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G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 7. Psicologia do Ensino e da Aprendizagem | ||
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E SABERES DOCENTES: ANÁLISE DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE LEITURA E DE ESCRITA. | ||
Marbênia Gonçalves Almeida Bastos 1 (marbenia@uece.br) | ||
(1. Centro de Educação, Ciências e Tecnologia dos Inhamuns - UECE) | ||
INTRODUÇÃO:
A psicologia da educação tem uma série de conhecimentos que em inter-relação com outras áreas contribui para a elaboração dos saberes docentes, que são plurais e heterogêneos e são provenientes da formação profissional, da área disciplinar, curricular, da experiência, da prática social, da cultura, dentre outros. A prática educacional é enriquecida por vários aportes teóricos, e a psicologia da educação por meio de seus estudos tem subsidiado a compreensão das concepções sobre o desenvolvimento e aprendizagem do aluno. A maneira como o professor irá mediar à aprendizagem dos alunos com dificuldades de leitura e de escrita está diretamente relacionada aos saberes que possui, pois estes irão fundamentar suas ações. Estas dificuldades dos alunos são transtornos que ocorrem no processo de leitura e de escrita que provocam uma modificação relevante na vida escolar, familiar e social do sujeito, sem que este possua uma deficiência: mental, visual, auditiva, motora ou escassa escolarização. O objetivo desta pesquisa foi revelar os saberes docentes pertinentes à Psicologia da Educação, presentes no processo ensino e aprendizagem de alunos com dificuldades de leitura e de escrita. A relevância da pesquisa consiste em averiguar as contribuições da psicologia da educação no enfrentamento das dificuldades de aprendizagem supracitadas. |
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METODOLOGIA:
Esta pesquisa é descritiva. Para atingir os objetivos propostos foi realizado inicialmente um estudo bibliográfico baseado em autores como COLL, PALACIOS, MARCHESI (2004), GARCÍA SÁNCHEZ (2004) e BASTOS (2003). Em seguida, foi operacionalizado um estudo de caso. A amostra foi o colegiado de professores do 2º ciclo da educação básica de uma Escola Pública Municipal de Tauá (CE), composto por quatro docentes. Foram utilizadas as técnicas de: análise dos planos de aula; observações nos planejamentos escolares e observações na sala de aula; e questionário aos professores. |
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RESULTADOS:
Os resultados obtidos na análise dos dados revelaram que os professores estudaram os aportes da Psicologia da Educação nos Cursos de Formação que eles freqüentaram, no discurso deles é possível identificar alguns termos técnicos destes aportes, porém as observações realizadas revelaram que eles utilizaram na ação docente apenas os fundamentos de ensino e aprendizagem da Teoria Comportamental, que no Brasil teve e ainda tem uma influência, nas nossas escolas, por meio da Pedagogia Tradicional através do Tecnicismo Pedagógico. Os professores relataram que procuravam adaptar o conteúdo de acordo com o nível do aluno com dificuldades de aprendizagem, entretanto, as observações revelaram o contrário, no período em que foi realizada a observação os professores trabalharam com os alunos de forma homogênea, sem nenhuma adaptação curricular. Estes dados revelaram que os professores não apresentaram uma coerência entre aquilo que discursaram e o que praticaram, não há um amadurecimento sobre os aportes epistemológicos que norteiam suas ações. No que se refere aos saberes concernentes ao ensino e aprendizagem, específicos para as dificuldades de leitura e de escrita observou-se que os professores não mobilizaram nenhum conhecimento teórico da psicologia com os alunos que tem tais dificuldades. Eles usaram conhecimentos do senso comum, as atividades desenvolvidas em sala de aula não promoveram o desenvolvimento dos alunos. |
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CONCLUSÕES:
Assim conclui-se que os docentes utilizaram escassos subsídios teóricos da Psicologia no atendimento a estes alunos, o que não contribuiu para o aprimoramento do processo ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. Existem vários condicionantes que determinam estas dificuldades de aprendizagem, e a qualificação do professor não é suficiente para resolver este problema, mas o domínio de um referencial teórico é imprescindível para construir a prática docente, que por sua vez reconstrói a teoria. . Assim, estabelece-se a possibilidade da reflexão docente sobre a sua ação auxiliando no processo ensino e aprendizagem. |
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Palavras-chave: Psicologia da Educação; Saberes Docentes; Dificuldades de Leitura e de Escrita. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |