da Cidade do Recife.
METODOLOGIA:
Além de uma pesquisa bibliográfica, foi realizada uma pesquisa de campo com ênfase na observação da rotina escolar dos alunos; entrevistas individuais e atividades de sondagem e análise das produções dos alunos (comparação das idéias iniciais e finais dos alunos sobre ortografia); levantamento das dificuldades dos alunos; bem como as busca de estratégias de superação das dificuldades ortográficas.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos apontam o não conhecimento ou entendimento dos alunos sobre o que é ortografia, bem como, grande dificuldade em compreender os padrões da norma ortográfica. No entanto, percebemos que quando os alunos compreendem as regularidades ortográficas, conseguem superar as suas dificuldades e evoluir e no processo de aprendizagem.
CONCLUSÕES:
Nesta pesquisa pudemos verificar que os alunos desenvolvem conhecimentos a respeito das normas ortográficas. Alguns com mais propriedade, outros com menos, salientando que cada aluno tem o seu ritmo de aprendizagem. Foi possível constatar que a forma como a ortografia é abordada é de fundamental importância, concorrendo para estimular ou desestimular os alunos tanto na realização das atividades, como na apropriação desses conhecimentos. O desenvolvimento da escrita ortográfica ocorre quando os alunos compreendem que o uso das normas ortográficas regula nossa língua escrita. A partir do momento que as crianças entendem o porquê de determinada grafia, torna-se mais fácil à adesão ao padrão. Aos professores cabe, pois a utilização de atividades que favoreçam e ajudem o aluno no desenvolvimento desta escrita.
Palavras-chave:  Ortografia; Ens. Fundamental; Educação.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005