IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 4. Sociologia do Trabalho
IMPACTOS SÓCIO-AMBIENTAIS DO GASODUTO URUCU/COARI NA REGIAO AMAZONICA
Iraildes Caldas Torres 1 (ictorres@horizon.com.br)
(1. Universidade Federal do Amazonas - UFAM)
INTRODUÇÃO:
A Amazônia brasileira possui, hoje, um valor emergente inestimável como fator de equilíbrio ecológico e biológico do planeta. A questão ambiental recoloca a região no centro do debate mundial, transformando-a num valor universal de largo alcance e imensurável importância. Mas, os processos intensos de exploração do território amazônico desde a conquista até os dias atuais, interferiram significativamente no equilíbrio da região. Um dos projetos que causa forte desequilíbrio ambiental e social é a cadeia do petróleo e gás do Amazonas dirigida pela Petrobras no complexo de Urucu, localizado no Município de Coari, Estado do Amazonas. Este estudo se ocupa do exame dos impactos sócio-ambientais causados à região e seus habitantes em função da construção do primeiro gasoduto que ligou Urucu a Coari, inquirindo sobre os destinos dos recursos ou royalties que o Município de Coari recebe da Petrobras há 16 anos para fins de benfeitorias sociais.
METODOLOGIA:
Inicialmente foi realizado um cotejamento de dados secundários e, posteriormente, foram ouvidos alguns sujeitos envolvidos nesta problemática, tais como: 01 liderança indígena, 02 lideranças de organizações não-governamentais, 01 trabalhador de Urucu, 01 engenheiro da Petrobras e 03 representantes do SEBRAE nacional e estadual.
RESULTADOS:
Dentre os múltiplos aspectos revelados constatou-se que o gasoduto Urucu/Coari secou três igarapés que forneciam água `a comunidade local, utilizada para consumo e para a produção de farinha de mandioca que é o alimento básico das populações tradicionais; a quantidade de peixe também diminuiu consideravelmente no Rio Urucu; e a prostituição infantil tornou-se um fenômeno de grande vulto na cidade de Coari.
CONCLUSÕES:
O Município de Coari possui traços que lhe emprestam feições tradicionais e modernas. Contudo, apresenta um quadro socio-econômico-cultural provocado por impactos que interferiram na forma, intensidade e temporalidade dos processos de mobilidade e constituição do tecido social. Some-se a isto, o fato de que os recursos dos royalties que entram nos cofres públicos não chegam inteiramente `as populações locais em forma de políticas públicas.
Palavras-chave:  Impactos Ambientais; Gasoduto; Amazônia.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005