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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências | ||
APRENDENDO CIÊNCIAS E QUÍMICA TOMANDO LEITE | ||
Eliezer de Mello Silva 1 (eliezermellosil@yahoo.com.br), Débora de Melo Amaro 1, Isabela de Oliveira Carvalho 1, Emanoel Luiz Mathias 1, Felipe Freitas de Castro 1, Sônia Aparecida Carvalho Breijão 2, Nivielson Hastenheiter Duvanel 2, Mônica Irani de Gouvêia Belinelo 1, 4 e Valdenir José Belinelo 1, 3 | ||
(1. Faculdade de Minas - FAMINAS, Muriaé/MG; 2. Escola Estadual Engenheiro Orlando Flores, Muriaé/MG; 3. Rede Pitágoras, Belo Horizonte/MG; 4. Universidade Vale do Rio Verde, UNINCOR, Três Corações/MG) | ||
INTRODUÇÃO:
A cidade de Muriaé, localizada na zona da mata mineira, tem o leite e o café como as duas principais fontes de renda. Assim, o grande número de laticínios na região despertou o interesse em associar o ensino de Ciências e de Química ao estudo do leite. A contextualização deve permear todo o ensino de Ciências e de Química motivando o aluno a participar e a interagir em sala de aula construindo conceitos e propondo soluções aos problemas do seu cotidiano. Desde o nascimento do ser humano, o leite faz parte de sua alimentação; por isso torna-se um bom modelo para solução dos problemas do cotidiano através do entendimento e construção dos conceitos de Química. Os alunos de Ciências da oitava série e de Química do ensino médio da Escola Estadual Engenheiro Orlando Flores analisaram o leite in natura, pasteurizado, longa vida e em pó, quanto à composição e propriedades físico-químicas. |
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METODOLOGIA:
O trabalho envolveu pesquisa na internet e em livros sobre a composição e a qualidade das amostras de leite. O trabalho foi desenvolvido em vinte aulas de 50 minutos na própria sala de aula e na cozinha, visto que não tem laboratório na escola. A acidez e qualidade das amostras de leite foram analisadas com uso dos indicadores alizarina sódica e extrato de repolho roxo. O leite in natura foi fervido para separação da nata, que foi usada na preparação da manteiga. A composição lipídica da manteiga serviu de base para explicar e deduzir as reações de saponificação, hidrólise e esterificação de ácidos graxos e do triacilglicerol do ácido palmítico. Nesse momento foram trabalhados os conceitos de detergentes aniônicos e catiônicos e de desinfetantes. Após a acidificação de uma amostra de leite com vinagre, a caseína foi separada por filtração simples. O sobrenadante 1 foi aquecido e submetido a outra filtração. Esta etapa permitiu a separação da puína do sobrenadante 2. De forma semelhante à produção do queijo, os alunos separaram e moldaram os coágulos caseínicos. A presença do açúcar lactose no sobrenadante 2 foi detectada com o Reagente de Benedict. |
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RESULTADOS:
O trabalho permitiu a apresentação e a fixação de conceitos de Química a partir do cotidiano dos alunos. Durante os testes de acidez foram explorados os tópicos ácidos, bases, soluções, misturas, pH e escala de pH. A preparação da de manteiga possibilitou explanar sobre os conteúdos polaridade, densidade, ácidos graxos, ésteres, alquenos, alcanos e de triacilgliceróis. A distinção entre manteiga e margarina também foi discutida. A partir de questionamentos dos alunos sobre margarinas trans e cis, colesterol e ômega-3 foi trabalhada a estereoquímica dos ácidos graxos, cuja compreensão foi auxiliada pela análise das fórmulas dos ácidos oléicos, linoleícos e linolênicos. Em todas as etapas os alunos escreveram as fórmulas estruturais planas e de linha dos compostos estudados: lipídeos, proteínas, açúcares e vitaminas. Os alunos também classificaram os carbonos, as cadeias carbônicas e as funções orgânicas presentes nestes compostos. Em todas as etapas os alunos escreveram as fórmulas estruturais planas e de linha de ligação dos compostos estudados: lipídeos, proteínas, açúcares ou vitaminas, analisando as funções orgânicas presentes e classificando os carbonos e as cadeias carbônicas. O estudo de aminoácidos, proteínas, monossacarídeos, polissacarídeos, monômeros e polímeros foram introduzidos nas etapas de separação da caseína e da albumina e análise da lactose. |
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CONCLUSÕES:
O estudo do leite motivou e permitiu aos alunos estudarem os compostos orgânicos, os polímeros naturais, métodos de separação, tabela de pH, indicadores ácido-base e diferença de mistura, substância pura e substância natural. Os experimentos e as pesquisas teóricas propiciaram um aprendizado interativo e construtivo dos conceitos e aplicações de Química. O trabalho foi concluído com visita a laticínio da região para observação de toda a produção de queijo, iogurte, doce de leite e leite pasteurizado. A iniciação científica tem possibilitado aos acadêmicos dos cursos de Farmácia e Nutrição o aprimoramento dos conceitos e das técnicas desenvolvidas na Faculdade, além de aperfeiçoar as habilidades de comunicação, produção de textos e de técnicas simples usando materiais do cotidiano junto aos alunos do ensino fundamental e médio. |
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Instituição de fomento: Faculdade de Minas - FAMINAS, Muriaé/MG | ||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Ciências; Leite; Educação. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |