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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
OS NEGROS E AS QUEBRADEIRAS DE COCO NO LIVRO DIDÁTICO “TERRA DAS PALMEIRAS”
valderiza barros 1 (azibarros@yahoo.com.br) e domingas cantanhede 1
(1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO)
INTRODUÇÃO:
O livro “Terra das Palmeiras”, adotado em toda rede de ensino municipal de São Luís, apresenta uma determinada representação visual e escrita em torno do universo dos negros e das quebradeiras de coco babaçu. Estes são grupos majoritários no Estado, contudo pouco tem se estudado sobre os mesmos. Realizamos uma pesquisa em torno do conteúdo deste livro didático na perspectiva de apreender de que forma estes aparecem nesta publicação, já que a mesma é a referência básica dos estudantes no ensino básico em São Luís.
METODOLOGIA:
A partir da análise do conteúdo do livro, procuramos perceber de que forma texto e imagens apresentam os negros e as quebradeiras, apoiados em uma bibliografia que trabalha a questão dos conteúdos nos livros didáticos assim como a questão da representação social (BORDIEU). Partimos então para a segunda fase da pesquisa, que constou da aplicação de questionários para alunos e professores que utilizam o livro. Depois foi feito um debate nas escolas onde foram aplicados os questionários, estimulando professores e estudantes a pensarem sobre o conteúdo do material que costumam utilizar e como os grupos sociais aparecem nestes, voltando a atenção para os negros e as quebradeiras de coco babaçu. Assim, estimulamos uma crítica em torno das práticas educacionais que contribuem para o uso de representações cristalizadas das chamadas minorias.
RESULTADOS:
Em relação às quebradeiras, o livro mostra algumas fotografias de mulheres quebrando coco, porém não há nenhuma referencia de que este trabalho é praticado por um grupo especifico da sociedade maranhense que utiliza esta atividade como seu principal meio de sobrevivência. Nas fotos elas aparecem sem nome, sem identificação ao local onde vivem, enfim, sem uma identidade que as particularize, não há nenhum tipo de legenda. Com relação aos negros, o que notamos é que as imagens e o texto valorizam mais as manifestações artistico-cultural, limitando o universo de atuação desse segmento, deixando de lado toda a contribuição social, política e econômica dos mesmos.
CONCLUSÕES:
No livro, os grupos sociais analisados aparecem dentro de um contexto social estático, definitivo, onde não cabe espaço para a problemática social que estes setores enfrentam no dia-a-dia, ou seja, este não desencadeia um debate critico em torno da realidade maranhense, em particular sobre a questão dos negros e das quebradeiras de coco, uma das realidades mais dramáticas do Brasil no que se refere ao meio de vida e ao acesso às políticas públicas.
Palavras-chave:  representação social; negros; quebradeiras de coco babaçu.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005