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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
ESTRATÉGIAS QUE POSSIBILITAM O ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE ESCOLAR NO PROCESSO DE GESTÃO INTEGRADA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DA ESCOLA MUNICIPAL LAFAYETE CAVALCANTE EM CAMPINA GRANDE/PB.
Angela Carolina de Medeiros 1 (anjociebio@bol.com.br), Rafael Bezerra da Silva 1 e Monica Maria Pereira da Silva 1
(1. Departamento de Biologia, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB)
INTRODUÇÃO:
A decadente situação do planeta Terra decorre do atual modelo de desenvolvimento econômico, do crescimento populacional e da excessiva exploração dos recursos naturais provocando desequilíbrios de ordem social, econômica, política e ambiental causados pela ação do ser humano, acarretando modificações negativas ao meio ambiente e comprometendo a capacidade de suporte dos ecossistemas. O consumismo exacerbado e a falta de gestão dos resíduos sólidos gerados pela espécie Homo sapiens ocasiona impactos cada vez mais graves ao meio ambiente, ameaçando a continuidade de todas as espécies de seres vivos. Buscando soluções viáveis para reverter o quadro agravante, a Escola Municipal Lafayete Cavalcante iniciou em 1998 o processo de sensibilização que desencadeou a implantação da gestão integrada de resíduos sólidos, o qual compreende um conjunto de alternativas que visa gerenciar de forma correta os resíduos gerados na escola. Dentre as alternativas destacam-se: coleta seletiva, compostagem, oficina de reutilização e/ou reciclagem e horta escolar. Porém, a um desafio a vencer, tornar a comunidade escolar responsável por este processo, uma vez que quando da ausência dos pesquisadores(as) este processo de gestão não ocorre de forma correta. Logo, o principal objetivo deste trabalho é identificar estratégias que possibilitem o comprometimento da comunidade escolar na gestão dos resíduos sólidos.
METODOLOGIA:
O presente trabalho retrata uma pesquisa participante, na qual os pesquisadores estabelecem relações comunicativas com as pessoas ou grupo a ser investigado, realizada no período de agosto de 2004 a abril de 2005, na Escola Municipal Lafayete Cavalcante. A metodologia aplicada baseia-se no MEDICC – Modelo Dinâmico para a Construção e Reconstrução do Conhecimento voltado para a melhoria do meio ambiente, tendo como objetivo o processo pesquisa - ensino - aprendizagem - ação - transformação e utilizando-se de estratégias dinâmicas, criativas, lúdicas, participativas e inovadoras que permitam a interdisciplinaridade e contemple o trabalho contínuo de Educação Ambiental. O processo de sensibilização foi realizado a partir de encontros mensais com toda a comunidade escolar: funcionários(as); educadoras; educandos(as) e pais e mães. As estratégias aplicadas são específicas para cada segmento da escola. Os funcionários(as) foram trabalhados pelos pesquisadores, as educadoras foram trabalhados durante o planejamento escolar mensal, e os educandos(as) foram trabalhados pelos agentes multiplicadores de Educação Ambiental e pelo grupo do Laboratório Itinerante da UEPB. Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa, a partir do método da triangulação.
RESULTADOS:
De acordo com os dados coletados as estratégias que tornam a comunidade responsável pela gestão de resíduos sólidos são baseadas no processo de sensibilização, que ocorreu a partir de cursos de formação e encontros mensais com: funcionários(as), educadoras, educandos(as), pais e mães, diversificando de acordo com objetivos a serem alcançados. Aos funcionários(as) foi proposto à participação direta em atividades escolares, campanhas que beneficiem a escola e oficinas especificas, as quais ajudam a entender o processo da gestão. Para as educadoras do 1º e 2º ciclo e a direção da escola, foram realizados cursos de formação e participação dos pesquisadores(as) nas reuniões mensais de planejamento. Os educandos(as) foram trabalhados a partir de atividades lúdicas: músicas, danças, teatro, jogos e desenho. Os pais e as mães foram sensibilizados(as) de forma lúdica nas reuniões mensais. A mobilização da comunidade escolar ocorreu através de campanhas para arrecadar materiais recicláveis, semanas pedagógica e de meio ambiente, oficinas, visita de campo, passeata para melhoria da qualidade de vida no bairro; elaboração de folder e cartilhas; participação direta dos pais e mães; mutirão para construção da composteira e horta, dentre outras. As estratégias de sensibilização contribuem para mudanças de percepção, valores e atitudes; assim, a realização de Educação Ambiental de forma contínua revela-se como estratégia indispensável para a gestão integrada de resíduos sólidos na escola.
CONCLUSÕES:
Portanto, a Educação Ambiental mostra-se como mediadora de todo o processo de sensibilização correspondendo um alicerce para a realização da gestão integrada de resíduos sólidos. É importante ressaltar que a participação de toda a comunidade escolar é de relevante importância para que a gestão ocorra, destacamos ainda que os funcionários(as) merecem destaque por serem responsáveis diretos pela destinação dos resíduos sólidos, por isso necessitam de intenso trabalho de sensibilização. Para que o corpo docente e discente adote ações sustentáveis, faz-se necessário que a dimensão ambiental esteja inserida no currículo escolar, dessa forma, educadoras trabalharão Educação Ambiental em todos conteúdos e disciplinas de forma interdisciplinar. Por fim, a gestão dos resíduos sólidos representa uma alternativa para amenizar os impactos ambientais negativos causados pelo demasiado acúmulo de resíduos sólidos no meio ambiente.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Educacão Ambiental; Resíduos Sólidos; Gestão.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005