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F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Turismo e Hotelaria - 1. Turismo e Hotelaria | ||
Identificação de ações de incentivo à permanência e ao regresso de visitantes à cidade do Recife/PE | ||
Vandré Araújo Cechinel 1 (vandrearaujo@yahoo.com.br), João Paulo Ferreira Santos 1, Raimundo Alvino de Lima Júnior 1, Liliane de Melo Santos 1 e Leilane Pinto do Nascimento 1 | ||
(1. Núcleo de Hotelaria e Turismo, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE) | ||
INTRODUÇÃO:
Independente da motivação da viagem, o turista sempre deseja encontrar apoio e qualidade nos serviços oferecidos nas destinações. A permanência e o regresso do turista a numa localidade em que a atividade turística já apresenta representatividade na economia local é essencial, para manter a qualidade de vida da população residente. Pesquisas constantes que caracterizem os turistas efetivos e potenciais são importantes, visto que permitem o conhecimento aprofundado da demanda e o nível de satisfação, o que possibilita um planejamento mais sólido e direcionado a satisfazer as motivações destes visitantes e os interesses da comunidade, minimizando os pontos negativos e conseqüentemente incrementando a oferta, a qual é composta por recursos culturais, atividades de lazer, segurança, entre outros fatores de grande relevância para os visitantes. Recife, cidade pernambucana conhecida não apenas pela sua beleza natural mas também pela diversidade e riqueza cultural, apresenta uma demanda ainda incipiente, em que apesar das pesquisas realizadas pela Empresa de Turismo de Pernambuco – Empetur apontarem, em 2004, uma média de permanência de turistas na cidade de 9 dias, e intenção de regresso de 88,20% desses visitantes, percebe-se a grande oscilação e a decrescente diminuição do fluxo turístico no decorrer dos anos de 1998 a 2004. Esta pesquisa pretende identificar ações necessárias para prolongar a permanência e incentivar o regresso de turistas na cidade do Recife. |
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METODOLOGIA:
A pesquisa realizada foi de caráter qualitativo, através de entrevistas semi-estruturadas e diretivas, as quais foram realizadas nos principais hotéis e eventos da cidade do Recife no período de outubro de 2004 a fevereiro de 2005 (período em que o fluxo turístico é maior) e aplicada em 100 visitantes, entre hóspedes e congressistas. A entrevista de caráter informal procurou investigar as necessidades dos visitantes em suas visitas ao Recife. Após a realização dessas entrevistas foram analisadas as informações coletadas. |
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RESULTADOS:
Após a análise e discussão dos dados obtidos, a pesquisa chegou aos resultados descritos abaixo: - Aumentar o número de pontos de informações turísticas, instalando-os em locais turisticamente estratégicos e em eventos de médio e grande porte; - Disponibilizar material informativo de qualidade, como guias, mapas e folders com informações sobre centros de comercialização de artesanato, museus e programação cultural; - Desenvolver ações de conscientização ambiental visando a diminuição do lixo nas ruas; - Possibilitar o contato dos turistas com as manifestações da cultura popular regional; - Diversificar a programação turística noturna da cidade; - Contar com profissionais bilíngües nos pontos de informação turística; - Capacitar adequadamente os profissionais dos pontos de informação e dos equipamentos turísticos em geral; - Planejar eventos e atrações que façam contraponto ao “turismo de sol e mar”; - Diminuir os níveis de criminalidade; - Educar turistas e população local para as viagens de turismo. Foi possível, então, constatar diversas necessidades dos turistas e identificar ações para maximizar o tempo de permanência destes visitantes na cidade, bem como incentivar o regresso seu regresso. |
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CONCLUSÕES:
A opinião do turista é um importante indicador, não apenas de aspectos positivos, mas principalmente de aspectos negativos. Estes devem ser cuidadosamente analisados pelos órgãos responsáveis pelo fomento do turismo a fim de elucidá-los, manter o fluxo turístico constante e intenso (observando sempre a capacidade de carga da localidade) e, conseqüentemente, promover o desenvolvimento sustentável da atividade. É importante ressaltar que o turismo requer planejamento constante para que a sustentabilidade seja realmente alcançada, gerando divisas para a cidade onde este é implementado. Ações que atendam as necessidades dos visitantes precisam, assim ser priorizadas. |
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Palavras-chave: turismo; fluxo turístico; informação. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |