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G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana | ||
ANÁLISE ESPACIAL DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EM VIÇOSA - MG | ||
Eliana de Souza 1, 4 (elianadsouza@yahoo.com.br), Jaine Aparecida Cota 1, 4, Cristiani Alves Costa 1, 4, Adriano Carlos de Almeida 1, 4, André Luiz Lopes de Faria 2, 4, 5 e Elpídio Inácio Fernandes Filho 3, 6 | ||
(1. Estudante de Geografia do Dep. Artes e Humanidades, Universidade Federal de Viçosa, UFV; 2. Prof. Ms. do Dep. Artes e Humanidades, Universidade Federal de Viçosa, UFV; 3. Prof. Dr. do Dep. de Solos, Universidade Federal de Viçosa, UFV; 4. Geografia, Dep. Artes e Humanidades, Universidade Federal de Viçosa, UFV; 5. Pós-Graduando do Dep. de Solos, Universidade Federal de Viçosa, UFV; 6. Pesquisador do Dep. de Solos, Universidade Federal de Viçosa, UFV) | ||
INTRODUÇÃO:
A crescente urbanização traz consigo novos desafios para a sociedade em uma paradoxal realidade de espaços, tempos e condições de vida que afetam, principalmente, a parcela da população menos favorecida economicamente. A apresentação dessa realidade se torna espacializável utilizando os recursos do Geoprocessamento, especificamente os oferecidos pelo Sistema de Informações Geográficas (SIG) e pelo Sistema de Posicionamento Global (GPS). Essas ferramentas permitem a montagem de banco de dados confecção de mapas e análise dos resultados de forma rápida e menos onerosa. O presente trabalho teve como objetivo analisar o a distribuição espacial das instituições públicas de Ensino Fundamental e Médio, nas Regiões de Planejamento Urbano da cidade de Viçosa-MG. Especificamente buscou correlacionar a localização das escolas, dentro das RPUs, correlacionando o ensino oferecido por ela com os índices de analfabetismo de cada região. Esse trabalho contribuiu para analisar a carência de escolas e a relação do índice de analfabetismo com a presença ou ausência de escolas e ou ensino oferecido nas RPUs, possibilitando uma discussão sobre a necessidade da implantação de novas escolas em determinadas e subsidiando o processo de planejamento e tomada de decisão. |
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METODOLOGIA:
O Município de Viçosa localiza-se na Zona da Mata de Minas Gerais. A obtenção dos dados sobre as instituições de Ensino Público Fundamental e Médio da área urbana do município de Viçosa foi feita através de levantamentos junto às Secretaria Municipal e Estadual de Ensino do município. Posteriormente foram realizadas pesquisas junto às escolas para obtenção de dados. Nesse momento cada escola foi georeferenciada com o uso de um GPS de navegação Etrex Vista Garmim. As coordenadas geográficas de localização das escolas foram usadas para compor um banco de dados geográficos, que além da localização continha outras informações da escola tais como: nome, endereço, telefone, tipo de ensino oferecido, número de alunos, turnos de funcionamento e órgão mantenedor. Montou-se um segundo banco de dados geográfico com as informações das Regiões de Planejamento Urbano, no qual consta número de pessoas residentes, pessoas analfabetas e pessoas de sete a catorze anos. Esses dados foram extraídos do censo demográfico(IBGE-2000) e agrupados pelos setores censitário que compõem cada região. Utilizando o SIG ArcView® foram projetados mapas temáticos variados representando espacialmente a localização das escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio nas regiões de planejamento. A partir dos mapas foram realizadas correlações e análise espacial entre as escolas em função dos atributos de cada uma e entre as setores censitários e as escolas. |
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RESULTADOS:
Os mapas projetados permitiram visualizar a espacialização das instituições públicas de ensino na área urbana de Viçosa, sendo possível uma reflexão dentro da realidade trabalhada. Verificou-se que o processo de espacialização das instituições de ensino se encontra inserido no contexto de segregação sócio-espacial. A cidade de Viçosa foi dividida em dez (10) RPUs, com o intuito de se obter dados com características homogêneas. Foram mapeadas todas as escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio, contabilizando-se dezenove escolas, sendo uma federal, nove estaduais e dez municipais. Pôde se constatar que as escolas se encontram distribuídas de forma desigual nas diferentes RPUs no que se refere ao número de estabelecimentos e ao tipo de ensino oferecido. Apenas uma RPU, não possui escola. Analisando-se as taxas de analfabetismo, percebeu-se que nas RPUs onde se encontram o maior número de estabelecimentos de Ensino a taxa de analfabetismo é menor, em contrapartida as três RPUs que apresentam as maiores taxas de analfabetismo são também as mais carentes em termos de estabelecimento de Ensino, tais regiões não possuem a oferta do Ensino Médio. Fica claro a partir das análises dos mapas que as RPUs localizadas nas áreas centrais apresentam as menores taxas de analfabetismo e possuem maior quantidade de estabelecimento de Ensino público. À medida que se afasta dessas áreas a carência de escolas se eleva, assim como os índices de analfabetismo. |
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CONCLUSÕES:
O resultado desse trabalho possibilitou perceber que a cidade de Viçosa constitui-se em um espaço de segregação social, um território desigual que não consegue atender a população de forma equilibrada. Tal fato é detectável pela heterogeneidade da distribuição das escolas e das taxas de analfabetismo nas RPUs. As ferramentas do Geoprocessamento possibilitaram uma visualização desta realidade através de seu mapeamento, auxiliando no trabalho geográfico de entendimento da dinâmica urbana. A construção de um banco de dados geográfico foi de grande importância uma vez que possibilitou agregar uma grande quantidade de dados para que eles fossem apresentados posteriormente de forma integrada facilitando sua interpretação e discussão. A construção de um banco de dados geográfico digital permite a representação das informações de acordo com o interesse do usuário, podendo ser atualizado com facilidade e rapidez. Para a realização de um trabalho que visa entender o padrão espacial de questões como o analfabetismo, sua relação com a carência de escolas entre outros é importante o uso de métodos e técnicas como os de geoprocessamento. |
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Palavras-chave: Instituições pública de ensino; Análise espacial; Geoprocessamento. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |