IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Turismo e Hotelaria - 1. Turismo e Hotelaria
Levantamento das potencialidades turísticas do Ciclo Junino no município do Recife/PE
Leilane Pinto do Nascimento 1 (amealei@yahoo.com.br), João Paulo Ferreira Santos 1, Liliane de Melo Santos 1, Vandré Araújo Cechinel 1 e Raimundo Alvino de Lima Júnior 1
(1. Núcleo de Hotelaria e Turismo, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE)
INTRODUÇÃO:
O município do Recife é palco de diversas festas populares distribuídas durante todo o ano, dentre estas, o Ciclo Junino.
Inicialmente marcado pela comemoração da fertilidade da terra, o Ciclo Junino nas grandes cidades une costumes tradicionais às tendências artísticas e culturais das sociedades urbanas. No período próximo aos dias de Santo Antonio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho) as tradições interioranas tomam as ruas e praças da cidade e exibem toda sua beleza.
Durante os festejos juninos é possível acompanhar apresentações culturais como coco-de-roda, ciranda, forró e xaxado; saborear comidas típicas como bolos, milho, canjica e pamonha; conhecer talentos da música regional que se apresentam em bares e restaurantes; e admirar-se com as quadrilhas juninas. A quadrilha junina em Recife é um espetáculo que une dança, teatro, artes plásticas, organização social, diversão e competição, valorizando os símbolos e as tradições de forma alegre e criativa.
Recife conta com pólos de animação e diversos arraiais distribuídos pela periferia da cidade, promovendo a apresentações culturais. O principal concurso acontece durante dez dias e conta com a presença de quase 90 quadrilhas, reunindo um público de aproximadamente 40 mil pessoas/dia.
O Ciclo Junino atrai grande público local, porém é turisticamente sub-aproveitado. Desta forma, esta pesquisa tem o objetivo de ressaltar os aspectos positivos da utilização turística dos festejos juninos para o Recife.
METODOLOGIA:
Para realização desta pesquisa foram utilizados os seguintes procedimentos:
- Observação in loco de ensaios e apresentações de quadrilhas juninas;
- Observação in loco de arraiais e pólos de animação do Ciclo Junino;
- Entrevistas diretivas e semi-estruturadas com diretores e dançarinos de quadrilhas juninas;
- Entrevista diretiva e semi-estruturada com a historiadora Carmem Lélis – Diretora do Centro de Estudo e Pesquisa em Cultura Popular Casa do Carnaval / Prefeitura do Recife;
- Utilização dos dados da pesquisa “Quadrilha Junina – história e atualidade – um movimento que não é só imagem” realizada pela Fundação de Cultura Cidade do Recife nos anos de 1999, 2000, 2002 e 2004;
- Pesquisa bibliográfica em materiais informativos como folders, revistas e livros.
RESULTADOS:
Esta pesquisa aponta para os seguintes resultados a serem alcançados a partir da utilização turística do Ciclo Junino:
- Aumento do fluxo turístico no período junino;
- Diversificação dos atrativos turísticos da cidade do Recife;
- Contribuição à vocação da cidade para a prática do turismo cultural, como alternativa ao turismo de sol e mar;
- Interação enriquecedora de turistas com a população local;
- Valorização de expressões da cultura popular local como dança, artesanato, música e teatro;
- Valorização da gastronomia típica do Ciclo Junino à base do milho e do coco;
- Percepção da cultura como um vetor da economia, produto que pode ser vendido e consumido;
- Aquecimento do comércio formal e informal;
- Elevação da auto-estima da população através do fazer cultura e da geração de renda;
- Inclusão social, principalmente de jovens envolvidos com a quadrilha junina, reconhecidos e valorizados por meio da arte;
- Promoção de artistas e grupos locais;
- Incentivo e manutenção do movimento quadrilha junina.
CONCLUSÕES:
Ciclo Junino é um produto diferencial do Turismo Cultural da cidade, fruto da iniciativa e esforços de comunidades e pequenos grupos, porém, apesar de sua beleza e expressividade, a atuação dos poderes público e privado ainda é ínfima.
A implantação de políticas públicas e privadas de incentivo à utilização turística dos festejos juninos podem contribuir positivamente tanto para a diversificação da programação turística da cidade, como para o aumento da visitação turística, bem como solidificar a identidade cultural e proporcionar geração de emprego e renda para a população.
As ações de potencialização turística do Ciclo Junino em Recife devem focalizar-se especialmente na promoção deste atrativo, uma vez que a realização dos seus festejos já ocorrem devido aos esforços das comunidades que mantém vivo estes costumes.
Estas ações devem ser pautadas no planejamento com sustentabilidade cultural e turística, considerando o contexto social e econômico da cidade, avaliando todos os impactos positivos e negativos que a intervenção governamental e privada podem provocar.
Palavras-chave:  turismo; ciclo junino; desenvolvimento social.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005