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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências | ||
O USO DA TECNOLOGIA NA TRANSMISSÃO DA VIDA | ||
Maria Rozilânia de Oliveira Pinheiro 1 (rozilaniagap@yahoo.com.br) | ||
(1. Secretaria de Educação Básica do Estado Ceará - SEDUC) | ||
INTRODUÇÃO:
O ensino da Biologia é pautado no entendimento dos fenômenos biológicos e nas vivências práticas de conhecimentos, abordados de modo contextualizado. Neste sentido, este projeto tem a intenção de associar os conhecimentos teóricos com a prática de enxerto em vegetais e inseminação em caprinos e ovinos, conhecendo técnicas e procedimentos atuais que são utilizados através do estudo da reprodução para beneficiamento humano. Esses foram assuntos estudados nos casos especiais de reprodução em sala de aula e estão presentes no nosso cotidiano colocando o aluno em contato direto com o uso de novas tecnologias, com o uso da internet (portal aprende brasil), pesquisa de campo, com as técnicas e procedimentos utilizados pelos pesquisadores na EMBRAPA e na GP-genética. Pretende-se ainda, realizar um trabalho educativo, que estenda-se aos pais dos alunos, em especial do turno da noite, que em sua maioria são provenientes de toda zona rural deste Município. Considera-se este trabalho de suma importância para a vivência escolar, por realizar-se através de uma metodologia ativa que desperta motivação, promovendo no aluno o interesse, a curiosidade, a pesquisa e o gosto pelo aprendizado. Além disso, aborda um conteúdo presente no cotidiano de nossa clientela, que sobrevive de atividades rurais relacionadas à agricultura e à pecuária, como o cultivo de cajueiros, criação de ovinos etc; necessitando assim de informações adequadas para melhores aplicações. |
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METODOLOGIA:
O trabalho será desenvolvido nas seguintes etapas: Estudo teórico em sala de aula, explorando os conteúdos relacionados aos casos especiais de reprodução com estudo dirigido e em grupo, pesquisa na internet com orientação do professor; coleta de dados com visitas a EMBRAPA/Pacajus e na GP - Genética/Juatama-Quixadá para assistir palestras, vídeos e desenvolvimento de técnicas laboratoriais; realização de seminários por turmas e exposição fotográficas na internet; capacitação e assessoria aos pais/alunos; produção de mudas, com o envolvimento de alunos/pais no laboratório vivo da escola. |
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RESULTADOS:
Os alunos envolveram-se bastante em todas as etapas do projeto; participaram de uma Mostra de ciências na escola em que ficaram com o primeiro lugar; foram selecionados para participar da FECMAB, uma feira de ciências realizada pelo crede 08 envolvendo os 14 municípios do Maciço de Baturité, oportunidade esta em que levaram o primeiro lugar. Esse projeto foi selecionado e posteriormente receberá financiamento do Governo do Estado do Ceará em parceria com o BID. |
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CONCLUSÕES:
Foi observado uma melhora no nível de aprendizagem dos discentes que foram capazes de associar a teoria à prática a partir do estudado. As visitas à EMBRAPA serviram de fomento para a realização de seminários e, em seguida, o cultivo de plantas frutíferas enxertadas no laboratório vivo da Escola. Além disso, foi possível o envolvimento dos pais, dos alunos e da comunidade em geral, oferecendo capacitação e assessoria técnica para o cultivo de mudas enxertadas. |
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Palavras-chave: BIOLOGIA; TECNOLOGIA; VIDA. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |