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B. Engenharias - 1. Engenharia - 6. Engenharia de Produção | ||
ACESSIBILIDADE NAS VIAS PÚBLICAS DA CIDADE DO RECIFE-PE: UM ESTUDO DE CASO E PROPOSTA DE MELHORIA | ||
Natália de Morais Bezerra 1 (moraisnat@yahoo.com.br), Carolina Buarque de Albuquerque Silva 1, Catarina Sanara Almeida dos Santos 1 e Zeferino Jorge Colaço Ramos 1 | ||
(1. Núcleo de Pesquisa em Engenharia Civil - NPEC, Escola Politécnica de Pernambuco - POLI/UPE) | ||
INTRODUÇÃO:
A acessibilidade, logo em seu surgimento, tinha seu significado unicamente atrelado às condições de alcance e utilização dos espaços e equipamentos urbanos por pessoas portadoras de deficiência física. Mais recentemente, essa conceituação foi ampliada para toda a população e a incorporação dos seus preceitos e regras traduzidas em melhoria da qualidade de vida. Em um breve caminhar pelas vias e espaços públicos dos grandes centros urbanos do país, pode-se facilmente perceber que estes não são construídos respeitando a diversidade entre as pessoas. No sistema urbano, a via pública apresenta-se como principal elemento a ser trabalhado e projetado visando o atendimento de todos os tipos de usuários. A rampa de rebaixamento de vias é um recurso que melhora a travessia de pedestres em geral, portadores de necessidades especiais ou não. Nesse contexto, o presente trabalho realizou um levantamento das atuais condições dos rebaixamentos de calçadas encontrados na cidade do Recife-PE e, decorrente dos resultados obtidos, estudou a viabilidade econômica e operacional das rampas pré-fabricadas de microconcreto como alternativa eficaz para melhoria da acessibilidade nas vias públicas da cidade. |
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METODOLOGIA:
A fim de caracterizar e obter um panorama da mobilidade urbana nas vias públicas do Recife foi elaborada uma lista de verificações baseada na NBR 9050 – Acessibilidade a edificações, espaço, mobiliário e equipamento urbano. A amostra da primeira etapa do estudo consistiu de 40 rebaixamentos distribuídos por três pontos da cidade de grande circulação de pedestres: Praça da Independência, Avenida Guararapes e a Avenida Conde da Boa Vista. Posteriormente, os dados foram submetidos a um tratamento estatístico descritivo por intermédio do Software de Estatística SPSS 11.01 for Windows. A segunda etapa do estudo consistiu na análise de viabilidade das rampas pré-fabricadas de microconcreto frente rampas utilizadas pela administração municipal, moldadas in loco. Para tanto, procedeu-se um levantamento de custos de fabricação das rampas e procedimento de implantação, junto a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife - EMLURB e uma empresa fabricante das rampas que seguem os parâmetros do Manual de Execução e Instalação de Rampas Pré-Fabricadas desenvolvido pela Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP em conjunto com a Comissão Permanente de Acessibilidade - CPA da cidade de São Paulo. Por fim, analisaram-se comparativamente os dados a fim de identificar qual a melhor alternativa para o rebaixamento de vias na cidade do Recife, tendo como foco o atendimento das condições de acessibilidade das vias e não o aspecto meramente econômico. |
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RESULTADOS:
Com base nos dados levantados em campo, foi possível constatar que na maioria das rampas (95%) havia desnível entre o fim da desta e o leito carroçável. Tem-se caracterizado então a presença de grave risco de queda de pedestres, bem como a dificuldade ou até mesmo a impossibilidade de uma P.C.R. (Pessoa de Cadeira de Rodas) realizar a travessia. Observou-se que 89% dos rebaixamentos são constituídos por concreto ou pedra portuguesa. A experiência, principalmente daqueles que possuem mobilidade restrita, permite afirmar que este último tipo de piso não oferece estabilidade e conforto nos deslocamentos. Por fim, calculou-se o Índice de Conformidade (IC), ou seja, o percentual de itens atendentes à NBR 9050 para cada rampa estudada. Verificou-se que apenas 3% das rampas analisadas possuíam IC superior a 50%. A grande parte (49%) teve índice de conformidade entre 50% e 20%. Tais constatações permitem afirmar que as rampas moldadas in loco estudadas não oferecem as condições básicas de acessibilidade aos pedestres. Na análise de viabilidade averiguou-se que as rampas pré-fabricadas apresentam custo econômico superior às moldadas in loco. No entanto, apresentam maior durabilidade e sua instalação é mais rápida do que a dos rebaixamentos tradicionais, feitos no próprio calçamento. A rampa possui também piso tátil, para auxiliar os portadores de deficiência visual. Além disso, sua manutenção pode ser fácil e rapidamente efetuada. |
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CONCLUSÕES:
Os dados obtidos neste trabalho permitiram identificar a ineficácia dos rebaixamentos de calçadas existentes na cidade do Recife-PE, de forma tal a impedir o deslocamento de todos, notadamente daqueles que possuem necessidades especiais. Sinaliza-se então, a necessidade de medidas que promovam a acessibilidade nesses espaços. O estudo de viabilidade da rampa pré-fabricada de microconcreto, apontou uma relação custo-benefício favorável a esta. Apesar de apresentarem custo econômico superior às moldadas in loco, as pré-fabricadas apresentam características que promovem de forma eficiente a acessibilidade nas vias públicas. Adversamente das rampas existentes na cidade, que conforme mostrado apresentam condições de acessibilidades muito aquém do desejado para a obtenção de um sistema viário composto por rotas acessíveis. Conclui-se assim, que a utilização dessa estrutura pré-fabricada de concreto por parte da administração municipal certamente acarretará uma maior eficiência no processo de reurbanização, contribuindo para a concepção da cidade como sendo uma rede integrada de deslocamentos, acessíveis a todos os cidadãos. Corroborando assim, a idéia de que promover alterações no espaço construído de forma a garantir a utilização do mesmo com autonomia e segurança a todos os seus usuários, ou seja, eliminar as barreiras físicas dos ambientes, é também democratizar e ordenar o uso dos mesmos. |
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Instituição de fomento: Universidade de Pernambuco - UPE | ||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Acessibilidade; Rebaixamento de Guias; Rampa Pré-fabricada de Microconcreto. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |