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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo | ||
A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR À LUZ DA PEDAGOGIA LIBERTADORA DE PAULO FREIRE | ||
Eliacy dos Santos Saboya 1 (elysaboya@yahoo.com.br) e Thiago Chagas Oliveira 2 | ||
(1. Centro de Educação - Universidade Estadual do Ceará - UECE; 2. Mestrado em Educação Brasileira- Universidade Federal do Ceará- UFC) | ||
INTRODUÇÃO:
O tratamento dado ao pensamento freireano oscila, basicamente, entre duas perspectivas contrastantes. A primeira reduz o pensamento e as contribuições de Paulo Freire à educação de adultos. A segunda, secundarizando procedimentos didáticos específicos, parte da idéia de que o pensamento freireano constitui-se, antes de tudo, como uma grande linha de orientação de uma ação atrelada a uma compreensão crítica da prática pedagógica. Seguindo essa perspectiva de análise, o estudo aqui apresentado propõe-se a lançar um olhar sobre um Paulo Freire ainda pouco discutido, ou seja, um Freire que, partindo de sua compreensão filosófica da educação, também pensa os problemas escolares cotidianos. Nossa problemática central está referida à importância que os conteúdos curriculares assumem em sua proposta. Para elucidar essa questão, destacamos três aspectos que nos pareceram essenciais: (1) a democratização da organização dos conteúdos; (2) o tratamento dado aos mesmos numa perspectiva libertadora; (3) o ensino dos conteúdos numa perspectiva problematizadora. |
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METODOLOGIA:
Nossa pesquisa, eminentemente teórica, foi realizada através de uma pesquisa bibliográfica centrada nas principais obras de Paulo Freire. O estudo desenvolve-se em duas partes fundamentais. Na primeira parte, procuramos sublinhar aspectos importantes à compreensão do pensamento político-pedagógico do autor, a saber: a politicidade da educação, o diálogo como essência da educação libertadora bem como a educação enquanto situação gnosiológica. Na segunda parte, destacamos os aspectos que nos pareceram essenciais para a compreensão da questão proposta. O nosso principal recurso para extração e análise dos dados foi o fichamento. A primeira parte do trabalho foi realizada a partir do estudo das obras iniciais de Freire, a saber: Pedagogia do Oprimido, Ação cultural para a liberdade, bem como Extensão ou Comunicação? . Para a elaboração da segunda parte, trabalhamos com os livros que marcam o Freire pós-exílio, a saber: Sobre educação (vols. 1 e 2); Medo e Ousadia; Pedagogia: diálogo e conflito; Professora sim, tia não; Pedagogia da Autonomia assim como Pedagogia da Indignação. |
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RESULTADOS:
Pôde-se perceber, através da análise da obra de Freire, que os conteúdos escolares são absolutamente necessários, devendo, entretanto, passar por um processo diferenciado de tratamento. O que difere a pedagogia libertadora de outras compreensões progressistas da educação é o fato dela não centrar a prática educativa somente nos conteúdos, assim como não centra, igualmente, no educador, nos educandos nem nos métodos. A pedagogia libertadora a entende em sua totalidade. |
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CONCLUSÕES:
Concluimos que, na pedagogia libertadora, a questão central refere-se à democratização da organização dos conteúdos. Freire recusa, veementemente, o autoritarismo no ato de programar. É absolutamente necessário que os educandos e a comunidade escolar participem da organização dos conteúdos. Outro fator importante, diz respeito à forma de ensiná-los. Estes, numa perspectiva dialógica, não podem ser simplesmente transferidos, depositados nos educandos. O educador, nessa perspectiva, não se considera possuidor de um objeto a ser “doado” ao educando, mas conhecedor de um objeto a ser desvelado e assumido por ele. O ensino dos conteúdos, por sua vez, estará sempre associado a uma leitura crítica da realidade. Eles devem ajudar os educandos a compreenderem a realidade em que vivem. Respeitar os saberes socialmente construídos pelos alunos é outra exigência radical a quem se propõe a trabalhar com a pedagogia libertadora. É a partir do saber socialmente construído pelo aluno que se alcança o saber mais exato, de natureza científica. |
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Palavras-chave: Pensamento pedagógico de Paulo Freire; Escola; Currículo. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |