IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 2. Cultura Organizacional
AS DIFERENTES PERCEPÇÕES DA CULTURAL ORGANIZACIONAL DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Marcos Chagas Mota 1 (marcos_agenda@yahoo.com.br) e Marcos Paulo da Silva 2
(1. Depto. de Ciências Contábeis, Fac. Vale do Salgado - FVS; 2. Depto. de Administração, Fac. Vale do Salgado - FVS)
INTRODUÇÃO:
O uso do conceito de cultura para organizações ocorreu recentemente devido a procura dos investigadores de fenômenos organizacionais por conceitos que explicassem, por exemplo, as variações dos padrões de comportamento organizacional, os níveis de estabilidade em grupos e comportamentos organizacionais que não tinham sido realçados anteriormente. Por esta razão a cultura organizacional tornou-se um item importante no campo de estudo da psicologia organizacional, devido a necessidade do entendimento de como se dão as mudanças e da resistência a estas, da avaliação de planos estratégicos relacionados principalmente aos recursos humanos e, sobretudo para ajudar às organizações a decifrarem sua própria cultura .
Diversos autores dão a entender que o perfil da cultura de uma organização toma diferentes formas de acordo com a variação dos níveis organizacionais analisados, tornando essencial a interpretação das suas diferenças para a implementação de mudanças organizacionais.
Em vista desta afirmação, este estudo abordou a relação entre a cultura organizacional e os níveis organizacionais da Faculdade Vale do Salgado, com o objetivo de identificar as diferentes percepções do perfil da cultura organizacional, e desta forma colaborar para a ampliação da eficácia das práticas organizacionais, em virtude da compreensão das possíveis barreiras ou facilidades para a implementação de mudanças.
METODOLOGIA:
Para a identificação do perfil cultural foi utilizado o Modelo dos Valores Competitivos, originário da análise estatística realizada por Robert Quinn e John Rohrbaugh em 1981 de uma série de trinta e nove indicadores de eficácia organizacional. Este instrumento de pesquisa enquadra o perfil da cultura de uma organização em duas dimensões: a) flexibilidade e estabilidade e b) foco interno e foco externo. As duas dimensões apresentadas originam quatro quadrantes que representam distintos elementos culturais que caracterizam a tipologia do modelo: 1) cultura clã, 2) cultura inovativa, 3) cultura hierárquica e 4) cultura de mercado.
Esta tipologia representa como as pessoas avaliam a performance da organização e determinam o que é visto como certo e apropriado, definindo os valores pelos quais realizam suas avaliações.
Para a determinação do perfil cultural junto aos professores e funcionários da direção e administração da faculdade, utilizou-se o Organizational Culture Assesment Instrument. Este instrumento, além de captar informações referentes aos elementos do perfil cultural da organização, ele também permite a comparação da perspectiva do entrevistado sobre o perfil atual da cultura organizacional com o perfil considerado o ideal, tudo isso através da análise de seis indicadores: 1)características dominantes; 2) liderança organizacional; 3) gerenciamento de pessoas; 4) união organizacional; 5) ênfase estratégica e 6) critérios de sucesso.
RESULTADOS:
Em relação aos professores observou-se que a sua visão atual do perfil cultural da organização apresenta uma ênfase na cultura do tipo clã, atingindo uma média de 3,22, representando a valorização de um espírito de equipe, da coesão e moral. Todavia quando analisamos a percepção do perfil cultural ideal para a instituição, observa-se a redução da cultura do tipo clã que cai para uma média de 2,77, e um aumento da importância concedida as culturas do tipo inovativa e de mercado passando respectivamente de 1,98 e 2,24 para uma média de 2,48 e 2,87. A cultura inovativa aborda aspectos voltados para o comprometimento com a experimentação, o direcionamento para mudanças e novos desafios. Já a tipologia de mercado representa valores voltados para busca do alcance da melhor posição competitiva e adoção de uma estratégia agressiva de ação no mercado.
O percepção dos funcionários da administração e da direção da faculdade sobre o perfil atual da cultura organizacional apresenta uma ênfase na cultura hierárquica com um valor médio de 2,55 e na cultura de mercado com um valor de 3,00. A cultura do tipo hierárquica representa valores voltados para a formalização e estruturação das atividades, enfatizando a estabilidade, a eficiência e a previsibilidade. O perfil ideal desse grupo é mais voltado para o tipo clã e inovativo apresentando valores que passam de 2,16 e 2,33 para 2,67 e 2,67 respectivamente, ocorrendo uma retração da tipologia de mercado para um valor médio de 2,50.
CONCLUSÕES:
Diante dos resultados da pesquisa pode-se concluir que as percepções do perfil cultural da faculdade diferem de acordo com as perspectivas dos grupos analisados, indicando que as políticas organizacionais deverão ser tratadas de uma maneira tal que observem as características dos valores dos seus professores e funcionários.
De acordo com sua percepções da cultura organizacional atual, evidencia-se uma ênfase na cultura do tipo clã, já os funcionários enfatizam valores voltados para elementos da cultura hierárquica e de mercado, demonstrando que os professores vêem que a organização volta-se para valores relacionados ao bem-estar das relações pessoais, e os funcionários mostram-se que além destes elementos, eles valorizam o alcance de objetivos e metas.
A percepção da cultura ideal para a organização é a que apresenta o maior contraste entre as percepções, ao apresentar os professores muito mais voltados para aspectos externos da organização, de acordo com o destaque dado aos elementos da cultura inovativa e de mercado, representando um desejo de buscar novos desafios, mudanças e de alcançar objetivos. Já os funcionários almejam valores mais relacionados ao bem-estar das relações pessoais, por exemplo, a valorização da criação de um espírito de equipe, acarretando uma retração da representatividade de valores ligados a cultura de mercado, demonstrando um retorno para o ambiente interno da organização, apesar de apresentar um pequeno aumento na direção de uma cultura inovativa.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  cultura organizacional; valores competitivos; perfil cultural.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005