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D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
A ANATOMIA PALPATÓRIA E A GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA: PANORAMA ATUAL DAS FACULDADES DE FISIOTERAPIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
JULIO GUILHERME SILVA 1, 3 (jglsilva@terra.com.br), CARLOS ALBERTO ARAUJO CHAGAS 2, 3, LUCIA SERVIDIO 3, RENY DE SOUZA ANTONIOLI 1, JULIANA BITTENCOURT 1, ALINE DE CARVALHO NUNES 1, MAITÊ SILVA FERREIRA 1 e LEONARDO MILANE GOMES 4
(1. Fundação Educacional Serra dos Órgãos; 2. Universidade Fderal Fluminense; 3. Universidade Gama Filho; 4. FAMINAS)
INTRODUÇÃO:
Nos últimos anos, a expansão do 3º grau vem proporcionando um aumento cada vez maior no número de universitários no país. Além disso, mudanças substanciais na política educacional foram implementadas pelo Ministério de Educação (MEC) nesse extrato da educação. Nessa reorganização do ensino universitário, vários pontos são abordados para uma análise crítica da comunidade acadêmica: a qualidade do ensino e o currículo integrado com a demanda e a necessidade da sociedade. Na saúde, o processo de crescimento também se faz presente e, uma das carreiras que tiveram uma grande ascensão foi à fisioterapia. Segundo o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª. Região (CREFITO-2), no Estado do Rio de Janeiro há 19 instituições de ensino superior (IES) em funcionamento, até o momento oferecendo o curso. Devido à característica da atividade laboral do fisioterapeuta, certos conteúdos são imprescindíveis para o exercício profissional como, por exemplo, a Anatomia Palpatória ou de superfície. A partir do advento de novas técnicas de tratamento, principalmente as de terapias manuais a Anatomia Palpatória tem merecido destaque na formação do fisioterapeuta. Esse conteúdo é, quando apresentado no bacharelado, diluído junto com o ensino da Anatomia descritiva ou apenas mencionado nas aulas de semiologia ou em outras disciplinas. Nesse contexto, este trabalho visa identificar os cursos de graduação no Estado do Rio de Janeiro que apresentam a disciplina de Anatomia Palpatória ou de superfície e; discutir o impacto desses conteúdos na prática laboral do fisioterapeuta.
METODOLOGIA:
Nesse estudo descritivo foram consultados os documentos na base de dados do CREFITO-2. Concomitante, foi feita uma análise das grades curriculares das Universidades, Centros Universitários e Faculdades integradas do Estado do Rio de Janeiro que oferecem o curso de Fisioterapia. Portanto, verificou-se a presença ou não da disciplina de Anatomia Palpatória bem como a existência do tema como conteúdo programático nas diversas disciplinas da graduação.
RESULTADOS:
Até o mês de janeiro de 2005, há um total de 19 faculdades de Fisioterapia em funcionamento no Estado do Rio de Janeiro. O critério estabelecido para contabilização das IES obedeceu à localização do campus principal, desconsiderando suas respectivas filiais. Dessas escolas supracitadas apenas 2 não receberam ainda o credenciamento junto ao MEC, pois estão em processo de reconhecimento da faculdade. Após análise da grade curricular de todas as faculdades, apenas uma IES apresenta a disciplina no currículo, com carga horária de 80 h/aula.
CONCLUSÕES:
O panorama atual mostrou que os formandos não recebem conteúdos relevantes de Anatomia Palpatória ou de superfície durante a graduação. Assim, concluímos que no Estado do Rio de Janeiro o referido assunto é praticamente negligenciado pelas escolas de fisioterapia, repercutindo na qualidade do curso. Com a criação e inclusão da disciplina Anatomia Palpatória ou de Superfície nas IES do Estado, como obrigatória, os profissionais teriam maior fundamentação teórica no que tange os conhecimentos de anatomia no vivente aplicada às técnicas cinesioterápicas de terapia manual e no exame físico.
Instituição de fomento: FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Anatomia palpatória; Graduação de Fisioterapia; Estado do Rio de Janeiro.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005