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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências | ||
PROJETO DE CIÊNCIAS: CONSTRUIR COLETIVAMENTE UMA HORTA NA ESCOLA | ||
Bárbara Alessandra Alves Mendonça 1 (barbinha2003@yahoo.com.br), Osvaldino Jesus dos Santos Júnior 1, Darciane de Matos Rezende 1, Natacha Gonçalves Nascimento 1 e Chrystiane Vasconcelos Andrade 1 | ||
(1. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Univesidade Tiradentes - UNIT) | ||
INTRODUÇÃO:
Este trabalho teve por objetivo a elaboração de um projeto de intervenção em ciências direcionado a uma turma do terceiro ciclo do ensino fundamental de uma escola pública estadual da cidade de Aracaju. A questão investigativa incide sobre a seguinte pergunta: Como utilizar-se dos conteúdos de ensino da disciplina ciências para efetivar um projeto de intervenção participativo na escola pública? A elaboração desse projeto participativo exige, no primeiro momento, um diagnóstico das necessidades dos alunos de aprender os conhecimentos sistematizados listados no plano de curso do terceiro ciclo do ensino fundamental tradicional. A escolha desse primeiro passo, durante a elaboração do projeto de intervenção, deu-se a partir das diferentes leituras realizadas dos autores que aportam indicativos para o saber-fazer pedagógico adequado a uma construção de uma escola democrática. Autores como: Veiga (1991), Freire (1996), Damis (1991), Luckesi (2000), Penin (2002) e Alves (2001) permitiram compreender que a função social da escola não se restringe a transmissão de conhecimento. A instituição escolar é o ambiente social capaz de possibilitar ao aluno a inicialização da consciência de ser um cidadão capaz de conceber-se enquanto constituinte e construtor do conhecimento socialmente produzido pela humanidade. |
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METODOLOGIA:
O tipo de pesquisa realizada neste estudo foi de campo com enfoque descritivo. Os sujeitos do estudo foram constituídos por quarenta e cinco alunos matriculados na quinta série de uma instituição pública estadual da cidade de Aracaju. Os instrumentos de coleta de dados foram: entrevista semi-estruturada, dirigida ao coordenador pedagógico, docentes da disciplina ciências e discentes do terceiro ciclo do ensino fundamental. Utilizou-se da análise de documentos como planejamento pedagógico e currículo escolar. Foram realizadas observações da prática pedagógica da disciplina ciências as quais foram registradas em diário de campo. |
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RESULTADOS:
Diante dos resultados das entrevistas pode-se aportar que a instituição de ensino pesquisada orienta todo seu planejamento pedagógico a partir do livro didático recebido pelo Ministério da Educação via Secretaria Estadual. Esse procedimento implica na descontextualização do conhecimento sistematizado imposto pela instituição e na não observância das necessidades do alunado. Os depoentes argumentaram ainda que a construção de uma horta seria muito importante para o incremento da merenda escolar e principalmente para a realização de aulas de ciências mais interativas e produtivas. A análise dos documentos possibilitou a compreensão de um planejamento não funcional. A execução de alguns projetos idealizados pelos professores, durante a elaboração do planejamento, não se concretizava por questões administrativas e financeiras. A falta de uma gestão democrática na escola não favorece a seleção de prioridades durante a seleção dos recursos de ensino disponíveis na escola. |
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CONCLUSÕES:
Os resultados deste exercício de pesquisa de campo permitiram compreender que ensinar exige bom senso, apreensão da realidade, curiosidade, tomada de decisão e principalmente liberdade para se distanciar do pouco dinamismo que o livro didático, documento burocrático imposto pelas instituições de ensino, permite ao saber-fazer pedagógico da escola. Compreender esse aporte permite a incorporação da consciência do inacabamento. Vale ressaltar que mesmo percebendo a importância da realização do projeto naquele momento, é preciso entender que as necessidades dos discentes e docentes também são dinâmicas. |
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Palavras-chave: projeto de intervenção participativo; horta; construtor do conhecimento. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |