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D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem | ||
OPINIÃO DOS ALUNOS SOBRE A QUALIDADE DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DA EEN/PROFAE/MS | ||
Cleide Oliveira Gomes 1, Cleonice Andréa Alves Cavalcante 1, Edilene Rodrigues da Silva 1, Francisca Idanésia da Silva 1, José Flávio Timoteo 3, Gilvânia Magda Luz de Aquino 1, Maria das graças Rocha de Medeiros 1, Maria Lúcia Azevedo Ferreira de Macêdo 1, Rita de Cássia Girão de Alencar 1 e Rosalba Pessoa de Souza Timoteo 2 | ||
(1. Escola de Enfermagem de Natal/UFRN - EEN-UFRN; 2. Depto. de Enfermagem, Universidade Federal do RN - UFRN; 3. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN) | ||
INTRODUÇÃO:
Estudo exploratório-descritivo que objetiva conhecer o perfil dos alunos do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem – PROFAE, desenvolvido pela Escola de Enfermagem de Natal-EEN da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no ano de 2004. Visa também, conhecer a opinião dos alunos acerca da qualidade do curso, buscando contribuir com a construção contínua do currículo do Curso Técnico em Enfermagem. A EEN em sua trajetória histórica de 50 anos, integra-se pela segunda vez ao PROFAE/MS, com o objetivo de qualificar os Auxiliares de Enfermagem para Técnico em Enfermagem enquanto trabalhadores da saúde e cidadãos, para atuarem com competências e habilidades técnicas, políticas, éticas e humanas na atenção à saúde. O curso, orientado pelos princípios da terminalidade, integralidade, flexibilidade e interdisciplinaridade, desenvolve metodologias e práticas pedagógicas reflexivas, democráticas, cidadãs e includente, garantindo aos educandos-trabalhadores um espaço para a construção do conhecimento a partir de sua realidade nos serviços de saúde; na articulação educação/trabalho/comunidade; e no reconhecimento do aluno como partícipe de uma sociedade com interesses e oportunidades desiguais. |
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METODOLOGIA:
Para o delineamento do perfil foi considerada a população de alunos do Curso de Qualificação Profissional do Auxiliar para Técnico em Enfermagem da EEN/PROFAE/MS - CQP no ano de 2004, sendo utilizado um instrumento contendo informações pessoais e profissionais como idade, sexo, condições de emprego e escolaridade. Para conhecer as opiniões dos alunos acerca da qualidade do curso de CQP, aplicou-se, ao término do curso, 113 questionários contendo questões abertas e fechadas, aos alunos dos três turnos do curso. O instrumento avalia o curso quanto ao conteúdo programático, carga horária, aulas teóricas e práticas em laboratório, estágio supervisionado, desempenho dos professores, realização do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, fatores que facilitam ou dificultam a aquisição dos conhecimentos e se o aluno recomendaria o curso para outros Auxiliares de Enfermagem. Os dados coletados no período de 01 a 13 de dezembro de 2004, após tratamento estatístico foram apresentados sob a forma de gráficos e tabelas objetivando facilitar a análise e interpretação das informações. |
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RESULTADOS:
Perfil do aluno: Os alunos são majoritariamente mulheres, trabalhadoras, na faixa etária de 31 a 41 anos com ensino médio completo. Da população estudada, 48% desenvolve diversas funções na área da saúde, embora seja constituída de auxiliares de enfermagem. No momento da coleta, 6% encontrava-se desempregada, 72% possuía um emprego e 10% de dois a quatro. Opinião dos alunos: Quanto a qualidade do curso 95% opinam que o aproveitamento dos conhecimentos adquiridos no curso atendeu as suas expectativas, 4% consideram que foi regular e 1% não respondeu. Quanto ao conteúdo programático 51% achou muito bom, 44% bom, 1% regular e 4% não respondeu. Com relação a carga horária do curso, 38% define como muito bom, 54% bom e 8% regular. As aulas teóricas foram indicadas por 54% dos alunos como muito boas, 45% boas e 1% não respondeu. As aulas práticas em laboratório 49% julgam muito boas, 42% boas, 6 % regular e 2% não respondeu. O Estágio supervisionado foi avaliado por 49% como muito bom, 48% bom, 2 % regular e dois alunos não responderam. O desempenho dos professores foi visto por 79% dos alunos com muito bom, 19% bom e dois alunos não responderam. O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, foi classificado, pela grande maioria, como muito bom. Quanto a recomendação do curso a outros auxiliares de enfermagem, 98% afirma que recomendaria. O curso foi considerado por 98% dos alunos como muito bom na aquisição de conhecimentos para o desempenho profissional. |
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CONCLUSÕES:
A população estudada é constituída majoritariamente por mulheres trabalhadoras, com longas jornadas de trabalho, desenvolvidas na área da saúde/enfermagem, na qual se somam a sua condição de mulher e dona de casa. Caracteriza-se como adulta jovem, no ápice da sua vida produtiva, o que justifica o seu retorno à escola visando atualizar e adquirir conhecimentos para sua inserção ou manutenção no mercado de trabalho. Quanto a qualidade do curso, essa mesma população opina favoravelmente apresentando alta positividade, uma vez que nas informações solicitadas todos os itens revelam sempre um percentual acima de 50%. Ressaltam pontos positivos na realização do curso como: a oportunidade de novos aprendizados, ampliação de conhecimentos, crescimento como ser humano e profissional, capacitação do profissional para prestar uma assistência humanizada e qualificação dos professores. Sugere aumento do número de aulas práticas no laboratório de enfermagem e da carga horária do estágio supervisionado, espera a continuidade da oferta do curso oportunizando a formação de outros Auxiliares de Enfermagem. Aponta as dificuldades vivenciadas em alguns campos de estágios pela inadequação da estrutura física e materiais e salas de aula com pouca ventilação. As dificuldades pessoais identificadas estavam relacionadas a exaustiva jornada de trabalho e ao cansaço, apontadas pelos alunos como forte fator de desistência do curso. |
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Palavras-chave: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL; AVALIAÇÃO; TÉCNICO EM ENFERMAGEM. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |