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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) | ||
EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA: PRINCÍPIOS, NECESSIDADES E POSSIBILIDADES | ||
Mônica Maria de Sousa 1 (monicamsousa@ig.com.br) e Jaqueline Barbosa da Silva 2 | ||
(1. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru – FAFICA/PE; 2. Coord. de Pedagogia, Faculdade Integrada da Vitória – FAINTVISA/PE) | ||
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho buscou refletir sobre os princípios que devem nortear a prática pedagógica na perspectiva transformadora. Os novos paradigmas referentes ao papel do professor frente á educação exige um comprometimento entre o pensar e o fazer. Nos espaços pedagógicos a valorização da realidade e o pensar do educando devem substituir aquelas práticas arraigadas ao ato de depositar e transferir valores (BICUDO, 1999; FREIRE, 2003; GIROUX, 1997). A partir desse enfoque buscamos dialogar com autores que desenvolvem seus trabalhos na perspectiva da educação transformadora no intuito de analisarmos as concepções que perpassam a formação de professores, verificando a contribuição destas no desenvolvimento de uma prática educacional que busque crescimento profissional e mudança social. |
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METODOLOGIA:
A pesquisa buscou seus fundamentos na perspectiva da educação transformadora, a partir dos princípios de formação continuada que vem sendo evidenciado como necessário á profissionalização do professor. Após um levantamento bibliográfico, nos remetemos à análise da literatura, nos servindo dessa investigação como fonte de análise das hipóteses levantadas em torno da política necessária a prática pedagógica do professor. A partir da discussão desenvolvida pelos teóricos, vislumbramos a necessidade de uma formação permanente que busca no conhecimento sua consciência crítica. Os estudos de Freire, Giroux, Veiga, Bicudo, entre outros, aliou-se á análise documental do Plano Decenal de Educação para Todos (1996), da Lei Nº. 9.394/96 (LDB), e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), no intuito de buscarmos aliar as reflexões dos autores ás propostas de formação que vem sendo destinadas aos professores. |
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RESULTADOS:
O diálogo entre os autores e o estudo documental proporcionou elementos que nos fizeram perceber através de sua análise uma relação intrínseca entre as condições de desenvolvimento da prática pedagógica do professor e a possibilidade de transformação educacional. A exigência de uma conscientização do professor enquanto ser que deve estar em constante movimento, favorecerá a (re)criação de novas formas de pensar e aprimorar sua formação, uma mudança na ação pedagógica implicará um processo de inter-relações entre quem se transforma e é transformado concomitantemente. Giroux (1997) alerta que muitas vezes os professores tem a consciência de seu papel transformador, mas devido á situações desfavoráveis do sistema, terminam contribuindo para um estacionamento, principalmente pela forma que vem sendo norteada a política de formação continuada, centrada numa generalização de necessidades, que não leva em consideração realidades e limites individuais. Na concepção freireana o diálogo é um dos fundamentos essencial para a formação e aprendizagem dos sujeitos, pela perspectiva de transformação da realidade e compreensão de mundo. A partir desse pressuposto advém a crença de que só é possível romper com a prática da reprodução de conteúdos pré-fixados a partir de um desenvolvimento profissional fundamentado com o comprometimento de uma sociedade mais justa e igualitária, quando se pensar num acompanhamento que traduza a necessidade da escola e do professor. |
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CONCLUSÕES:
A presença de uma relação dialética entre formação continuada e educação transformadora acentua desafios quanto á tomada de decisão dos professores fazendo aumentar a necessidade de mudança e inovação no desenvolvimento da prática pedagógica. Daí, a importância da disponibilidade de um ambiente adequado e favorável que oportunize aos professores uma formação permanente, articulada as necessidades individuais e coletivas, as quais devem estar implicadas numa política de valorização profissional, com definição de metas, conteúdos e metodologias, que utilize os saberes dos professores nos seus princípios de encaminhamento para que seja possível desencadear uma educação transformadora. |
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Instituição de fomento: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru – FAFICA/PE | ||
Palavras-chave: Educação transformadora; Política educacional; Formação continuada. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |