IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA, O ENSINO SUPERIOR E SUA MISSÃO DE DIVULGAR E PRODUZIR NOVOS CONHECIMENTOS
Alberto Antônio Oliveira 1 (abeto@ibest.com.br), Odair José da Silva 1, Zires Marinho Leão 1, Lorena de Paula Mendonça 1, Renato de Paula Franco 1, Fabiana Aparecida Gomes 1, André Wetmann 1 e Kátia Cristina Brito 1
(1. Departamento de Pedagogia, Faculdade Guaraí - FAG)
INTRODUÇÃO:
A contínua interação com os meios de comunicação, tem tornado cada vez mais veloz e rápida na transmissão de informações, essas transformações proporcionam inovações e caracterizam uma época de novas tecnologias. Para entender a expressão novas tecnologias, é preciso ter em mente que este conceito é variável e depende do contexto social e do meio em que se situa, pois, em um país tão diversificado como o Brasil, as novas tecnologias apresentam-se de maneiras diferenciadas. Diante dessa realidade, as novas tecnologias presentes na sociedade têm como o grande aliado o computador, que desempenha o papel de propulsor dos avanços na área da informação através da Internet. O objetivo desta pesquisa foi saber como é trabalhada a informática no meio acadêmico e como os professores da Faculdade Guaraí inserem os recursos computacionais, por exemplo, a Internet, no desenvolvimento de suas disciplinas e do curso em que atuam. O trabalho se justifica, pois, a informática faz parte do cotidiano de muitas pessoas e das organizações sociais, por isso é relevante um levantamento de como a faculdade está se inserindo no processo de inclusão digital, ou seja, e se está adaptando-se a essa nova tecnologia, sendo esta um ambiente de ensino e pesquisa é importante que a mesma absorva e produza informações variadas.
METODOLOGIA:
Para a coleta dos dados foram pesquisados professores da Faculdade Guaraí - FAG no município de Guaraí, Tocantins. Atualmente a faculdade conta com mais de 50 docentes distribuídos em cinco cursos de graduação sendo estes: Pedagogia, Letras, Administração, Enfermagem e Agronomia, destes foram pesquisados somente 10 professores, dois de cada curso, sendo utilizado questionário de perguntas subjetivas que foram entregues e recolhidos em mãos, todos os pesquisados responderam o questionário na íntegra. As perguntas utilizadas nesta pesquisa se basearam no tema informática e Internet no meio acadêmico.
RESULTADOS:
Dos professores pesquisados 80% afirmaram que utilizam, constantemente, da Internet como fonte de pesquisa para complementação de assuntos relacionados à área de atuação, 20% afirmaram que utilizam o computador somente como recurso para a realização de trabalhos burocráticos como preencher diários, fazer planos de curso e digitar provas. Em relação a incentivar alunos, 60% dos professores afirmaram que incentivam seus alunos a realizarem pesquisas na Internet sugerindo sites pertinentes ao assunto estudado e solicitando pesquisas variadas, 40% disseram que ás vezes fazem comentários em aula, mas só quando encontram algo muito interessante relacionado ao tema trabalhado. Foi perguntado aos professores se estes utilizam o laboratório de informática da faculdade para desenvolver atividades com os alunos, 40% afirmaram que não, pois, falta espaço na carga horária da disciplina para tal atividade, 60% afirmara que sim, levam seus alunos ao laboratório de informática para realizarem pesquisas e desenvolverem atividades em outros programas no computador. 100% foram unânimes em afirmar que para o melhor envolvimento dos acadêmicos, bem como professores, é necessário que a faculdade invista mais em equipamentos e pessoal qualificado para manutenção das máquinas e tutoria aos usuários.
CONCLUSÕES:
Os computadores e a Internet podem ser ferramentas, ricas, em possibilidades que contribuam com a melhoria do nível de aprendizagem, para tanto, é necessário que haja uma reformulação na organização curricular, criando novos modelos metodológicos e que se repense qual é o significado da aprendizagem. No caso específico das Instituições de Ensino Superior, é necessário que as mesmas invistam mais em recursos tecnológicos e que ofereçam um serviço qualificado, incentivando alunos e professores a utilizarem largamente do computador e da Internet. Ao concluir esta pesquisa percebe-se que a Faculdade Guaraí tenta entrar na era da inclusão digital e está caminhando, ainda que lentamente, para chegar a este nível de exigência e que reconhece no computador e na internet ferramentas que somam no processo de ensino aprendizagem, bem como, para o desenvolvimento e divulgação de pesquisas acadêmicas e sociais.
Palavras-chave:  Informática na educação; Novas tecnologias educacionais; Inclusão digital.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005