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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional | ||
MAPEAMENTO DOS ESTUDOS SOBRE GESTÃO DEMOCRÁTICA EM MATO GROSSO | ||
Angélica Aparecida Valentim 1 (aapvgeli@yahoo.com.br) e Ártemis Torres 1 | ||
(1. Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso) | ||
INTRODUÇÃO:
A presente comunicação faz parte do projeto de pesquisa “Balanço Crítico da Implantação da Gestão Democrática em Mato Grosso”, cuja finalidade é avaliar o estado da arte a respeito da democratização da gestão escolar do ensino público, no Estado. Nesse sentido, alguns procedimentos da pesquisa foram desenvolvidos por bolsistas antecessores, tais como: levantamento bibliográfico dos estudos existentes sobre o tema; a criação do Banco de Dados Mapa Cronológico, que registra informações sobre legislação, eventos promovidos e fatos marcantes no decurso da implantação da gestão democrática em Mato Grosso, desde 1984; e a revisão da literatura nacional, na tentativa de identificar os principais marcos do processo de democratização da rede pública de ensino, registrando dificuldades e potencialidades. Para essa pesquisa, entretanto, buscou-se mapear o conteúdo dos estudos levantados, com base em categorias que abrangeram desde os recortes temáticos da pesquisa até às conclusões. |
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METODOLOGIA:
Foram selecionados 14 estudos, com base no levantamento ocorrido na primeira etapa, que abrangeu dissertações, monografias e relatórios de pesquisa. Da seleção constam majoritariamente os estudos desenvolvidos por pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso. Sobre esses estudos incidiu uma análise minuciosa da abordagem temática, do problema da pesquisa, da base teórica, da metodologia e técnicas utilizadas, da abrangência e diversidade do objeto material e, ainda, dos resultados e conclusões a que essas pesquisas chegaram. |
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RESULTADOS:
Por meio do mapeamento dos estudos, foram identificados dois grandes focos temáticos: a) políticas estatais, em que o objeto material se alterna entre o sistema estadual/municipal de ensino e o sindicato docente; b) processos democratizadores nas unidades escolares, em que o objeto material abrange professores, diretores, alunos, pais, conselhos deliberativos e Projeto Político Pedagógico. |
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CONCLUSÕES:
A análise do temário em que estão concentrados os estudos, bem como os ângulos selecionados, conduzem à consideração de que alguns aspectos relevantes ainda não foram submetidos à investigação. Um deles seria o papel desempenhado pela legislação educacional e pelos serviços de apoio técnico-pedagógico dos órgãos administrativos centrais, no sentido de viabilizar e facilitar os processos de democratização das unidades escolares. Outro aspecto seria a participação das comunidades locais na unidade escolar, do ponto de vista de sua ocorrência ou não, das formas e conseqüências e da própria avaliação por parte dos envolvidos. Um terceiro aspecto seria a tendência, que se tem observado, de inversão de prioridades entre órgãos administrativos e unidades escolares, colocando-os em confronto, ao invés de aliá-los, nos processos democratizadores. Longe de estar encerrada, a perspectiva da democratização da gestão escolar continua sendo desafiadora, em Mato Grosso. Ao interesse acadêmico e científico somam-se as preocupações recorrentes das secretarias de governo e entidades civis, em busca de melhor interpretação e definição dos princípios a que vem associada à chamada “gestão democrática”, nas políticas estatais. |
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Instituição de fomento: FAPEMAT - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso | ||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Ensino público; gestão democrática; política estatal. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |