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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 2. Cultura Organizacional
UM DIAGNÓSTICO CULTURAL NUMA ORGANIZAÇÃO DO SETOR DE COMÉRCIO
Janaína Carvalho Silva 1 (janaina-pb@bol.com.br) e Albertina Maria Ribeiro Brito 1
(1. Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Campina Grande-UFCG)
INTRODUÇÃO:
Uma cultura estabelece uma identidade, uma marca reconhecível, uma visão de mundo, um modo próprio de fazer as coisas, categorizar e interagir, para responder às solicitações e peculiaridades aprendidas e reconhecidas no meio externo. A cultura delineia o caráter da organização, assim, compreender os fatores culturais que configuram os indivíduos e suas organizações é ter meio para compreender importantes diferenças do comportamento organizacional. O diagnóstico de uma cultura é realizado no intuito de garantir a sobrevivência e a competitividade da organização diante de negócios em constante mutação. O objetivo desse trabalho vem ser o de constatar o tipo de cultura predominante numa determinada organização do setor de comércio, baseando-se em aspectos como organização, estudos empíricos, evolução da empresa e sistemas de recompensa. Apesar de o tema Cultura Organizacional vir recebendo maior atenção nesses últimos anos, ainda é notória a pouca importância dirigida ao mesmo, diante da escassez de material bibliográfico em faculdades, sites e bibliotecas. Além da resumida oferta de material didático, nenhum estudo dessa natureza foi realizado na organização em questão ao longo de seus vinte e nove anos de existência, o que também impulsionou o exercício desta pesquisa.
METODOLOGIA:
O universo da pesquisa é constituído pelos 37 funcionários que fazem a organização estudada. Analisou-se uma amostra probabilística, já que os membros tiveram iguais chances de serem escolhidos, de 28 pessoas. Além da amostragem também se utilizou o método da observação assistemática, devido alguns conhecimentos terem sidos obtidos através de uma experiência casual. Foram elaboradas algumas variáveis a fim de identificar a cultura da organização como: perfil do profissional, onde foram levantadas questões como tempo de serviço, faixa etária e gênero; e cultura organizacional, procurando identificar elementos como artefatos visíveis, ambiente empresarial, sistema de crenças e valores, sistemas de comunicação, processo decisório, sistema de cerimônias, além de endoculturação e treinamento. A pesquisa realizou-se em duas etapas. A primeira etapa iniciou-se a partir de um diagnóstico situacional da organização, seguido de pesquisas relacionadas ao tema proposto, finalizando na elaboração e aplicação do formulário junto à amostra. O formulário foi o instrumento de investigação mais adequado a ser aplicado. Na segunda etapa os dados foram tabulados e analisados qualitativa e quantitativamente, oferecendo-se sugestões baseadas nos resultados encontrados.
RESULTADOS:
Os funcionários da organização estudada têm em sua maioria menos de 40 anos, são do sexo masculino e trabalham na referida empresa há menos de cinco anos. A maioria das pessoas entrevistadas considerou como sendo apenas regular a estrutura física oferecida a eles para o desempenho de suas tarefas. È perceptivo o choque de ideologias existente entre as pessoas que se formaram na própria faculdade da empresa, e sempre trabalharam na mesma, e aquelas que já vêm de outras organizações. Os seus funcionários consideram o salário e a qualidade dos seus produtos oferecidos como os principais fatores associados à sua imagem. No que diz respeito à tomada de decisão, de um modo geral a empresa mantém uma postura centralizada e lenta, o que é comum na maioria das empresas desse grupo, isso devido à sua política ainda familiar adotada e praticada ao longo dos anos. As cerimônias como comemorações de aniversários ou alcance de metas não ocorrem com freqüência devido à falta de incentivos para tais. Considerou-se a receptividade da empresa para com os novatos satisfatória, embora não haja processo de socialização dos novos membros e as estratégias de integração dos novatos estejam a critério dos demais. A maioria de seus funcionários respondeu que nunca passou por um processo de treinamento, aprendendo as tarefas que hoje executam com seus próprios companheiros de trabalho que se dispuseram a ajudá-los; quando não, sozinhos.
CONCLUSÕES:
Com base na organização, percebeu-se que a empresa possui uma cultura orientada pela função já que a burocracia, ou seja, normas e procedimentos prevalecem, a fim de gerarem segurança e formalismo nas relações. Com base nos estudos empíricos, a empresa apresenta uma cultura de processo, não apresentando nenhum tipo de risco e com um feedback muito lento. Seus heróis são pessoas ordenadas, cultas e formalistas, com um comportamento conservador, hierarquizado e lento. Os rituais são reuniões longas para resolver acordos rápidos e práticos. Com base na evolução da empresa, ela apresenta uma cultura de previsão já que busca uma trajetória semelhante a do presente e do passado para traçar as ações do futuro. Seu lema é “planejar o futuro”. Com base nos sistemas de recompensa, a empresa apresenta uma cultura preocupada com seus membros em relação aos seus níveis de rendimento. Possui um perfil paternalista e as recompensas não estão diretamente relacionadas com os resultados.
Instituição de fomento: Universidade Federal de Campina Grande
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Cultura Organizacional; Comportamento Organizacional; Diagnóstico Cultural.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005